TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaboração de Projetos, Indicadores, Monitoramento e Avaliação

Por:   •  27/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Gestão Social: Elaboração de Projetos, Indicadores, Monitoramento e Avaliação.

Elaboração de Projeto

Etapa I

Profa. Simone Jorge        6º semestre – manhã        Data: 24/04 /14

 Grupo 08/ Participantes : Ana Marina, Lydia, Marcia Silva,  Maria Aparecida,  Maria Lucileide, Michele Maciel,  Rosana,  Thaís,  Thiago.

Título do Projeto: CASA DE ACOLHIDA UM PASSO À FRENTE

A Casa de Acolhida UM PASSO A FRENTE desenvolve um projeto social na cidade de PARANAUÊ, voltada à população em situação de rua com perspectiva de fazer com que esta população ocupe e/ou exerça seus direitos na sociedade, oferecendo aos indivíduos a oportunidade de obter recursos básicos em relação a sua realidade. O público alvo é adulto de 18 a 60 anos de ambos os sexos, promovendo a convivência e participação em atividades culturais, educacionais, esportivas além de programas específicos para sua demanda.

Justificativa

A entidade Paranauê, que começou em 2007 com um grupo de oito amigos, com a intenção de ajudar as pessoas carentes em situação de rua, oferecendo a essas pessoas sopa/ lanches, mas se depararam com um número muito grande de pessoas em situação de rua estando nessa situação por vários motivos entre eles: abandono familiar, álcool, drogas, desemprego, financeiro, saúde, etc. e foi a partir dessa ação que se viu a necessidade de ter um local de acolhida para essa população aonde eles teriam um local para receber alimentação, banho e local adequado para pernoite e também ter apoio de uma equipe interdisciplinar, tornando conhecidos os direitos através de um espaço de convivência, mediante as atividades culturais, educativas e entre outros programas sociais e de acolhimento básico.

A construção do projeto A CASA DE ACOLHIDA UM PASSO A FRENTE parte da necessidade de articular diferentes ações que vêm sendo desenvolvidas pela da cidade de PARANAUÊ, considerando o conjunto de políticas sociais e a execução por serviços governamentais e não governamentais com reconhecida intervenção e experiência na área. Tem por objetivo unir os setores da sociedade para um enfrentamento das demandas da população de rua apresentada e especificada na Lei 7.053:[pic 2][pic 3]

Parágrafo único.  Para fins deste Decreto, considera-se população em situação de rua o grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória.

As informações para a construção do projeto advinda de pesquisas da situação dos moradores de rua servindo assim como motivação para as ações propostas pelo Projeto.

A pesquisa tinha como objetivos, entre outros, saber a quantidade e conhecer os modos de vida e as representações desta população de rua, sendo um instrumento auxiliar para a elaboração de políticas públicas. Os dados foram levantados de Janeiro de 2014. [pic 4]

Tabela 1 – Adulta em Situação de Rua 

Dados gerais

        120 Pessoas em situação de rua

Faixa etária

60 % têm de 18 a 60 anos

Gênero

65% sexo masculino

35% sexo feminino

Vivência na rua

          13 % estão na rua há menos de um ano

11 % dormem em casa na maioria das vezes

73 % não voltam para casa

Fonte: UFRGS/FASC, 2004.

Assim, o UM PASSO A FRENTE visa dessa forma em consonância com a Lei 7.053 de 23 de Dezembro de 2009 sobre as pessoas em situação de rua, viabilizar ações para esta parte da população, tornando conhecidos os direitos auxiliando para que sejam exercidos através de um espaço de convivência, mediante atividades culturais, educativas entre outros programas e de acolhimento básico, assim descrito na Lei:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (131.9 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com