TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO NO ATENDIMENTO EM VAREJO

Por:   •  24/8/2015  •  Artigo  •  2.317 Palavras (10 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 10

A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO NO ATENDIMENTO EM VAREJO

THE IMPORTANCE OF TRAINING ON CALL IN RETAIL

Priscila Dantas Gama Ayres*

Resumo: Este artigo vem apresentar a importância do treinamento para o atendimento no varejo, em que esse processo vem trazer grandes mudanças positivas para todos os públicos envolvidos com as empresas varejistas. Desta forma o presente trabalho tem por objetivo analisar a importância do treinamento para as organizações de varejo, tomando como objetivos específicos: Mostrar os principais conceitos sobre treinamento; Apresentar a importância do treinamento para o atendimento; Desenvolver as etapas do processo de treinamento. A metodologia aplicada trata-se de estudo exploratório, com a utilização de pesquisa bibliográfica. Entende-se que através da pesquisa o processo de treinamento é de grande importância para o crescimento não só profissional, mas também como pessoa de ante da organização, e para sua capacitação, desenvolvimento de suas atividades e ao aprimoramento das relações pessoais.  

Palavras-chave: Treinamento; Desenvolvimento; Varejo.

[pic 1]

Abstract: This paper presents the importance of training for care at retail in this process brings great positive change for all stakeholders involved with the retailers. Thus this study aims to examine the importance of training for retail organizations, taking as specific goals: Show the main concepts of training; Present the importance of training for care; Develop the steps of the training process. The methodology applied is in an exploratory study with the use of literature search. It is understood that by searching the training process is of great importance not only for professional growth, but also as a person before the organization, and for their training, development of its activities and the enhancement of personal relationships.

Keywords: training; development; Retail.

INTRODUÇÃO

O presente artigo vem tratar da importância do treinamento para os profissionais de varejo, para que haja melhorias no atendimento, afim de que ocorram contribuições para as organizações de forma efetiva no processo de relacionamento empresa x consumidor. Mas afinal, quais os benefícios que o treinamento no atendimento pode oferecer para as organizações varejistas? São diversas as contribuições que o treinamento pode trazer, como funcionários mais capacitados, mais produtividade para as organizações, lucratividade. Com isso o presente trabalho surge com o objetivo de mostrar a importância do treinamento para funcionários de empresas varejistas. Tentando melhor compreender os processos de treinamento nas empresas; mostrar a importância do treinamento para o atendimento; desenvolver as etapas do processo de treinamento.

Para a construção do trabalho foi utilizado como metodologia à revisão bibliográfica, primeiramente com a utilização do Manual de treinamento e desenvolvimento: processos e operações de BOOG (2007), no qual descreve os processos de treinamento. Foi utilizado também o livro de Gestão de pessoas: Enfoque nos papéis profissionais de GIL (2001), que vem falar no capítulo seis sobre o papel do treinador, trazendo o conceito do que venha a ser o treinamento e como o mesmo é desenvolvido. Além desses livros, foi utilizado quatro artigos para complementarem a pesquisa e o desenvolvimento do trabalho: A aprendizagem, treinamento e desenvolvimento nas organizações de SILVA, et al.(2012), aonde vêm trazer a questão de como os processos de aprendizagem podem interferir no trabalho de treinamento e desenvolvimento desenvolvido nas organizações. A importância do treinamento na área de vendas, JNASCIMENTO (2010) que vem mostrar a relevância que tem o treinamento em trazer adaptação ou o aperfeiçoamento dos profissionais de vendas e requisitos necessários para o desenvolvimento e o desempenho no executivo de vendas, também vem trazer alguns conceitos de treinamento voltado para as organizações. O valor do treinamento e desenvolvimento no atendimento de varejo, de OLIVEIRA (2008), que tem como objetivo mostrar a importância do treinamento e o quanto ele impacta positivamente nas transformações para todos os públicos envolvidos com as empresas de varejo. E treinamento como ferramenta estratégica para o crescimento organizacional, de CALVALCANTE (2010) que foi desenvolvido com o objetivo de mostrar a importância do processo de treinamento como vantagem para a conquista da qualidade dentro de uma organização.

TREINAMENTO

Para poder compreender o tema proposto pelo artigo é necessário inicialmente entendermos um pouco sobre o que é o treinamento. São diversos os conceitos achados para o que venha ser o treinamento, onde temos que entender que é muito diferente de uma palestra, pois o treinamento ele traz vivências, dinâmicas, que a pessoa possa perceber o quanto o que está acontecendo faz sentido em seu cotidiano, com isso Gil nos traz o conceito de que:

Treinamento é um processo educacional de curto prazo e que envolve todas as ações que visam deliberadamente ampliar a capacidade das pessoas para desempenhar melhor as atividades relacionadas ao cargo que ocupam nas empresas. (GIL, A.C. 2001, p. 122).

Através desse conceito podemos perceber que o treinamento é muito mais do que apenas ensinar, mas também ele muda comportamentos, atitudes de forma que as pessoas possam adquirir novos conhecimentos e habilidades. Podemos ver a importância do treinamento para as empresas de varejo e seus profissionais da força de vendas. Uma vez que para a empresa vai melhorar os investimentos, permitindo a união da equipe e melhoras na produtividade, além de capacitar seus funcionários, oferecendo assim resultados positivos demonstrados através da eficácia obtida pelo treinamento oferecido, e consequentemente o aumento de lucratividade da empresa.

A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO NAS EMPRESAS DE VAREJO

O treinamento na área de vendas pode ser definido segundo NASCIMENTO, (2010), como um processo que é feito para ajudar e gerar competências e habilidades frente às atividades de atendimento provocando um clima saudável, crescimento profissional, comprometimento e atenção total ao cliente, bem como a manutenção da competitividade no mercado. O treinamento de vendas vai se concentrar na interação entre vendedores e compradores, através de ferramentas e técnicas como dinâmicas, vivências e dramatizações, que vão ajudar aos vendedores a aprenderem como devem atender e oferecer seus produtos ou serviços de forma convincente aos clientes e em termos que os clientes entendam e respondam positivamente comprando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (134.8 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com