TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NAS TOMADAS DE DECISÕES ADMINISTRATIVAS

Por:   •  22/5/2020  •  Artigo  •  2.019 Palavras (9 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 9

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NAS TOMADAS DE DECISÕES ADMINISTRATIVAS

Nome do aluno orientando1 Solange Coelho de Azevedo2

RESUMO

O mundo passa constantemente por processos de mudanças que são consequentes da alta globalização, diante disso em tempos modernos pode-se considerar que a tecnologia se alia de forma positiva a todas as áreas, não sendo diferente em torno da administração. As decisões administrativas devem ter um bom planejamento e para executar qualquer que seja o projeto é fundamental que faça uso das tecnologias da informação ofertadas no mercado. Os recursos tecnológicos oferecidos, se tornam imprescindíveis para a empresa uma vez que os mesmos auxiliam em todas as etapas, desde traçar um objetivo até sua conclusão. A administração de uma empresa portanto, se torna mais fácil, sendo que assim o administrador cumpre seu dever fazendo uso de ferramentas que adiantam seu trabalho e facilitam no momento de tomada de decisão.

 

Palavras-chave: Administração. Tecnologia da Informação. Globalização.

  1. INTRODUÇÃO

Atualmente o mundo de negócios apresenta uma grande competividade consequente da alta taxa de globalização apresentada nas empresas, para conseguir um destaque e ter ganho no mercado, as empresas devem adquirir os meios que são oferecidos pela tecnologia da informação. Assim sendo, na área administrativa essa tecnologia se apresenta com grande ênfase, sendo que todos os dias são criados programas que fazem ou aceleram o trabalho de um administrador e principalmente auxiliam mostrando os resultados posteriores.

Fazendo um estudo é possível afirmar que a Tecnologia da Informação (TI) se transformou em um elemento chave em uma empresa, porém contudo não é o suficiente para o sucesso, a empresa deve possuir além de tudo um administrador que tenha conhecimento para colocar em prática tudo que é informado pelos sistemas tecnológicos.  

O processo de evolução e inovação tecnológica desde a revolução industrial tem atingido a economia e a sociedade de forma profunda e exige agilidade e eficiência das organizações. Quanto mais uma empresa busca aperfeiçoar e inovar a tecnologia usada em seus serviços e produtos, maior sua capacidade de atender às expectativas do consumidor.

O setor apresentado se tornou quase que decisivo para o sucesso de uma empresa, visto que a partir dele os gastos são otimizados, os processos são melhorados e a rotina é agilizada. Tudo isso contribui para que o desempenho da organização aumente, fazendo com que os objetivos sejam alcançados de uma maneira mais rápida.

A necessidade no uso desses sistemas de TI surgiu com o grande acúmulo de informação que uma empresa ou determinada organização possui, sendo assim os responsáveis possuem a chance de tomar decisões mais precisas que irão auxiliar de forma positiva em seu crescimento e com isso passa a adquirir uma oportunidade de competir no mercado.

1.1 Problema

Diante disso: como o uso da Tecnologia da Informação deve ser usada na tomada de decisão de uma empresa? Este questionamento se da aos perceber que as ofertas tecnologicas é algo que deve ser sempre analisado pelas organizações, uma vez que o conhecimento se torna a base de tudo e que na área de TI são sempre encontrados grandes desafios no quais o administrador deve estar preparado.

1.2 Objetivos

1.2.1 Objetivo Geral

A pesquisa realizada tem como objetivo principal, demonstrar como a Tecnologia da Informação auxilia gestores e administradores a tomarem decisões acertadas para a empresa

1.2.2 Objetivos específicos

  • Analisar os sistemas existentes que auxiliam desde a parte de projetos até na entrega de determinado produto ofertado pela empresa a seus clientes;
  • Mostrar quais as vantagens ao se utilizar a tecnologia em área administrativa;
  • Contextualizar a área administrativa.

        1.3 Justificativa

        O tema se justifica ao verificar o crescente aumento do uso da área de TI em todo o mercado, assim o estudo mostra como a mesma deve também ser inserida no meio administrativo, uma vez que proporciona além de uma vantagem competitiva, ainda um controle em todo os setores de uma organização.

        1.4 Metodologia

        A pesquisa, portanto se caracteriza como um estudo de referencial teórico e qualitativo, onde é apresentado dados contidos em artigos e periódicos, assim sintetizada a ideia dos autores apesentados com a relação do estudo na atualidade.

  1. HISTÓRICO DA TECNOLGIA DA INFORMAÇÃO (TI)

Desde os primórdios é visto que o homem sempre procurou meios que facilitassem sua existência e assim também seu trabalho, nos tempos antigos são identificadas várias descobertas que foram auxiliando o homem a chegar neste avanço tecnológico que temos hoje.

Fazendo uma análise histórica chega-se ao que é hoje, em muitos momentos a tecnologia era vista como apenas acesso a internet e hoje com o avanço e apresentada a Tecnologia da Informação, há muito tempo a mesma se limitava em apenas funções operacionais, mas que agora são alinhadas em todos segmentos da empresa, assim todas as áreas de uma organização se apresentam mais bem definidas e com alto crescimento. Tendo esse pensamento, hoje a TI é tida como algo necessário à tomada de decisões para que os investimentos em tecnologia estejam relacionados aos objetivos do negócio. Segundo MAÑAS (2002) O sistema de informações designa a logística indispensável à realização do processo de informação, a qual não se reduz somente a informática, como poderia parecer inicialmente.

A tecnologia da informação atual é definida como uma estrutura de organização tecnológica que se apresenta através de hardwares e softwares, esses sistemas possuem códigos específicos em sua criação para atender a necessidade de cada área, auxiliando a empresa a concluir seus procedimentos de forma mais ágil e em um tempo mais curto.

Segundo STAIR E REYNOLD (2006), a importância da utilização da TI nas empresas é caracterizada pela disseminação, integração e aceitação da mesma pelos colaboradores. Sendo assim em uma empresa todos os envolvidos devem ter conhecimento para a utilização dos sistemas de informação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (137.7 Kb)   docx (720.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com