TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Setores público E Privado

Trabalho Universitário: Setores público E Privado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 2

Setor público e setor privado

- O setor público resulta-se de uma convenção social específica em que há uma integração da esfera pública com objetivos em prol da coletividade. Enquanto no setor privado também resulta de uma convenção social coletiva, entretanto não visa necessariamente o interesse da coletividade, mas sim, dos indivíduos que integram a esfera privada.

- O setor público é, por excelência, a esfera de ação do Estado, enquanto, o setor privado é a de ação dos indivíduos na sociedade civil.

- O setor público usa habitualmente o sistema de monopólio e busca atender os indivíduos de forma gratuita ou a menor custo possível; o setor privado normalmente trabalha em regime de competição, e visa o lucro.

Patrões e empregados

- Patrões é aquele que contrata pessoas para atuar em determinado cargo em sua empresa; Empregados presta serviço mediante a remuneração.

- Patrões tem mais controle do tempo, são responsáveis pelo bom andamento dos recursos humanos e financeiros de sua empresa. O empregado tem menos controle do tempo, tem funções específicas para executar, não gera emprego e

tem participação menor na economia em relação ao patrão.

- Patrões assumem os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço; o empregado contribui financeiramente em menor quantidade com a economia do país, se comparado ao patrão, e é subordinado a um superior.

Estado e servidores públicos

- O Estado estabelecerá os fins que iram ser trabalhados conforme uma determinada lei; enquanto os servidores públicos possuem direitos e deveres a serem seguidos conforme a suas atribuições e ordens de seus superiores.

- Os cargos ou funções pertencem ao Estado e não aos servidores públicos, motivo pelo qual o Estado pode transformar ou extinguir o cargo que o servidor público encontra-se, entretanto o servidor não pode ser demitido, ele será posto em disponibilidade recebendo remuneração proporcional ao seu tempo de serviço, sem trabalhar, até que a administração o reaproveite em outro cargo;

- O Estado possui limites e mudanças em sua gestão institucional; Enquanto o servidor público é agente do estado sendo assegurado e efetivado as suas atribuições somente após cumprir o estágio probatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com