TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO A PESQUISA CIENTIFICA

Por:   •  7/12/2022  •  Projeto de pesquisa  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO A PESQUISA CIENTIFICA

Araujo. A. J.¹

Lima. W. S²

 Silva. J.T.S.³

Lima. E S.4

Santos. O. F. A5

        

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Quando o homem se percebe como individuo pensante e social ele se difere dos demais animais, não só pelo fato de pensar simplesmente. Mais pela sua habilidade em manter um raciocínio logico e pela forma empírica de como o aprendizado ocorre, abandonando o ser primitivo movido apenas pelo instinto e buscou, evoluir seu pensamento e seu conhecimento de mundo uma vez que ele é um animal curioso como nos diz Köche.

O homem é um ser jogado no mundo, condenado a viver a sua existência. Por ser existencial, tem que interpretar a si e ao mundo em que vive, atribuindo-lhes significações. Cria intelectualmente representações significativas da realidade. A essas representações chamamos conhecimento. O conhecimento, dependendo da forma pela qual se chega a essa representação significativa, pode ser, em linhas gerais, classificado em diversos tipos: mítico, ordinário, artístico, filosófico, religioso e científico. (Köche, 2011, p.23)

    É sabido que o homem tem em seu espirito esse desejo  de conhecimento e anseio pelo desconhecido, porem sabendo se das formas já existentes de conhecimento  o mesmo sentiu a necessidade de buscar mais garantias e certificações em relação ao conhecimento e pautando se  pela razão sentiu a necessidade de  desenvolver métodos para assim comprovar ou falsear seus achados empíricos segundo Köche (2011 p. 29)   o conhecimento se apresenta pela necessidade  de o homem não assimilar  uma posição passiva, apenas sendo testemunha dos acontecimentos, sem poder de ação ou controle dos mesmos pois o  homem  otimiza sua racionalidade ao  elaborar um  sistema  metódico e crítico visando compreender e explicar o mundo.

Como vimos em nosso livro de estudos a evolução da humanidade está atrelada a busca pelo saber, nossa sociedade está em constante evolução e segundo a autora “A maior parte das invenções no mundo, de uma maneira ou de outra, foi produto do conhecimento. Na medida em que a sociedade evolui por meio do conhecimento, também ele próprio evolui e redireciona permanentemente a sua finalidade de produção.” (FRAINER, 2020, p 50)

Produção esta que nos traz ao tempo modernos de hoje, cujo tecnologia evoluiu de tal forma que a presença física em uma sala de aula fica cada vez, ais em segundo plano por parte dos estudantes, por outro lado fica o questionamento sobre a forma como esta pesquisa cientifica será disseminada através deste modelo novo de ensino e como será despertada essa curiosidade nos acadêmicos uma vez que como mencionado por DURHAM a pesquisa cientifica tem algumas particularidades.

O desenvolvimento da pesquisa depende de investimentos elevados e continuados, tanto em infraestrutura como em pessoal, cujo resultado só se manifesta a médio e longo prazo. Depende também da constituição de uma massa crítica de pesquisadores com acesso à comunidade científica internacional, a qual precisa contar com alto grau de autonomia na definição dos problemas a serem investigados e de estabilidade, desde que as pesquisas são de longa duração. Nenhuma dessas condições é oferecida pelas instituições particulares, altamente dependentes de recursos obtidos através do ensino, para o qual sequer uma alta qualificação acadêmica é exigida e nas quais a comunidade acadêmica não tem autonomia para definir os projetos de ensino e nem os de pesquisa (DURHAM, 1998, p. 5 apud FRAINER, 2020, p. 51).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (92.4 Kb)   docx (557.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com