TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Mobile como auxílio na tomada de decisão nas finanças pessoais

Por:   •  28/5/2017  •  Artigo  •  2.839 Palavras (12 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 12

A TECNOLOGIA MOBILE COMO AUXÍLIO NA TOMADA DE DECISÃO NAS FINANÇAS PESSOAIS

Fábio Patrício de Araújo

Francisco Leandro da Silva Coutinho

Jean dos Santos Santana

Márcio da Silva Santos

Renan Oliveira Bessa

Willder Azevedo Pessoa[1]

Stênio Oliveira da Silva[2]

Resumo

Resumo com no máximo 350 palavras e três a cinco palavras-chave. O resumo deve englobar todo o trabalho, ser escrito em espaçamento simples e itálico.

Aqui o aluno deve fazer um resumo do trabalho no todo, indicando o objetivo do trabalho.

Palavras-chave: Tecnologia. Financeira. Decisão.

Introdução

Vivemos em um mundo capitalista onde nos deparamos entre gastos com bens de consumo e gastos por necessidades como alimentação, moradia e as constantes idas e vindas ao trabalho, onde muitas pessoas sentem dificuldades em analisar e planejar as suas finanças pessoais devido a rotina do dia-a-dia. Tudo isso, geram-se contas atrasadas, despesas imprevistas, compras desnecessárias, dívidas com juros altos, investimentos arriscados e de saber se poderá ou não comprar um determinado pertence naquele período, são dúvidas e compromissos financeiros de relevante preocupação que certamente necessitam de uma atenção especial.

Diante dessa necessidade e complexidade, observam-se pontos de investimentos em tecnologia como a criação de aplicativos móveis, objetivando a condução e auxílio no tocante ao plano financeiro de cada um, além de apoiar na tomada de decisões.

Segundo Júnior (2006), em relação a soluções de tecnologia, o setor de TI (Desenvolvedores, Analistas, entre outros) possui uma aproximação maior quando se trata disso. Sendo assim, a ferramenta é de suma importância para o usuário, pois irá gerar a informação solicitada, enfatizando que é a maneira mais viável para solução de problemas, ajudando nas tomadas de decisão.

Ainda segundo Júnior, o processo de planejamento financeiro aliado a tecnologia, contribui na análise dos resultados obtidos e, ao mesmo tempo, fornece padrões confiáveis para a tomada de decisão de cada pessoa. Sendo assim, permitindo aos usuários uma melhor visão de seu poder financeiro, onde irá prever as dificuldades que podem surgir no futuro, bem como as formas de lidar com as incertezas.

Portanto, este artigo aborda o uso de aplicações móveis e alguns dos seus aspectos, criados com o intuito de auxiliar na organização financeira pessoal, envolvendo a gestão da tecnologia apontando o seu foco para as questões que dizem respeito à análise financeira de cada indivíduo, no que se refere aos processos de tomada de decisão como chave para o sucesso com o mínimo de risco e o máximo de eficiência.

  • Problemática

 Como um sistema pode apoiar seres humanos na tomada de decisão em relação a suas finanças pessoais?

  • Objetivo geral

O presente artigo tem como objetivo geral, apresentar uma proposta de sistema para dispositivos smartphone que apoie os usuários com as finanças pessoais.

  • Objetivos específicos
  1. Desenvolver um aplicativo móvel para auxiliar as pessoas;

  1. Demonstrar a importância da finalidade da ferramenta de análise financeira na tomada de decisão dos usuários;
  1. Informar aos usuários das vantagens que os mesmos irão atingir com a utilização da ferramenta na sua rotina, possibilitando tomadas de decisão e diminuindo desta forma os riscos de comprometer o orçamento com decisões equivocadas;
  2. Apresentar os resultados obtidos com alguns usuários, após a implementação do aplicativo.
  • Justificativa

A grande dificuldade em que a maioria das pessoas tem em lidar com suas contas pessoais é que grande parte do tempo gasto dessas pessoas é no trabalho ou utilizando outras tecnologias que não satisfazem o propósito aqui apresentado.

  • Metodologia

A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa bibliográfica na área de finanças, tomadas de decisão, tecnologia e desenvolvimento de sistemas, baseada em livros e artigos publicados que incluem referências de autores que abordam o assunto apresentado. A pesquisa de campo, utilizando-se como fonte de coleta de dados, registros de entrevistas de pessoas que servem de base e justificativa para construir o perfil da situação em relação as suas finanças.

  • Estrutura do trabalho

O presente artigo inicia-se com a definição do trabalho, apresentando-se o resumo, o tema e sua problemática, os objetivos do trabalho, justificativas pela escolha do tema e sua metodologia. No tópico desenvolvimento aborda as características da administração e planejamento financeiro das pessoas; O uso dos dispositivos móveis; Tomada de Decisão; Levantamento com os resultados obtidos na pesquisa efetuada com os usuários de outros sistemas semelhantes, realizando-se o estudo da arte e algumas conclusões sobre os resultados obtidos; Ferramenta proposta para apoiar os seres humanos nos controles financeiros, com sua importância, vantagens e suas principais funcionalidades. Em seguida, aborda os resultados obtidos com alguns usuários após a utilização da ferramenta de auxílio nos controles financeiros, encerrando com as considerações finais, onde abordamos de forma resumida todos os tópicos relacionados a este artigo.

  1. Administração Finanças Pessoais

Ao analisar o cenário atual, observamos o quanto às pessoas encontram dificuldades para manter suas finanças equilibradas, pois não há um gerenciamento e um planejamento orçamentário. Qualquer pessoa pode ter problemas financeiros, não só as que ganham pouco, mas há casos de pessoas bem-sucedidas financeiramente que por não conseguirem organizarem suas finanças acabam gastando mais do que podem e assim entrando cada vez mais em dívidas. Para se chegar ao objetivo de enfim ter uma boa saúde financeira, à administração de suas finanças é extremamente importante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (203.3 Kb)   docx (130.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com