TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO RH PARA AS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  23/11/2019  •  Monografia  •  2.297 Palavras (10 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 10

A IMPORTÂNCIA DO RH PARA AS ORGANIZAÇÕES: subtítulo tudo minúsculo e sem negrito (se houver)[1]

Rafaela de Cássia Faria Rodrigues

RESUMO

As organizações existem por uma razão específica, ela busca atingir seus objetivos e é basicamente formada por pessoas. O gerenciamento de pessoas é um trabalho estratégico das organizações, pois hoje o mercado é competitivo e é de extrema importância que a seleção de funcionários seja eficaz. As pessoas passam a maior parte do seu dia dentro da organização, no seu trabalho. É através do trabalho que as pessoas conseguem conquistar seus propósitos pessoais. A relação entre empregado e empregador deve ser a melhor possível e é por isso que a área de recursos humanos é tão importante dentro de uma empresa. A área de recursos humanos deve ser compreendida pelos empregados como aliado, buscando entender essas pessoas e visando promover um equilíbrio dentro da organização.

Palavras-chave: Organização 1. Recursos Humanos 2. Pessoas 3.

ABSTRACT

Organizations exist for a specific reason, it seeks to achieve its goals and is basically made up of people. People management is a strategic work of organizations, because today the market is competitive and it is of the utmost importance that the selection of employees is effective. People spend most of their day inside the organization, in their work. It is through work that people can achieve their personal goals. The relationship between employee and employer should be the best possible and that is why the area of ​​human resources is so important within a company. The area of ​​human resources should be understood by employees as an ally, seeking to understand these people and seeking to promote a balance within the organization.

Keywords: Organization 1. Human Resources 2. People 3.

1. INTRODUÇÃO

Este estudo tem como objetivo principal analisar a importância da Administração de Recursos Humanos para as organizações. Com o rápido crescimento e desenvolvimento do país, a área de recursos humanos teve significativo desenvolvimento nos últimos anos.

As organizações dependem de pessoas para obter sucesso, assim como as pessoas precisam das empresas para suprir suas necessidades. Há algum tempo atrás o mercado de trabalho estava em oferta, e com a rápida industrialização houve uma reviravolta. Com isso, a área de recursos humanos teve que se aprimorar para captar as melhores mãos de obras disponíveis. Hoje temos um mercado bastante concorrido e seleções bem mais exigentes, onde a área de recursos humanos é fundamental para a contratação eficiente.

A área de recursos humanos está diretamente ligada às pessoas, sendo elas essenciais para o sucesso ou não da empresa. A gestão de pessoas busca um equilíbrio entre ambas as partes e seu papel vai muito além do que entrevistar, contratar, demitir, etc. O RH abrange tudo aquilo que está relacionado ao comportamento humano dentro da organização. É vantagem para empresa que o empregado se sinta uma parte importante da empresa, não apenas um recurso, mas um parceiro, pois assim, consequentemente seu desempenho no trabalho será maior.

Será analisado a ação e o objetivo do RH dentro das organizações, a influência das pessoas dentro da empresa, o conceito atual de Gestão de Pessoas e seus principais processos.

2. A HISTÓRIA DO ARH DE FORMA SINTETIZADA

A área de recursos humanos surgiu nas organizações por volta do século 20, podendo ser considerada ainda nos dias de hoje uma área nova. Sua criação se deu a partir da Revolução Industrial. Seu primeiro nome foi Relações Industriais, onde assumia a tarefa de tentar conciliação entre empregado e empregador, objetivando diminuir os confrontos que possivelmente atrapalhariam a empresa.

        A área sofreu grandes mudanças conforme o passar do tempo e um crescimento considerável. Por volta de 1950, passou a ser chamado de Administração de Pessoal e já não tinha mais apenas a função de conciliação entre empregado e empregador, agora também era responsável pela administração de pessoas conforme a legislação trabalhista da época. O departamento também era responsável por gerir os conflitos que surgiam em consequência das ações sindicais. Não muito longe, em 1960, as pessoas passaram a serem vistas pelas empresas como recursos fundamentais para o alcanço das metas organizacionais.

        Foi a partir de 1970 que a nomenclatura passou a ser Administração de Recursos Humanos, porém, com uma visão ainda muito limitada. As pessoas eram vistas como recursos produtivos, as pessoas não eram ouvidas pelas organizações, apenas seu trabalho era o que importava. A ideia central da ARH era que as pessoas tivessem que ser administradas. pela empresa onde é empregada. Foi a partir dos anos 2000 que a ARH enxergou as pessoas da organização como um recurso que se tivesse oportunidade agregaria ricamente para organização.

Com as novas características do terceiro milênio – globalização da economia, forte competitividade no mundo dos negócios, mudanças rápidas e imprevisíveis e o dinamismo do ambiente –, as organizações bem-sucedidas não mais administram recursos humanos, nem administram as pessoas, pois isso significa tratá-las como agentes passivos e dependentes, mas sobretudo administram com as pessoas. (CHIAVENATO, 2009, p. 3).

Então as pessoas puderam compartilhar de um ambiente organizacional onde era possível compartilhar sua criatividade, habilidade, competências, entre outras coisas, isto é, para aquelas empresas que se submeteram a abrir espaço para o novo, para aquelas que enxergaram uma nova parceria.

2.1. GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

        O mundo vem mudando em uma velocidade extraordinária. Podemos apresentar alguns fatores que explicam essa rápida e contínua mudança, como por exemplo: as ligeiras mudanças tecnológicas, as mudanças sociais e culturais, econômicas, entre várias outras. E as organizações precisam se adaptar às mudanças para continuarem no mercado.

        A área de recursos humanos, com o intuito de se manter acompanhar a diversificação que vem surgindo, também vem passando por diversas mudanças ao longo dos anos. A nomenclatura, por exemplo, muitas empresas já adotaram o termo gestão de capital humano, gestão de talentos, gestão de parceiros, entre outras, almejando uma nomenclatura cada vez mais adequada para o momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (282.3 Kb)   docx (202.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com