TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO NA GESTÃO DE PRODUTOS

Por:   •  4/11/2018  •  Artigo  •  4.369 Palavras (18 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 18

A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO NA GESTÃO DE PRODUTOS

NETO, Oscar Affonso [1]

                                                                                      MAKIOSZEK, Jessica Cristina[2]

RESUMO

A gestão de produtos é uma função envolvida com todo o ciclo de vida do(s) produto(s) das bases organizacionais, tendo como foco principal o desenvolvimento de novos produtos, gerando diferenciais únicos e valor superior do(s) produto(s) para o(s) cliente(s). Assim, o objetivo do presente estudo é ceder revisão bibliográfica, concisa, sobre gestão de produtos elucidando quais os principais atos envolvidos no desenvolvimento desses, sendo assim útil à profissionais do segmento, estudantes, pesquisadores e interessados no tema. Como metodologia se utilizou pesquisa bibliográfica aprofundada, incluindo análise crítica, interpretação de literatura e compreensão de textos selecionados referentes ao tema “Desenvolvimento e gestão de produtos”. Conclui-se que os principais atos envolvidos no desenvolvimento e gestão de produtos são: marketing, seleção de ideias, desenvolvimento e testes de conceito, desenvolvimento de estratégias, análise do negócio, desenvolvimento do produto, qualidade do produto, embalagem, preço, distribuição e venda e atendimento ao consumidor.

Palavras – Chave: Gestão. Produto. Marketing. Desenvolvimento.

  1. INTRODUÇÃO

A globalização revolucionou inúmeras áreas na gestão empresarial e consequentemente, a gestão de produtos acabou sendo afetada de inúmeras maneiras, tendo que ser de praticamente reinventada dentro das organizações.

Para conseguir trabalhar a gestão de produtos, as organizações tiveram que desenvolver um setor de marketing capaz de se desenvolver de acordo com a evolução do mercado de tal forma que a empresa não ficasse ultrapassada e ainda por cima conseguisse sempre estar um passo à frente sobre seus concorrentes.

A partir dessa necessidade as empresas começaram a trabalhar um desenvolvimento mais planejado na gestão de seus produtos, trazendo mais sucesso para a organização como um todo. Esse sucesso deve-se principalmente a relação estabelecida entre a integração de pessoas, dados, processos e sistemas de negócios, fornecendo informações sobre o produto para a organização e demais envolvidos no processo.

A gestão de produtos pode ainda seguir ligada ao desenvolvimento de marketing de produtos, uma vez que esse segmento apresenta diferentes, porém, complementares esforços a produção e comercialização de produtos, com o objetivo de maximizar as receitas de vendas, participação de mercado e as margens de lucro, também envolve decisões de eliminação de produto, ato esse que se inicia com a identificação de candidatos de eliminação, prossegue com a consideração das ações corretivas, continua com uma projeção do impacto sobre o negócio como um todo, se um produto candidato, eventualmente, é eliminado, e conclui com a fase de implementação, onde a administração determina a eliminação estratégica para um item.

Sob tal tangente Rosenfeld et al (2009, p.42) salientam que o gestor de produtos muitas vezes é o responsável por analisar as condições de mercado e definição de recursos ou funções de um produto indicando se esse deve ser mantido ou eliminado no mercado.

Diante do supra descrito surge a questão: “Quais os principais atos envolvidos no desenvolvimento e gestão e produtos?”.

Assim, o objetivo do presente do presente estudo é ceder revisão bibliográfica, concisa, sobre gestão de produtos elucidando quais os principais atos envolvidos no desenvolvimento desses, sendo assim útil a profissionais do segmento, estudantes, pesquisadores e interessados no tema.

A metodologia empregada no presente estudo se refere a uma revisão bibliográfica, a qual inclui análise detalhada e crítica e interpretação científico - literária de conteúdos textuais que seguiam ligados ao tema “Desenvolvimento e Gestão de Produtos”.

O material utilizado na pesquisa passou uma prévia seleção de conteúdos o que permitiu que nesse ocorre-se separação detalhada do que seguia válido ou não ao referido tema/objetivo do estudo. Tal separação permitiu que os conteúdos selecionados se tornassem base segura para a produção do estudo em si.

  1. GESTÃO DE PRODUTOS

O gerenciamento de produtos é uma gestão trabalhada em praticamente todas as empresas, nos últimos dez anos, o papel de gerenciamento de produtos expandiu sua influência em empresas devido a tecnologia, mas continua-se ouvindo a pergunta: "Quem precisa de gerenciamento de produto?"

O papel do gerenciamento de produtos abrange muitas atividades, de estratégicas a táticas - algumas muito técnicas, outras menos. O papel estratégico da gestão de produtos é ser mensageiro do mercado, fornecendo informações aos departamentos que precisam de fatos do mercado para tomar decisões.

As empresas que não compreenderam a importância da gestão de produtos passam por uma série de oscilações, como por exemplo, eles contratam e demitem com muito mais frequência, elevando o nível de absenteísmo da organização. Essas mesmas empresas são as que parecem ter um passeio de montanha-russa semelhante em receita e lucro. No entanto, ao longo dos anos temos visto provas extensas de que o gerenciamento de produtos é um papel que pode ser desenvolvido e contribuir para que a empresa alcance um nível mais elevado de desempenho.

Dependendo do tamanho da organização e da história da mesma o gerenciamento de produtos detém de uma variedade de atos/funções envoltas ao desenvolvimento de produtos.

Segundo Rosenfeld et al (2009, p.44) às vezes, pode existir um gerente de produto, e, por vezes o papel de gerente de produto pode ser compartilhado com outros gestores da organização, tendo visto que, frequentemente, existem ganhos e perdas nos produtos, desenvolvidos ou em desenvolvimento, o que acaba por requerer análises métricas aprofundadas em diferentes segmentos da organização/desenvolvimento do produto.

Essas análises precisam ser feitas levando-se em considerações fatores internos e externos, se possível avaliar experiências passadas em que o histórico do problema tenha semelhança com o ocorrido atualmente, dessa forma obtém-se uma análise mais completa e com base mais sólida para a busca da solução ideal.

Nesse sentido Costa e Nascimento (2011, p.12) ditam que, em algumas organizações, a função de gestão de produtos é o centro de muitas outras atividades ao redor do produto. Em outras, é uma das muitas coisas que precisam acontecer para trazer um produto para o mercado e ativamente o monitorar e gerenciar no mercado. Em grandes organizações, o gerente de produtos pode ter um controle efetivo sobre as decisões de remessa para os clientes, quando as especificações do sistema não estão sendo atendidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)   pdf (209 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com