TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS MICROS EMPRESAS E DO EMPREENDEDORISMO

Por:   •  20/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.056 Palavras (13 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA– UNIDERP

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

         NOME: ANA CECÍLIA DE COUTO SOUSA                               RA: 6949478418 

         NOME: EVELYN HELENA FONSECA DAVID OLIVEIRA     RA: 6788370341

         NOME: MARCELE CARINE BARROS PEREIRA                      RA: 6768378773

         NOME: SHIRLEY GOMES DA SILVA                                         RA: 6751362633

         NOME:BRUNA SANTOS FEITOSA                                              RA:7123531367     

DESAFIO PROFISSIONAL

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS /SÃO PAULO

2016

Sumário

INTRODUÇÃO        3

EXAMINANDO O MERCADO        8

LOCALIZAÇÃO E REFORMA DO IMÓVEL        10

RECURSOS FINANCEIROS        10

LUCRATIVIDADE        11

A IMPORTÂNCIA DAS MICROS EMPRESAS E DO EMPREENDEDORISMO        13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14

  1. INTRODUÇÃO

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

[pic 2]

A “Oficina Doce” será uma bolaria especializada em fabricação de bolos no pote, bolos para festas, bolos caseiros e trufas. Confeccionaremos bolos e trufas para revendas em padarias, bares, mercadinhos, buffet e cantinas escolares. A empresa possuirá a loja física, localizada na Rua Floriano Peixoto, nº 64, Centro – São José dos Campos, no Shopping Centro de Descontos, onde se localizam várias outras lojas de diferentes ramos comerciais.

O foco da empresa será a venda dos produtos para outros estabelecimentos e os bolos serão fabricados na casa da proprietária, localizada na Rua Hélio Almeida de Ferreira, nº 100, Jd. Jardim Ismênia.

 A empresa também disponibilizará o serviço de entrega, efetuará as entregas dos bolos ou trufas encomendadas por seus clientes, nos devidos locais marcados, uma facilidade e conforto que proporcionaremos para nossos futuros clientes.

Na loja, os clientes poderão optar por levar o bolo inteiro ou sentar-se e degustar apenas de uma fatia, podendo se acomodar nas devidas mesas e cadeiras que disponibilizaremos no local. Também o serviço de degustação, onde os clientes poderão experimentar os nossos variados sabores de massas e recheios, e assim poder escolher qual sabor irá escolher.

Teremos parcerias com algumas padarias, bares, mercadinhos, buffet e cantinas escolares, onde forneceremos uma devida quantidade de produto semanalmente, por preço de atacado e em consignação, o estabelecimento poderá deixar em suas vitrines os nossos produtos e no final da semana retornaremos no local e recolheremos os produtos que eventualmente não foram vendidos, e efetuando a troca para a próxima semana, nos responsabilizando por qualquer perda e sempre firmando um compromisso de fornecer toda semana os produtos naquele local para as futuras vendas.

QUADRO DE FUNCIONÁRIOS

Confeiteira

Shirley Gomes da Silva

Proprietária

Marcele Carine Barros Pereira

Vendedora

Bruna Santos Feitosa

Confeiteira: Responsável por confeccionar as massas e recheios, fazer a montagem e decorar os bolos, confeccionar as trufas, criar receitas para recheios e massas, administrar a cozinha da empresa.

Proprietária: Responsável por administrar a empresa no geral. Administrar o quadro de funcionário, efetuar os pagamentos, fazer os balanços dos meses, comprar os materiais semanalmente, obter o custo e o lucro da empresa, comprar novos utensílios, buscar financiadores em bancos, responsável pela parte burocrática.

Vendedora: Responsável por atender os clientes da loja física, efetuando as vendas dos bolos, anotar a possíveis encomendas, manter o local limpo e organizado.

A ABERTURA DA EMPRESA

Na Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoa Jurídica.
Para uma micro ou pequena empresa exercer suas atividades no Brasil, é preciso, entre outras providências, ter registro na prefeitura ou na administração regional da cidade onde ela vai funcionar, no estado, Receita Federal e Previdência Social.
O registro legal de uma empresa é tirado na Junta Comercial do estado ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica. Para as pessoas jurídicas, esse passo é equivalente a obtenção a Certidão de Nascimento de uma pessoa física. A partir desse registro, a empresa existe oficialmente, o que não significa que ela possa começar a operar.
Para fazer o registro é preciso apresentar uma série de documentos e formulário que podem variar de um estado para o outro. Citaremos os mais comuns:

  • Contrato Social.
  • Documentos pessoais de cada sócio (no caso de uma sociedade).

O Contrato Social é a peça mais importante do início da empresa, e nele devem estar definidos claramente os seguintes itens:

  • Interesse das partes.
  • Objetivo da empresa.
  • Descrição dos aspectos societários e a maneira de integralização da cotas.

Para ser válido, o Contrato Social deverá ter o visto de advogado. As micros empresas e empresas de pequeno porte são dispensadas das assinaturas do advogado, conforme prevê o Estatuto da Micro e Pequena Empresa.
Ainda na Junta Comercial ou no Cartório, deve-se verificar se há alguma empresa registrada com o nome pretendido, geralmente é necessário preencher um formulário próprio com três opções de nome.
Se tudo estiver certo, será possível prosseguir com o arquivamento do ato constitutivo da empresa, quando geralmente serão necessário os documentos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (237.7 Kb)   docx (60.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com