TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE MONITORAMENTO ATMOSFÉRICO

Artigo: PROJETO DE MONITORAMENTO ATMOSFÉRICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  2.015 Palavras (9 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 9

Resumo

Ao longo do 2º semestre do ano de 2011 foi desenvolvido um projeto de monitoração passiva do ozônio (O3) presente na troposfera. Primeiramente, algumas palestras foram assistidas, como a do MonitorAr, o qual através de medidores instalados numa van posicionada no estacionamento da PUC, monitora ativamente a qualidade do ar naquele local, e outra sobre SOx e NOx, para que houvesse um conhecimento prévio do assunto em pauta. Depois de aprendido sobre o que seria monitorado, a produção dos filtros começou, os quais também foram instalados no estacionamento da universidade, e os resultados obtidos foram interpretados. Ao longo do período, foram feitas oito coletas dos filtros, ou seja, oito resultados diferentes que foram analisados por nós levando em conta os diversos cenários afetados pelo clima, tráfego, acidentes (quanto a colocação dos filtros no local de monitoramente, por exemplo), entre outros. Através dessa análise, foi feita a conscientização a respeito da qualidade do ar em um local no qual milhares de pessoas passam boa parte do dia.

Abstract

Throughout the second half of 2011 a project was developed for passive monitoring of ozone (O3) present in the troposphere. First a speech about MonitorAr was presented by members of the city hall of Rio de Janeiro. Such speech was about how this group actively monitors air quality in the University campus. After learned about what would be monitored,O3 and NOx, the production of the filters began. After that, they were installed at the parking lot of PUC. It’s results were given to the students by the lab so they could analyze the results taking into account things such as the weather ,traffic, among others. In the end of the period, students were aware of the air they inspire everyday at the campus of the University.

Sumário

Introdução 1

Apresentação do Projeto 5

Desenvolvimento Teórico 6

Resultados Obtidos 15

Análise dos Resultados 16

Análise da Gestão do Projeto 17

Conclusão 18

Bibliografia 19

Anexos 20

Anexo – Ilustrações, Tabelas, Quadros e Figuras 21

Introdução

A engenharia ambiental é um ramo da engenharia que estuda os problemas ambientais, com objetivo de promover o desenvolvimento sustentável (FESURV). O projeto de monitoramento atmosférico dos gases Ozônio (O3) e Óxidos de Nitrogênio (NOx), tem por finalidade propiciar a participação dos alunos em um projeto de pesquisa. Sendo assim, o objetivo é analisar umas das principais matrizes ambientais: o ar.

Por estarmos em constante e inevitável contato ao ar atmosférico, e tendo em mente que não é possível avaliá-lo em sua totalidade apenas pelo contato visual, (ainda que este possa ser um indicador de quando os níveis de poluentes estão muito altos, como é o caso do smog fotoquímico1) é imprescindível que a qualidade do ar seja avaliada. No projeto em questão, será feito o monitoramento atmosférico de alguns dos principais poluentes do ar, o Ozônio (O3) e os óxidos de nitrogênio (NOX), cujas fontes de emissão tanto natural quanto antropogênicas estão disponíveis na tabela x do anexo.

No início do século XX, acreditava-se que a atmosfera era suficientemente extensa para dissipar todo e qualquer poluente emitido à ela. Entretanto, na virada do século, o ar se tornou uma das matrizes ambientais mais preocupantes, mediante o desenvolvimento tecnológico pós Revolução Industrial que culminou com a popularização dos automóveis que são fontes móveis de poluição atmosférica, pois a queima de seu combustível libera gases, muitas vezes tóxicos ao ambiente (RUSSO).

Alguns fatores podem interferir na concentração de um determinado poluente na atmosfera, tanto para intensificá-la quanto para reduzi-la. Dentre eles podemos destacar: a incidência de chuva que limpa o ar, pois a água faz com que poeiras e partículas se depositem; o vento, que dissipa os poluentes e o fluxo intenso de carros no local de amostragem, que contribuirá para o aumento dos poluentes em estudo.

O local no qual nossos recursos de análise se encontram é no estacionamento do Campus da PUC-Rio - Gávea, portanto observaremos o impacto da alta circulação de automóveis todos os dias nos resultados de pesquisa. Reconhecendo tal fonte como emissora dos óxidos de nitrogênio, que são prejudiciais tanto à saúde humana quanto ao meio ambiente. Com isso, visando estimar a que níveis desses poluentes os alunos da Universidade, bem como moradores e pedestres da localidade estão submetidos, o projeto será desenvolvido. Através dos resultados será possível compará-los aos limites estabelecidos pela Resolução CONAMA 003/1990, conforme a tabela x do anexo, que institui os limites de concentração para os determinados poluentes que serão analisados e constatar se esses gases estão conforme a legislação nacional vigente.

O monitoramento do ozônio e dos óxidos de nitrogênio, que são tóxicos e causam efeitos adversos na população, fauna e flora, se dará por meio de filtros passivos, que serão adaptações de tubos falcon, com um filtro que será previamente embebido em uma solução absorvedora e será inserido dentro do tubo que terá uma das extremidades vedada por uma tela, que permitirá a entrada de ar. Esses filtros serão posicionados e identificados devidamente no ponto de amostragem e permanecerão neste local por uma semana, quando novos filtros serão preparados e substituirão os antigos. Com isso, os filtros retirados serão enviados ao laboratório de análise, onde a quantificação dos gases será feita pela técnica de cromatografia de íons², que fornecerá as concentrações dos compostos, permitindo o posterior tratamento dos dados e a conseqüente avaliação da poluição do local de coleta. O monitoramento tem previsão de 8 semanas e após o tratamento de todos os dados obtidos, estes serão comparados aos dados fornecidos por outros grupos que analisarão da mesma forma os mesmos gases, porém em pontos diferentes, afim de estimar o local mais poluído do Campus da PUC-Rio. E também, com os resultados obtidos do MonitorAr – estação de monitoramento móvel situada no estacionamento da PUC-Rio por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com