TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO E VAREJO NAS EMPRESAS

Casos: TREINAMENTO E VAREJO NAS EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/8/2014  •  2.051 Palavras (9 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O mercado de trabalho acontece num processo dinâmico e está em constante mudança, cada vez mais competitivo e desafiador para as organizações. Estas características exigem que as empresas tenham, em seu quadro corporativo, profissionais cada vez mais capacitados técnica, física e emocionalmente, prontos para enfrentar as adversidades impostas pela competição profissional entre as organizações que trabalham com os mesmos produtos e serviços (livre concorrência). É visando a otimização dos serviços prestados por seus funcionários, que iniciamos o estudo dos conceitos de treinamento e desenvolvimento funcional dentro das empresas

Segundo MILKOVICH e BOUDREU (2010), treinamento é um processo que promove a aquisição de habilidades, conceitos ou atitudes, melhorando a adequação das características do funcionário às exigências do seu cargo. É algo pontual, voltado para o presente e para situações que necessitem de um aprimoramento rápido e objetivo. Para isto, existem alguns tipos de treinamento, dentre os quais podemos citar o treinamento no cargo e o treinamento em classe, cabendo à empresa decidir qual tipo de treinamento se adéqua aos seus objetivos.

Ainda sob o enfoque de MILKOVICH e BOUDREU (2010), desenvolvimento é um processo, a longo prazo, de aperfeiçoamento das capacidades dos funcionários com o objetivo de torná-los membros valiosos para a organização, ou seja, tem como foco o desempenho futuro das pessoas na organização e para isso, fazem uso de alguns métodos que auxiliam nesse processo, como a participação em cursos e seminários, tuturia, coaching, entre outros.

As pessoas fazem as coisas acontecerem, são elas que conduzem os negócios, produzem e prestam serviços. As organizações mais bem sucedidas investem em treinamento para garantir bons retornos (CHIAVENATO, 2010).

OBJETIVO

O objetivo desse trabalho é demonstrar que, utilizando métodos simples de redução de riscos, as empresas a médio e longo prazo sentirão o retorno do investimento em forma de produção e motivação e investirão cada vez mais em diversos tipos de treinamento, alcançando um número maior de treinados.

METODOLOGIA CIENTÍFICA

Para cada ciência, os recursos utilizados são determinados por sua própria natureza. No entanto, sua apresentação deve seguir uma padronização, seguindo critérios de organização e caracterizando a importância das principais etapas de um projeto de pesquisa, de uma pesquisa científica, de artigos científicos, ensaios e resenhas críticas, bem como relatório técnico-científico.

A Metodologia Científica existe para padronizar informações retiradas de estudos e pesquisas científicas, transformando-as e codificando-as de modo que o entendimento passe a ser universalizado entre os pesquisadores, cientistas e até os formandos das disciplinas ministradas no 3º grau. Possui um caráter sistêmico e inter-relacionado entre suas variáveis de estudo, estimulando os estudantes, a fim de que busquem motivações para encontrar respostas às suas indagações, respaldadas e sistematizadas em procedimentos metodológicos pertinentes. Dentro do estudo de nível superior, a Metodologia Científica tem como escopo facilitar o entendimento e a aplicação das questões que envolvem a elaboração de trabalhos científicos; portanto, pode ser entendida como importante auxiliar no processo do ensino-aprendizagem que os estudantes poderão consultar para suprimir suas dúvidas quanto aos procedimentos, às técnicas e ás normas de pesquisa.

Diante desse cenário de pesquisas e estudos acadêmicos, a disciplina Metodologia Científica tem uma importância fundamental na formação do aluno e do profissional. Em resumo, Metodologia Científica nada mais é do que a disciplina que estuda os caminhos desse saber, se entendermos que método que dizer caminho, que logia quer dizer estudo e ciência se refere ao próprio saber.

Pesquisa Exploratória

A Pesquisa Exploratória é muito utilizada para realizar um estudo preliminar do principal objetivo da pesquisa que será realizada, ou seja, familiarizar-se com o fenômeno que está sendo investigado, de modo que a pesquisa subseqüente possa ser concebida com uma maior compreensão e precisão. Pode ser realizada através de diversas técnicas e, geralmente com uma pequena amostra, permite ao pesquisador definir o seu problema de pesquisa e formular sua hipótese com maior precisão, ela também permite escolher as técnicas mais adequadas para suas pesquisas, decidindo sobre as questões que mais necessitam de atenção e investigação detalhada, podendo alertá-lo sobre possíveis dificuldades, sensibilidades e áreas de resistência (menor número de informações devido à dificuldade de acesso). O maior objetivo desse estudo é procurar padrões, idéias ou hipóteses, a fim de direcionar o estudo posterior do assunto.

TREINAMENTO E MÉTODOS

A área de treinamento e desenvolvimento atua com diversas competências (como, por exemplo, o treinamento básico ao novo colaborador em sua entrada na empresa). Desenvolve aspectos novos em seus empregados, faz transmissão de informações do nível estratégico ao operacional, atua com pesquisas de clima e demais métodos relativos à área. Porém, nem todas as empresas conseguem entender que a área de treinamento e desenvolvimento é um centro de desenvolvimento e não um centro de custo. Após pesquisas em internet, livros e organizações, verifica-se que diversas medidas podem ser tomadas como medidas de redução de riscos, como não restringir a um número muito baixo de treinandos, ao invés disso sugere-se abertura de vagas para todos os funcionários que desejam ser treinados e motivados. Desta forma, dilui-se o benefício do investimento em treinamento, diminuindo o risco da perda financeira (LACOMBE, 2011).

O objetivo desse trabalho é demonstrar que, utilizando métodos simples de redução de riscos, as empresas a médio e longo prazo sentirão o retorno do investimento em forma de produção e motivação e investirão cada vez mais em diversos tipos de treinamento, alcançando um número maior de treinados.

MÉTODOS DE TREINAMENTO, QUANTO A SUA FORMA DE EXECUÇÃO:

Treinamento no trabalho ou on the job, que ocorre no dia a dia, com a realização de tarefas rotineiras e orientação da chefia, através de feedbacks;

Treinamento formal interno é composto por cursos, palestras e seminários para a capacitação dos funcionários e é realizado fora do local de trabalho. Normalmente é ministrado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com