TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO RH NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  13/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.710 Palavras (7 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

ALEX MATOS VIEIRA

ALEXANDRE SAMPAIO PAMPLONA

ALLACY DOS SANTOS NECO

CARLA SIMONE ALMEIDA NASCIMENTO

CARLOS EDUARDO COSTA MENDES

DANIEL HENRIQUE DA CUNHA COSTA

FABRICIA M. DE SOUSA DA ROCHA

KAMILIA SIVANNY SOUZA

LETICIA AZEVEDO MAGALHÃES

MARCELO MARQUES DAMASCENO

MARCIO RONALD LIMA FERNANDES

TRABALHO DE GESTÃO DE PESSOAS:

A IMPORTÂNCIA DO RH NAS ORGANIZAÇÕES


ALEX MATOS VIEIRA

ALEXANDRE SAMPAIO PAMPLONA

ALLACY DOS SANTOS NECO

CARLA SIMONE ALMEIDA NASCIMENTO

CARLOS EDUARDO COSTA MENDES

DANIEL HENRIQUE DA CUNHA COSTA

FABRICIA M. DE SOUSA DA ROCHA

KAMILIA SIVANNY SOUZA

LETICIA AZEVEDO MAGALHÃES

MARCELO MARQUES DAMASCENO

MARCIO RONALD LIMA FERNANDES

TRABALHO DE GESTÃO DE PESSOAS:

A IMPORTÂNCIA DO RH NAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho apresentado ao curso de Administração da Faculdade Metropolitana da Amazônia como pré-requisito para obtenção de nota de Bacharel em Administração.

Orientador: Prof.ª Ana Alice Nunes

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 A IMPORTÂNCIA DO RH NAS ORGANIZAÇÕES        5

11 CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS:        9


1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo, mostrar a importância dos Recursos Humanos (RH) nas organizações, pois grande maioria das pequenas e médias empresas não têm um departamento de RH estruturado ou um profissional qualificado para gerenciar pessoas.

Planejar, gerenciar e manter o processo de gestão da qualidade das pessoas é de importância fundamental nas empresas porque elas são compostas de pessoas, e essa importância não varia dependendo do tamanho da empresa. Muito mais do que entrevistar, selecionar, contratar e demitir funcionários, gestão de pessoas abrange conhecer às necessidades e expectativas das pessoas no sentido de crescimento e desenvolvimento profissional.

Um dos maiores erros das empresas de menores e médios portes é tratar o RH simplesmente como um departamento de pessoal, é um erro grave, porque a área de recursos humanos é a empresa estrategicamente, atuando para garantir a eficiência e melhoria dos processos, garantindo o sucesso dos resultados da empresa.

Os Recursos Humanos já não são sinônimos de controle ou padronização. Significa estimular o envolvimento e o progresso dos RH, o que certamente constitui um dos maiores desafios que todos nós enfrentamos afinal independentemente do tipo de trabalho executado, precisamos de relacionamento interpessoal.

Os Recursos Humanos assume, assim, cada vez mais uma maior importância no desenvolvimento de uma cultura organizacional direcionada para inovação e aprendizagem contínua, e desempenha um papel fundamental ao nível interno e externo da organização e que provocam alterações nas estruturas das organizações, nas relações de poder e nas práticas de organizações do trabalho.

De maneira geral, os recursos humanos têm as seguintes funções e atividades: planejamento de recursos humanos; recrutamento e seleção; integração dos recursos humanos; análise e descrição de funções; a avaliação de desempenho; renumerações e incentivos; higiene e segurança no trabalho; formação profissional e desenvolvimento pessoal e controle e auditoria de recursos humanos.

2 IMPORTÂNCIA DO RH NAS ORGANIZAÇÕES

As pessoas nem sempre foram a principal preocupação das organizações, pois quando a produção era fator de importância o fator humano ficava em segundo lugar, pois o trabalhador era visto apenas como uma parte da máquina.

Isso começou a mudar com através dos estudos de Hawthorne, que demonstra um inicio de mudança na relação das organizações para com seus funcionários, e a partir disto aconteceram vários estudos acerca da relação trabalhador x organização, tais como: Pirâmide de Maslow, Fatores de Herzberg, uma maior importância à teoria Y e X,e, num passado mais recente estudos sobre liderança, motivação e administração.

Diante disso a tendência é que o fator humano seja ainda mais valorizado, uma vez que a realidade nos dias atuais é outra do que era no período da revolução industrial, onde o principal setor da organização era o tecnológico. Sendo hoje o principal ativo das organizações é o fator humano.

As empresas perceberam que os colaboradores têm que ser visto como o seu ativo principal, mas é evidente que as organizações ainda não sabem lidar com isso. Devido a isso os administradores passaram a considerar os recursos humanos como importante função na estrutura das organizações, já que as pessoas passaram a ser mais importante dentro do universo das organizações.

Segundo Chiavenato (2003) os recursos humanos é uma área interdisciplinar que tem a capacidade de envolver inúmeros conceitos oriundos de varias áreas, por tratar diretamente com o ser humano, ou seja, indivíduos com personalidades diferentes, o que requer de qualquer especialista na área de recursos humanos uma experiência e um bom volume de conhecimento em diferentes áreas.

Podemos dizer que a globalização acabou contribuindo para a mudança da sociedade, já que influenciou de forma direta na capacidade de informação adquirida pelas pessoas. É onde os recursos humanos começam suas atividades, através destas informações adquiridas, podendo agora recrutar, estruturar, instruir e qualificar pessoas.

Os recursos humanos bem planejados mostram toda importância da empresa para os funcionários, muito mais que pressão este fato gerador se dá pelo reconhecimento formal do quadro de pessoal, quando isso acontece o retorno é imediato, pois o colaborador trabalha pelo bem incondicional da empresa. Sabemos que o setor de recursos humanos não é o responsável direto pelo sucesso da empresa, pois esse sucesso depende de muitos fatores para alcançar resultado esperado. E neste aspecto as organizações devem proporcionar toda estrutura para o administrador de recursos humanos realizar um trabalho consistente. A gestão de Pessoas tem sido fundamental nas organizações, pois buscam pela excelência de organizações bem sucedidas, retenção de talentos e capital intelectual. E uma das áreas que mais tem passado por transformações nos últimos anos. As empresas que buscam se manter no mercado visando qualidade, competitividade e excelência, vem investido fortemente neste setor, pois acreditam que a organização só tendem a crescer se os colaboradores visualizarem seu crescimento dentro da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (410.6 Kb)   docx (258.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com