TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância dos jogos corporativos dentro das empresas de pesquisas de literatura especializada

Seminário: A importância dos jogos corporativos dentro das empresas de pesquisas de literatura especializada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Seminário  •  3.837 Palavras (16 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 16

OS JOGOS DE EMPRESA COMO INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM.

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma revisão da literatura sobre o tema Jogos de Empresas a partir de pesquisa bibliográfica. Ferramenta eficaz no treinamento e desenvolvimento de pessoas, os Jogos de Empresa proporcionam de forma dinâmica e lúdica a aprendizagem e a internalização de conhecimentos pela vivência, possibilitando assim mudanças de postura e habilidades, uma vez que estimulam o comportamento quando criam atividades com situações do dia-a-dia da empresa através da simulação. Utilizados primeiramente em universidades americanas na década de 50, os jogos de empresas são aplicados para seleção, treinamento e capacitação de pessoal e vem se mostrando como uma alternativa didática viável e muito utilizada na Área de Recursos Humanos. Baseados em situações reais da empresa,o jogador pode desenvolver habilidades como: tomada de decisões,trabalho em equipe,montagem de estratégias, espírito de liderança,mudança de comportamento, avaliação de deficiências além de uma maior integração entre o empregado e a empresa estimulam comportamentos pessoais e a cooperação na equipe oportunizando a simulação das realidades organizacionais em situações descontraídas, ocupando assim lugar especial na Gestão de Pessoas.

Palavras-chave: Jogos de Empresa. Gestão de Pessoas. Aprendizagem Vivencial.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 06

2 JUSTIFICATIVA................................................................................................ 07

3 OBJETIVOS ...................................................................................................... 08

3.1 Objetivo geral .................................................................................................3.2 Objetivos específicos ....................................................................................... 0808

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ......................................................................... 09

4.1 Origem dos Jogos .......................................................................................4.2 Os jogos de empresas.................................................................................4.3 Ciclo de Aprendizagem Vivencial ............................................................... 091116

5 METODOLOGIA .................................................................................................... 18

6 ANÁLISE E DISCUSSÃO ................................................................................. 19

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................... 20

REFERÊNCIAS ..................................................................................................... 21

1 INTRODUÇÃO

Muitos tem sido os autores que estudam os jogos de empresa e sua importância nos programas de treinamento das instituições.

Ferramentas corporativas valiosas, os jogos de empresadesenvolvidos a partir de simulações de situações reais, possibilitam que o “jogador” desenvolva habilidades através de atividades lúdicas que acabam por proporcionar a internalização do conhecimento através da vivência.

O trabalho procura “mostrar” a importância dos jogos de empresa dentro das corporações a partir de pesquisa de literatura especializada. Ao pesquisar o tema foi possível encontrar um universo de artigos, debates e teses sobre a importância dos jogos de empresa nos levando a concluir que durante a utilização de jogos as dificuldades emergem de uma forma diferente do cotidiano, dada sua característica de encenação, onde as pessoas ao viverem “outro papel” acabam por trazer suas fragilidades e inseguranças à tona.

Várias são as pesquisas que abordam o assunto, seja em trabalhos acadêmicos ou em literatura destinada ao publico empresarial. Porém cada linha não deixou de enfocar a importância desta ferramenta.

A metodologia utilizada neste estudo foi desenvolvida por meio de levantamentos bibliográficos e tem como único objetivo, corroborar a eficácia deste instrumento dentro da empresa. O trabalho buscará mostrar a importância desta ferramenta para as empresas, enfocando seu surgimento, raízes históricas, bem como sua utilização como método de ensino na gestão de pessoas. O objetivo será o de apresentar os jogos de empresa como instrumentos que proporcionam a aprendizagem e a assimilação de conhecimento através da vivência plagiando Confúcio que já dizia: “Ouço e recordo; leio e memorizo; faço e aprendo”.

2JUSTIFICATIVA

A pesquisa nasceu em virtude de uma realidade que acompanhei na empresa que trabalho. Os jogos aplicados pela área de RH, pareciam sem sentido e de resultados duvidosos. As metodologias não eram devidamente esclarecidas e os resultados esperados não ficavam claros. Os profissionais responsáveis pelo programa não dominavam a metodologia e o tempo de aplicação dos jogos nunca eram suficientes ficando seus resultados deixando a desejar. Aliado a tudo isto, a cultura da empresa não era muito favorável às atividades lúdicas e vivenciais. Diante deste quadro as práticas foram esquecidas.

Assim, a pesquisa é fruto da observação de meu cotidiano empresarial e durante o meu MBA em Gestão de Pessoas pude compreender a importância deste intrumento para o treinamento e desenvolvimento de empregados, seja em treinamentos e desenvolvimento com foco em indicadores de competência; em programas de integração de áreas; durante seminários de desenvolvimento de lideranças; nos programas de desenvolvimento de equipes; na identificação de perfis ou em processos seletivos e de formação de bancos de potenciais.

A bibliografia levantada poderá ser de grande valia as áreas de RHs que não utilizam os jogos de empresa, ou utilizam de maneira equivocada.

Assim o trabalho realizado poderá contribuir favoravelmente no que diz respeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com