TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS OU GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.208 Palavras (21 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 21
  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (REVISÃO CONCEITUAL)

ARH – ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS OU GESTÃO DE PESSOAS

Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de políticas e praticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as "pessoas" ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho.

Segundo Idalberto Chiavenato (2010), a Administração de Recursos Humanos é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. É extremamente contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negócio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos, do estilo de gestão utilizado e de uma infinidade de outras variáveis importantes.

Administração de Recursos Humanos é um conjunto de métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de orientar o comportamento humano e as relações interpessoais de forma a maximizar o potencial humano no ambiente de trabalho.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA ARH (ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS)

A Administração de Recursos Humanos possui caracteres multivariado e contingencial como suas características fundamentais.

A multivariedade da Administração de Recursos Humanos dá-se através de seu envolvimento com conceitos de Psicologia Industrial e Organizacional, Sociologia Organizacional, Engenharia Industrial, Direito do Trabalho, Engenharia de Segurança, Medicina do Trabalho, Engenharia de Sistemas, Fisiologia Humana etc. Esta multivariedade lida diariamente com assuntos relativos aos ambientes interno e externo, tais como:

Assuntos Internos: Planejamento Estratégico de Recursos Humanos; Recrutamento e Seleção (Interno); Desenho de Cargos; Descrição, Análise, Avaliação e Classificação de Cargos; Socialização; Movimentação de Pessoal (promoções, transferências, desligamentos); Avaliação do Desempenho; Benefícios e Serviços Sociais (Assistência Médica e Odontológica), Seguro de Vida em Grupo, Ticket Refeição e Alimentação, Vale Transporte, Plano de Previdência Privada, Convênio Farmácia; Programas Motivacionais; Política Salarial; Plano e Planejamento de Carreira e Sucessão; Ambiente Físico e Psicológico; Higiene e Segurança do Trabalho; Treinamento e Desenvolvimento; Universidade Corporativa; Desenvolvimento Organizacional; Serviço Social; Eventos Comemorativos e Confraternizações; Banco de Dados; Sistemas de Informações; Auditoria Interna etc.

Assuntos Externos: Legislação Trabalhista; Relações Sindicais; Recrutamento e Seleção (Externo); Pesquisa de Mercado de Recursos Humanos; Pesquisa Salarial; Consultorias Especializadas em T&D (Outdoor Training, Conferências, Congressos, Cursos, Palestras, Seminários); Parcerias com Instituições de Ensino Superior; Terceirização; Prestação de Serviços etc.

A contigencialidade da Administração de Recursos Humanos é fortemente embasada no conceito de que “não existem leis ou princípios universais para a gestão de pessoas”, ou seja, a gestão de pessoas de cada organização se apresentará de acordo com a situação organizacional de cada entidade, podendo sofrer influência de seu ambiente externo, cultura e mentalidade predominante, estilo de gestão adotado pela empresa, tecnologia utilizada, políticas e diretrizes vigentes, filosofia administrativa (valores, princípios gerais, conduta) e qualidade e quantidade de recursos humanos disponíveis no seu ambiente organizacional. Cada ponto apresentado acima influencia significativamente no modo em que se administrarão os recursos humanos da organização.

PRINCIPAIS DIFICULDADES DA ARH

A Administração de Recursos Humanos, quando o assunto é “pessoas”, é uma área fundamental e de extrema importância dentro de uma empresa, entretanto, como todas as outras áreas, possui certas limitações e dificuldades, tais como:

  • Um dos objetos principais da ARH são as pessoas, seres humanos, seres vivos diversificados, complexos e imprevisíveis, sendo assim, esta complexidade interfere grandemente nas ações de gestão de pessoas;

  • A ARH é uma responsabilidade de linha e uma função de staff, onde a gestão de pessoas é de total responsabilidade dos diversos gerentes de área, que para tanto, contam com o apoio e assessoria do departamento de recursos humanos.
  • A ARH, em muitas organizações, ainda é vista como centro de custos e não como centro de lucro ou resultado, uma vez que não lida com fontes de receita.
  • Os padrões de desempenho e de qualidade dos recursos humanos são extremamente complexos e diversificados, variando de acordo com a área, o nível hierárquico, as tarefas ou atribuições, a tecnologia aplicada dentre outros.

ARH COMO PROCESSO

O sistema de ARH é divido em cinco subsistemas ou processos, sendo eles: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoração de recursos humanos.

  1. Subsistema de Provisão de Recursos Humanos (Agregar Pessoas):

Enquadram-se neste subsistema, atividades que visam agregar pessoas, tais como: Planejamento de RH, Pesquisa de Mercado de RH e Recrutamento e Seleção de Pessoas.

  1. Subsistema de Aplicação de Recursos Humanos (Aplicar Pessoas):

Enquadram-se neste subsistema, atividades que visam aplicar pessoas, tais como: Socialização, Desenho de Cargos, Descrição e Análise de Cargos, Movimentação de Pessoal e Avaliação do Desempenho.

  1. Subsistema de Manutenção de Recursos Humanos (Manter Pessoas):

Enquadram-se neste subsistema, atividades que visam manter pessoas, tais como: Recompensas, Benefícios e Serviços Sociais, Plano de Carreira, QVT – Qualidade de Vida no Trabalho e Clima Organizacional, Higiene e Segurança do Trabalho e Relações Sindicais.

  1. Subsistema de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Desenvolver Pessoas):

Enquadram-se neste subsistema, atividades que visam desenvolver pessoas, tais como: Treinamento, Desenvolvimento de Pessoas e de Carreiras (Gestão do Conhecimento ou Gestão por Competência) e Desenvolvimento Organizacional (DO).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.4 Kb)   pdf (371 Kb)   docx (152 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com