TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dentro da Perspectiva de Gestão de Recursos Humanos O Fator Agregar Pessoas

Por:   •  4/9/2016  •  Artigo  •  3.425 Palavras (14 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 14

Agregar pessoas: um estudo sobre as dificuldades de recrutar e selecionar pessoas para o setor de hotelaria na mesorregião do Agreste Paraíbano.

Maciel Gomes de Aguiar (UFPB)

Gleyce Kelly Araújo Duarte (UFPB)

Janice Gama Quirino (UFPB)

Berlania Lucena da Silva (UFPB)

Erika Kaline da Silva Gomes (UFPB)

Geovacio Vicente Silva (UFPB)

Thiago Mota da Silva (UFPB)

Thomaz Mota da Silva (UFPB)

Gilmar Miranda (UFPB)

Thiago Nepomuceno Costa (UFPB)

Resumo: Dentro da perspectiva de Gestão de Recursos Humanos, o fator agregar pessoas

Palavras-chaves: Recrutar e Selecionar, Setor Hoteleiro, Trabalho.

Abstract:

Key words: Recruit and Select, Hotel Sector, Work.

1. INTRODUÇÃO

O presente artigo relata a realidade do contexto histórico hoteleiro de toda região do brejo Paraibano, com empresas de pequeno porte, como as pousadas simples as quais são a maioria, as de médio porte, como hotéis fazendas e a de um hotel de grande porte, que já detém de estrelas de qualificação, a comparação entre esses três níveis de hotelaria, mostra uma relevância no que diz respeito à agregação, ou seja, o recrutamento e a seleção na contratação de pessoas para trabalhar nesse diferentes contextos, e de como é feita em cada âmbito.

 No entanto há diferenças entre elas, e pode-se analisar as particularidades da qual cada uma tem. Na atualidade o setor de hotelaria brasileira é, em sua maioria, de origem familiar e enfrenta a concorrência das grandes redes hoteleiras internacionais que chegam ao mercado brasileiro com arquitetura arrojada e preços competitivos, que fazem questão de contratar pessoas qualificadas e capacitá-las para melhor atender os seus clientes, Diante dessa realidade os hotéis independentes se vêem forçados a se profissionalizar e investir em melhoramentos na estrutura física, tecnológica e de recursos humanos assim segue os hotéis de médio porte como os hotéis fazenda que aos poucos buscam contratar pessoas pensando na qualidade do atendimento de seu cliente, já nos hotéis de pequenos porte, a que chamamos de Pousadas, não costumam desenvolver as técnicas de recrutamento e seleção, e a maioria não possui nenhum tipo de planejamento voltado para a área de recursos humanos e nem sabem o porquê e sua importância.

A falta de um recrutamento e seleção pode causar sérios prejuízos para empresa, como falha no atendimento aos clientes, baixa motivação dos funcionários, redução da rotatividade de pessoas e má colocação de pessoas para preencher o cargo certo, em uma época em que avanços tecnológicos contribuem para o surgimento de empresas cada vez mais competitivas, pessoas são consideradas, verdadeiros capitais humanos, peças fundamentais para o sucesso da empresa, contribuindo de forma efetiva para alcance dos resultados das organizações. O objetivo deste trabalho é propor um projeto com planejamento de recursos humanos e escolha de técnicas de recrutamento e seleção para os hotéis de pequenos portes da rede hoteleira, demonstrando através de pesquisas de campo e conceitos de renomados autores conhecedores da gestão de pessoas, que a colocar a pessoas certas no lugar certo é necessário para o desenvolvimento de qualquer empresa.

        Diante de todo esse contexto verificou-se a possibilidade de uma problemática, Identificar quais fatores influenciam para a dificuldade de selecionar e recrutar pessoas no setor de hotelaria da região do brejo paraibano? E assim poderá identificar o processo e as dificuldades de selecionar e recrutar pessoas nos diversos tipos hospedagem do setor de hotelaria da região do brejo paraibano, dentre elas verificar como é feita nos diversos tipos de hospedagem o recrutamento e a seleção de pessoal, as dificuldades encontradas ao realizar o processo de recrutamento e seleção de pessoal, bem como, diferenciar as competências do pessoal exigidas nesses setores.


2. CONCEITO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

        Como cita CHIAVENATO (2010), as pessoas e as organizações têm uma relação de reciprocidade que depende de inúmeros fatores e circunstancias. As organizações escolhem as pessoas que desejam como colaboradores e as pessoas escolhem as organizações onde pretendem trabalhar e aplicar seus esforços e competências. Mas para que as pessoas se insiram na organização é necessário que haja a divulgação da oportunidade de trabalho por parte da organização. E esse e o papel do recrutamento: divulgar no mercado as oportunidades que a organização pretende oferecer para as pessoas que possuam determinadas características desejadas, ou seja, é a oferta de oportunidade de emprego.

        Recrutamento já é um processo que se ver a alguns tempos como afirmar WERTHER JÚNIOR E DAVIS (1983) é o processo de encontrar e atrair candidatos capazes para solicitação de emprego e começa quando são procurados novos recrutas e termina quando são apresentados os formulários de solicitação de emprego.

        De acordo com RIZZETTI E ROHDE (2011, apud Carvalho, 2008) o processo de recrutamento atualmente tem como finalidade principal não mais o simples preenchimento do cargo, e sim a contratação de profissionais mais sintonizados com as necessidades estratégicas de cada organização.          

        A principal função do recrutamento é a de suprir a seleção de matéria- prima básica para o processo. O recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras dos recursos humanos de uma organização. O recrutamento requer um cauteloso planejamento, que constitui em uma seqüência de três fazes, a saber: o que a organização precisa em termos de pessoas, o que o mercado de recursos humanos pode oferecer, e quais as técnicas de recrutamento que podem ser aplicadas (RIZZETTI E ROHDE, 2011 apud CHIAVENATO, 2002).

        Assim recrutamento é o processo de atrair com seletividade, através de varias técnicas de comunicação, os candidatos que possuem os requisitos mínimos para o cargo a ser preenchido.

No caso da seleção de pessoas funciona como uma espécie de filtro que permite que apenas algumas pessoas possam ingressar na organização: aquelas que apresentam características desejadas pela organização (CHIAVENATO, 2010). Busca, dentre os vários candidatos recrutados, aqueles que são mais adequados aos cargos existentes na organização ou as competências necessárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.7 Kb)   pdf (288.7 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com