TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E AS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE DE CAMPO MAIOR/PI E REGIÃO: UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA E UTILIZAÇÃO DESSA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE APOIO À GESTÃO NA TOMADA DE DECISÃO

Por:   •  24/1/2021  •  Artigo  •  5.159 Palavras (21 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 21

A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E AS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE DE CAMPO MAIOR/PI E REGIÃO: UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA E UTILIZAÇÃO DESSA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE APOIO À GESTÃO NA TOMADA DE DECISÃO ¹ 

Carlos Henrique Alves Cunha

Estudantes do Curso de Bacharelado em Administração - CEAD/UFPI do Polo de Campo Maior - PI

 

Msc. Tássio Mascarenhas de Carvalho

Professor(a) Orientador(a) vinculado ao Curso de Bacharelado em Administração - CEAD/UFPI

RESUMO

A tecnologia da informação está a cada dia ganhando mais espaço na dinâmica empresarial e auxiliando as empresas na tomada de decisões. Nesse esteio, a presente pesquisa procurou entender como funciona o processo de tomada de decisões nas microempresas e empresas de pequeno porte da cidade de Campo Maior e região. Objetivou-se também identificar quais sistemas de informação são utilizados, considerando a existência de Sistemas de Informações Transacionais, Sistemas de Informações Gerenciais e Sistema de Apoio à Decisão. As organizações objeto deste estudo, de maneira tímida, ainda tem receio de utilizar a tecnologia disponível no mercado para impulsionar vantagem competitiva mais assertiva com a utilização de uso de dados. Este cenário pode ser induzido pelos administradores que confiam nas suas próprias percepções e ainda não confiam na tecnologia como parceira para antecipar as tendências do mercado. Utilizou-se o método estudo de caso como estratégia de pesquisa para atingir o resultado esperado através da técnica entrevista semiestruturada com utilização de formulário e abrangência qualitativa e quantitativa. A pesquisa mostrou que boa parte dos entrevistados utiliza algum tipo de sistema de informação em suas atividades rotineiras, mesmo que tais sistemas não tenham a função precípua de auxiliar no processo de tomada de decisão.

Palavras-chave: Tomada de decisão. Sistema de informação. Microempresa. Empresa de pequeno porte.

ABSTRACT

Information technology is gaining more space in business dynamics every day and assisting companies in making decisions. Against this background, this research sought to understand how the decision-making process works in micro and small businesses in the city of Campo Maior and region. The objective was also to identify which information systems are used, considering the existence of Transactional Information Systems, Management Information Systems and Decision Support System. The organizations object of this study, in a timid way, are still afraid to use the technology available on the market to boost more assertive competitive advantage with the use of data usage. This scenario can be induced by managers who trust their own perceptions and still do not trust technology as a partner to anticipate market trends. The case study method was used as a research strategy to achieve the expected result using the semi-structured interview technique using a form and qualitative and quantitative scope. The research showed that a large part of the interviewees uses some type of information system in their routine activities, even if such systems do not have the primary function of assisting in the decision-making process.

Keywords: Decision making. Information system. Micro enterprise. Small business.

1  INTRODUÇÃO

A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está cada vez mais presente em nosso cotidiano, auxiliando-nos na realização dos mais variados tipos de tarefas, indo de uma simples troca de canal na TV utilizando o controle remoto à realização de procedimentos médicos complexos com ajuda de braços mecânicos (robôs) comandados por profissionais da medicina à distância através de videoconferência.

O avanço da tecnologia impulsionado pelo advento da globalização tem causado grandes impactos no ambiente empresarial. Há um significativo implemento de atividades que consomem informação e conhecimento e, para fazer frente à essa nova realidade, as empresas estão desenvolvendo e aperfeiçoando sistemas de informação que subsidiam os administradores nas tomadas de decisão.

A tecnologia, então, tornou-se um elemento chave, que tem auxiliado no processo de diferenciação de mercado e destacado favoravelmente as empresas frente à concorrência. Da mesma forma, quando a tecnologia não é bem empregada e as informações não são devidamente compreendidas, impera um clima de incerteza que afeta o ambiente e as tomadas de decisões, comprometendo tanto a estrutura organizacional como o comportamento das empresas. No complexo mundo de negócios de hoje, é fundamental que os profissionais entendam como a tecnologia pode ser utilizada de maneira eficaz. (SACILOTTI, 2011, p.12)

A presente temática já vem sendo estudada há muitos anos, mas continua atual devido aos constantes desafios encontrados pelas organizações frente às mudanças nos cenários mercadológicos. Nesse contexto, objetivou-se conhecer a dinâmica das Micro e Pequenas Empresas de Campo Maior e região no tocante à utilização das TIC como ferramenta de auxílio na tomada de decisão.

Acredita-se que o tema abordado é de grande relevo para a sociedade campo-maiorense e entorno, principalmente para a classe empresarial – constituída em sua quase totalidade por micro e pequenos empresários.

A nova realidade vivenciada pelas empresas para continuarem competitivas no mercado parte do pressuposto da utilização de um grande número de informações que possibilite conhecer adequadamente os clientes e suas preferências para uma melhor tomada de decisão. Para isso, é vantajoso recorrer à tecnologia através dos sistemas de informação que traçam perfis muito próximos da realidade e conseguem até antecipar tendências que os consumidores ainda não começaram a internalizar.

Desta forma, o presente trabalho objetivou compreender o processo decisório existente nas micro e pequenas empresas da cidade de Campo Maior e região, no tocante à utilização ou não de sistemas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta de apoio à gestão estratégica, conhecendo as ferramentas utilizadas pelos administradores assim como o entendimento do fluxo existente na cadeia deliberativa na percepção dos tomadores de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.2 Kb)   pdf (222.1 Kb)   docx (62.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com