TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Setores Público e Privado

Por:   •  12/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

Estado e Economia

JULHO – 2015

BRASILEIA – AC

WAGNER DAVID DA SILVA RODRIGUES – 21255744

TAREFA - II

Os Setores Público e Privado

JULHO – 2015

BRASILÉIA – AC

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade pesquisar sobre Imposto Inflacionário e qual sua forma de calculo na economia do estado, bem como citar suas respectivas referencias.

Conceitua-se como imposto inflacionário sendo a corrosão do poder de compra do dinheiro em circulação. Uma das maneiras de medi-lo é calcular quanto a base monetária perdeu valor por causa da inflação.

Define-se também, em economia Imposto Inflacionário, como a sistemática perda de poder aquisitivo da moeda, penalizando a população e beneficiando o Banco Central, decorrente do fato da moeda render juros nominais nulos e, em consequência, estar sistematicamente desprotegida contra a inflação.

DESENVOLVIMENTO

Os conceitos acima, onde referencia o imposto inflacionário está relacionado à emissão de moeda como meio do governo obter os recursos em receita para pagar suas dívidas. Toda emissão de moeda que o governo promove resulta no aumento da sua capacidade de pagar suas dívidas e adquirir bens e serviços, ou seja, ele cria o meio de honrar as despesas governamentais. Esta atitude, via de regra, expande os meios de pagamento, o M da equação quantitativa, o que resulta na elevação dos preços da economia. Se M aumentou, preservando-se a igualdade de MV = PY, o nível de preços P aumenta, ou seja, há inflação.

Nesta situação os indivíduos perdem o poder aquisitivo imediatamente, uma vez que a mesma quantidade de moeda que o seu salário representa não compra mais a mesma cesta de bens e serviços que anteriormente comprava. A situação de perda do poder aquisitivo perdura até que se busque aumentos dos ganhos salariais no médio e no longo prazo. Esta perda do poder aquisitivo atinge diretamente o bem-estar da sociedade, e também atinge as pretensões de investimentos do empresariado que se vê ameaçado pelo aumento dos custos das matérias-primas.

Quanto sua forma de calculo na economia do estado, observamos que a estimativa varia de acordo com a instituição que a calcula, por conta de pequenas diferenças de definição do conceito. São itens, como multas, juros, contribuições de melhoria etc., que podem levar a diferenças em torno de dois pontos percentuais do PIB.

Por exemplo, com baixa taxa de inflação, o imposto inflacionário representa uma fatia insignificante do total arrecadado e, por isso, omite-se essa fonte de receita no cálculo da carga tributária:

Se B e P representam, respectivamente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com