TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Motivação No Setor Público E Privado

Por:   •  17/9/2023  •  Artigo  •  4.468 Palavras (18 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 18

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO E PRIVADO

DUARTE; Ângela Maria da Silva Melo.[1]

MELO; Kécia Alessandra.[2]

RESUMO: O proposto artigo pretende analisar quais os fatores que influenciam a satisfação e a motivação no trabalho do setor público e privado. Foram abordados conceitos importantes para compreensão do que representa a questão da motivação e de como essa é uma importante ferramenta de gestão e de mudança na cultura organizacional. Nos últimos anos vivemos o fenômeno da globalização, as organizações buscam alcançar novos caminhos com a finalidade de aumentar a produtividade e também realizar seu principal objetivo que é alcançar sua missão. Sendo assim, o colaborador passa a ser considerado o fator essencial para as organizações, esta o vê como parceiro e não como um mero recurso. Nos serviços públicos e privados essas mudanças também ocorrem e fazem com que a administração busque novas formas de motivar e valorizar seus funcionários. Evidentemente a organização, seja pública ou privada, deve programar uma política, onde a motivação será a ferramenta que impulsionará de forma positiva seus colaboradores. Este artigo tem como objetivo de analisar a importância da motivação no setor pública e privado. Analisar as principais teorias motivacionais, descrever as formas e modelos de administração pública e privada e identificar a importância das teorias motivacionais no setor publico e privado. Neste estudo foi utilizado de pesquisa bibliográfica qualitativa. A construção deste artigo nos proporcionou um conhecimento aprofundado sobre as teorias motivacionais no setor publico e privado.

Palavras - chave: Motivação. Setor Público. Setor Privado.

  1. INTRODUÇÃO

         A motivação hoje é um assunto que está no topo das pautas das reuniões das organizações, entre empresários e acadêmicos, e dificilmente se chega a uma conclusão de como manter seus colaboradores motivados. O mundo está passando por intensas transformações nas esferas política, econômica, social e humana. A globalização alcança praticamente todos os países e tem causado mudanças importantes nas relações sociais, em que se incluem as transformações na força de trabalho e na reorganização do mercado mundial, atingindo e influenciando as organizações, tanto públicas quanto privadas. Esta nova ordem mundial afeta praticamente a todos, de uma ou outra maneira, positiva ou negativamente.

O efeito da desmotivação no trabalho, provocada por um conjunto de políticas geradoras de incertezas e inseguranças, podem gerar grandes problemas tanto para as empresas quanto para as pessoas. Em relação ao o ambiente de trabalho pode existir perda na qualidade e na produtividade dos serviços, já em relação aos funcionários as consequências negativas estão ligadas a saúde física e mental, ao estresse e sem contar que o colaborador passa a ter a falta de comprometimento com a empresa.

        Segundo Chiavenato (2010), o estresse como um conjunto de reações físicas, químicas e mentais experimentados pela a pessoa a parti de estímulos ambientais, ou seja, representa a soma de perturbações orgânicas e psíquicas oriundas de situações em que agem diversos agentes agressores como trauma, emoções fortes, fadiga, exposição a situações de conflitos e outros.

        Percebe-se assim, o quanto o trabalho em determinadas situações pode ser satisfatório e insatisfatório, ao passo em que se mostra necessário o conhecimento dos fatores que geram a distinção na satisfação e motivação dos colaboradores de uma determinada organização.

        Faz-se necessário perceber a importância da motivação para o trabalhador, uma vez que o individuo motivado leva-o consequentemente a um maior envolvimento e comprometimento no desenvolvimento de suas atividades, contribuindo significativamente para eficácia de sua empresa.

        Com o objetivo de inserir o uso da pesquisa no processo de gestão de pessoa das empresas, o proposto artigo pretende analisar a motivação no setor público e privado. Analisar as principais teorias motivacionais, identificar a importância das teorias motivacionais no setor publico e privado e descrever as formas e modelos da administração publica e privada em seus trabalhos, e a partir dai, apresentar sugestões, oferecendo a organização uma oportunidade de transformação em seu ambiente organizacional.

A motivação e satisfação são temas fundamentais na gestão de recursos humanos na iniciativa privada, não podia ser diferente na administração pública, mesmo por que tenha características peculiares e muito distintas.

O estudo do presente artigo tem como finalidade de apresentar a motivação no setor público e privado que atualmente é um dos fatores fundamentais nas organizações que vem mudando muito, buscando a satisfação dos colaboradores e do cliente, voltada para resultado e eficácia organizacional, é importante que os funcionários que dão sustentação a administração pública e privada estejam comprometido e motivado. Cabe salientar, que este artigo foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica qualitativa através de livros e artigos.

  1. MOTIVAÇÃO: CONCEITO E DEFINIÇÃO

        Nos dias de hoje, pós a era Taylorista[3], os funcionários não são mais vistos como meio de produção, mais sim com indivíduos dotados de habilidades, capacidades, destrezas e conhecimentos necessários para administrar suas próprias tarefas, ou seja, ganhar uma posição fundamental importância nas organizações (CHIAVENATO 2010).

A motivação funciona como o resultado da influência mútua entre o individuo e a situação que o envolve. As pessoas diferem quanto ao seu impulso motivacional básico, e o mesmo individuo pode ter diferentes graus de motivação que mudam ao longo do tempo, ou seja, ele pode estar mais motivado em um momento e menos motivado em outra ocasião (CHIAVENATO, 2010).

        A motivação tem uma forma de se apresentar diferente em cada indivíduo, por que não pode ser vista, ouvida ou tocada, só podemos perceber o quanto uma pessoa esta motivada fazendo uma observação do seu comportamento, considerando que cada pessoa tem suas preferências, traços de personalidade e processos motivacionais distintos.

        Motivação é “alguma força direcionada dentro das pessoas, pela qual eles tentam obter uma meta, a fim de preencher uma necessidade ou expectativa” (SILVA, 2013, p.208).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (165.6 Kb)   docx (212.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com