TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DO RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E TREINAMENTO: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E RETENÇÃO DE TALENTOS NO PROCESSO DE LIDERANÇA DA GERAÇÃO Y

Por:   •  14/11/2018  •  Artigo  •  4.748 Palavras (19 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2]

A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DO RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E TREINAMENTO: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E RETENÇÃO DE TALENTOS NO PROCESSO DE LIDERANÇA DA GERAÇÃO Y.

[pic 3]

[pic 4]


1. INTRODUÇÃO

É inegável que o mundo vem se transformando em uma velocidade relativamente alta e com muita intensidade. Na história da humanidade não se veem registradas mudanças tão intensas como nas últimas décadas que trouxeram um impacto profundo na forma da sociedade se organizar e se relacionar. Tais alterações têm sua causa em fatores como as mudanças econômicas, políticas, sociais, tecnológicas e a própria globalização.

O desenvolvimento tecnológico mundial trouxe consigo, a ideia de que funcionários seriam dispensados e substituídos pela automação em todas as áreas. No entanto, surge a customização e o crescimento do setor de serviços e sua personificação, onde o trabalhador passa a exercer um papel estratégico nas organizações, sejam elas públicas ou privadas.

Com o surgimento da geração Y no mercado de trabalho, inúmeras mudanças ocorreram, pois, uma das características é que essa geração vem mostrando habilidades com tecnologias, e a busca imediata por resultados.

A geração Y apresenta um perfil analítico e equilibrado que os levam a tomarem decisões ousadas, embora não acostumados com preocupações sobre estabilidades em cargos, esta geração demonstra ser perspicaz. Possui força e vigor intelectual que os capacita a exercer grande influência.

Geralmente são muito responsáveis, gostam muito de tecnologia, o que os torna extremamente atualizados e aptos para se adequar a mudanças.

As empresas privadas passam a oferecer melhores condições de trabalho, como altos salários, oportunidades de auto realização, participação nos lucros, benefícios estendidos e, por fim, qualidade de vida no trabalho.

O trabalho de recrutamento, seleção e treinamento, que será devidamente estudado no presente artigo, também apresenta, sem sombra de dúvida, um papel fundamental na determinação de acesso de um bom funcionário à empresa, atendendo tanto as expectativas do empregado quanto do empregador.

Entre inúmeros processos na gestão de Recursos Humanos, as atividades de Recrutamento, Seleção e Treinamento são essenciais por sua função de identificar e atender às competências individuais necessárias para a busca do sucesso empresarial.

É exatamente esta área que possui a responsabilidade de planejar e implantar mecanismos que garantam um processo de atração dos talentos necessários bem como definir e implantar políticas e ferramentas que garantam a escolha dos profissionais adequados.

Assim, serão desenvolvidos, nos próximos tópicos, aspectos fundamentais sobre o Planejamento Estratégico da empresa e suas orientações sobre Treinamento em termos de Capacitação e Desenvolvimento Organizacional como aspectos preliminares e fundamentais para a definição de uma Gestão de Recursos Humanos voltada para a retenção de talentos. A Gestão de Pessoas possui foco no processo de Liderança da Geração Y nas empresas.

2. OBJETIVOS

2.1. Objetivo Geral

Realizar uma revisão bibliográfica sobre o tema com objetivo de verificar qual importância estratégica da gestão de pessoas em uma empresa, analisando especificamente o processo de recrutamento, seleção e treinamento como forma de retenção de talentos na empresa.

Estudar o impacto do processo de seleção na retenção de talentos da Geração Y, com foco na análise da Liderança e perspectivas profissionais.

2.2. Objetivos Específicos

  • Contextualizar a importância da Gestão de Pessoas na empresa, enquanto questão estratégica de crescimento;
  • Analisar a geração Y enquanto novo estilo de trabalhadores, observando seus desafios de liderança na empresa;
  • Verificar como o processo seletivo pode influenciar em resultados positivos na empresa enquanto negócio;
  • Contribuir para futuros estudos sobre o tema.

3. PROBLEMA

Como a gestão estratégica do recrutamento, seleção e treinamento podem contribuir para melhorar a liderança da Geração Y e reter talentos na empresa?

4. JUSTIFICATIVA

A gestão de pessoas vem ganhando espaço de importância em todas as organizações sejam elas públicas ou privadas. Pensar em qualidade de atendimento é pensar em atender às expectativas de todos os clientes, os clientes externos e os clientes internos, entendendo como internos todos os colaboradores da empresa. No entanto, o atendimento aos clientes, principalmente internos, depende muito mais de atitudes pessoais do que de ferramentas e métodos de trabalho.

A escolha do tema aqui proposto deveu-se, principalmente, pela sua complexidade e influência direta no sucesso da empresa, na medida em que se pretende demonstrar que uma boa gestão estratégica de fato é capaz de alterar as condições da empresa em termos de produtividade, desde o primeiro passo que é o recrutamento de pessoas, baseados na liderança da Geração Y e suas contribuições ao crescimento da empresa.

Por fim, pretende-se, com o estudo proposto, contribuir para futuras pesquisas sobre o tema, sem buscar esgotá-lo, mas permitindo maior transparência de visões de vários autores sobre o assunto.

5. REFERENCIAL TEÓRICO

        A Gestão de Pessoas é formada pela união da empresa e seus colaboradores, ou seja, a dependência é recíproca. Para que essa relação seja duradoura é necessário uma política e investimentos que agradam tanto a empresa, quanto o funcionário.

Historicamente, percebe-se a importância do papel dos recursos humanos nas empresas, sejam elas públicas ou privadas, ainda que as pessoas nem sempre tenham sido a principal preocupação das organizações.

De acordo com estudos de Hawtorne, inicia-se uma mudança na relação das empresas com os seus colaboradores, surgindo, a partir daí, inúmeros estudos a respeito das relações trabalhador e organização, como a Pirâmide de Maslow.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)   pdf (294.4 Kb)   docx (83.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com