TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HUMANOS PARA A QUALIDADE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS

Por:   •  8/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.908 Palavras (20 Páginas)  •  4.974 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HUMANOS PARA A QUALIDADE.[pic 2]

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS

 

Acadêmicos¹

Tutor Externo²

 

RESUMO

Este trabalho tem como propósito compreender o atual cenário em recrutamento e seleção de pessoas. Tendo como objetivo de identificar o recrutamento e seleção como agregação de valores na empresa, analisando a aplicação dos meios tecnológicos diante de processos de recrutamento e seleção. O estudo será desenvolvido a partir da entrevista realizada com a gerente de departamento geral da empresa CEITEC S.A. Com base nas respostas obtidas mediante o questionário aplicado, temos como objetivo evidenciar a importância do recrutamento e seleção e como seu processo é de essencial valor para qualquer empresa, sendo evidente que o sucesso deste setor vai impactar diretamente na empresa. Constatamos com este estudo que os Recursos Humanos interno das empresas, vêm obtendo reconhecimento e evidenciando que nos dias de hoje o grande diferencial no resultado é o capital intelectual humano. Consequentemente, vem assumindo uma função tática muito importante dentro das empresas no âmbito de gestão de pessoas.

Palavras-chave: Recursos Humanos, Gestão de pessoas, Recrutamento e Seleção.

  1. INTRODUÇÃO

Os métodos de recrutamento e seleção juntamente com suas técnicas de avaliação, são de extrema importância nas empresas, sendo um procedimento que só agrega qualidade e contribui na probabilidade de eficiência na escolha de seus futuros colaboradores. É a partir desses procedimentos e com um planejamento que pontue todos os critérios e quesitos, as quais as empresas consideram valorosos de se praticar em seu meio de trabalho e torna possível fazer uma escolha assertiva dos candidatos que se encaixem no perfil da organização. Em um meio em que a competitividade no mercado de trabalho não permite erros, exige-se uma seleção mais detalhada, pois são estes candidatos que futuramente ocuparão cargos na empresa a qual proporcionarão produtividade e crescimento para a mesma.

1 Antoni Noé P.Alves, Filipi Barretto Ramos, Gianlucca M.Guarnieri, Luciana D.Waicampe, Michele R.da Silveira.

2 Andrelise Hanna Huffel.

-Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI-Bacharelado em Administração (ADG0707)-Seminário Interdisciplinar V- 27/06/2018                    

        As técnicas utilizadas nesses processos é o que realmente faz a diferença na hora de realizar comparações e tomar decisões perante o que foi avaliado. São elas que irão mostrar quem se destacou e quem melhor se encaixa nas habilidades e competências desejadas. Ressaltamos que a implantação de inovações tecnológicas entre processos de gestão de pessoas, tem como objetivo aperfeiçoar, diminuir custos, simplificar, tornando ágil e efetivo os instrumentos utilizados no modo de trabalho do recrutamento e seleção de pessoas, acrescentando e assegurando maior eficácia nas informações abtidas sobre os candidatos a vagas, em conjunto com os métodos tradicionais. Este estudo possibilitou o conhecimento administrativo em relação aos meios que são muito valorizadas pelo mercado e por todos que os utilizam.

Este estudo buscou compreender o atual cenário em recrutamento e seleção de pessoas, evidenciar o recrutamento e seleção como agregação de valores na empresa. A velocidade com a qual as transformações no mercado de trabalho ocorrem atualmente assusta muitas empresas. Muitas empresas ainda não enxergaram que tem, no interior da própria empresa, um setor que pode fazer toda a diferença nesse processo. O departamento de recursos humanos não é mais somente responsável por contratação e a demissão deles. Estamos diante de uma nova realidade, na qual este departamento assumiu o posto de protagonista em um contexto que envolve crescimento, desenvolvimento e estratégia. Atualmente passamos por um momento em que a busca e a concorrência por colaboradores qualificados vem aumentando, nesta contextualização, as empresas estão apresentando a inevitabilidade de desenvolver meios para driblar as adversidades encontradas pelos profissionais de recursos humanos, ampliando a competição entre organizações.  

Este estudo tem como enfoque compreender o atual cenário em recrutamento e seleção de pessoas, será desenvolvido com base em uma entrevista realizada com a gerente de departamento geral da empresa CEITEC S.A. Com base nas respostas obtidas mediante a entrevista aplicada, este estudo buscará mostrar a importância do recrutamento e seleção e seu impacto no cotidiano das empresas.

O trabalho tem o objetivo de analisar e compreender a importância dos recursos humanos para a qualidade, buscando identificar o recrutamento e seleção como agregação de valores na empresa. A partir dos materiais pesquisados, tomando como objetivos específicos: Compreender o atual cenário de Recrutamento e Seleção em tempos de crise; analisar a utilização dos meios tecnológicos nos processos de recrutamento e seleção; como saber quem deve ser recrutado para assim agregar os valores na empresa; demonstrar a importância e a função do recrutamento e das técnicas de seleção na escolha e contratação do candidato.

A metodologia utilizada para pesquisa neste estudo utilizou-se em dois formatos de pesquisas: prática de pesquisa bibliográfica e pesquisa real (Qualitativa). O material analisado a partir das noções adquiridas através da revisão bibliográfica, e a analise destas informações permitiu compreender melhor o contexto da área de Recrutamento e Seleção no momento atual. Já na pesquisa real (Qualitativa), buscando exercitar a pesquisa real direta, que abrange a observação direta, baseando-se em informações levantadas através da entrevista, como melhor método de aprendizado. O estudo foi desenvolvido com base na entrevista realizada com a gestora geral da empresa CEITEC S.A.

  1. O ATUAL CENÁRIO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM TEMPOS DE CRISE

 

Em meio a um país que demostra problemas econômicos e políticos, com índice informado de desemprego no Brasil de 12,6% entre dezembro e fevereiro de 2018, segundo dados do IBGE, atingindo todos os segmentos de uma forma ou outra. Nesta contextualização, as empresas demostram uma grande necessidade em desenvolver meios para driblar as adversidades encontradas pelos profissionais de recrutamento e seleção. Os gestores de recursos humanos ou a (pessoa responsável) tem se tornado progressivamente uma função estratégica dentro das empresas, o departamento de recursos humanos vem obtendo reconhecimento e evidenciando que nos dias de hoje o grande diferencial no resultado é o capital intelectual humano. Consequentemente, os profissionais a frente dos recursos humanos vêm assumindo uma função tática muito importante dentro das empresas, pois alerta os administradores sobre os prós e contras, o longo, médio e curto prazo, que tais medidas podem causar com tal decisão e quais medidas devem ser adotadas para ter maior êxito para os resultados da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (243.4 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com