TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto para implementar uma campanha de recursos humanos para as empresas do setor privado

Projeto de pesquisa: Projeto para implementar uma campanha de recursos humanos para as empresas do setor privado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.626 Palavras (15 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 15

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

RECURSOS HUMANOS

3º SEMESTRE

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM I

PROJETO VOLTADO PARA A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA, DEMONSTRANDO SUA APLICABILIDADE.

PROJETO VOLTADO PARA A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA, DEMONSTRANDO SUA APLICABILIDADE.

Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem I apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina, do Curso de Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, Polo Naviraí - MS, sob a orientação do(a) Professor(a)-Tutor(a) a Distância Liziane Higa.

NAVIRAÍ/MS

2013

RESUMO

Neste trabalho buscamos identificar a origem dos Recursos Humanos e sua aplicabilidade desde os primórdios até nos dias atuais. O RH é relativamente novo nasceu no século XX não necessariamente com este mesmo nome. A Administração de Recursos Humanos, que surgiu a partir da complexidade das empresas após o forte impacto da Revolução Industrial inicialmente chamado de Relações Industriais com o objetivo de abrandar os conflitos entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais das pessoas. A organização necessitava de um órgão que reduzisse esses conflitos, pois apesar de estreitamente relacionadas pareciam que viviam em compartimentos diferentes, totalmente separados com fronteiras fechadas, requerendo um interlocutor para ambas poderem entender-se, esse interlocutor seria o órgão de Relações Industriais que tentava articular o capital e o trabalho, ambos interdependentes, mas, sobretudo conflitantes. Em sua forma embrionária, porém já estruturada, começou a articular as expectativas e as percepções desses atores econômicos (empregador e empregado), bem como serviu de interface entre o capital e o trabalho, que muitas das vezes são faces de uma mesma moeda; porém, muitas das vezes, altamente divergentes e conflitantes. Muitas empresas, a partir da década de 90, decidiram designar suas áreas de RH com outros nomes. Porém, o que importa não é um nome, mas o sentido, a essência, o significado íntimo que este nome adquire dentro das organizações. O importante, no limite, é a percepção que o empresário e o trabalhador têm dessa área. Desde o surgimento da produção social, foi necessário contratar, formar e redistribuir, entre outras atividades, a operários e empregados. Portanto essas tarefas não eram realizadas por uma direção de recursos humanos, mesmo que essa função tem existido sempre, a mesma se realizava de forma esporádica, revestia pouca dificuldade e a consequência de levar a cabo de forma incorreta era escassa e de importância pouco relevante, Os Recursos Humanos é extremamente importante para uma boa gestão dos recursos e aumentar a eficiência e a eficácia dos processos de gerenciamentos para a organização aperfeiçoar recursos e consequentemente aumentar seus lucros e se manter no mercado.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 05

1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA 06

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 07

3. DESCRIÇÃO DA EMPRESA 12

4. SITUAÇÃO GERAL 13

5. OBJETIVOS 14

6. METODOLOGIA 15

7. ANÁLISE E INTERPREÇÃO DE DADOS 16

CONSIDERAÇÕES FINAIS 17

REFERÊNCIAS 18

INTRODUÇÃO

Neste trabalho tivemos a oportunidade de aumentar a compreensão das técnicas de Recursos Humanos que apesar de ser uma matéria extremamente nova é sem duvida nenhuma imprescindível para o gerenciamento de qualquer empresa seja micro ou uma grande empresa.

As técnicas de gestão de recursos humanos facilitam aos gestores a gerir os recursos da organização. Após levantamentos feitos por técnicas de metodologia pudemos perceber que há vários fatores na empresa de Cosméticos e produtos de beleza Avon que podem ser melhorados para se alcançar um patamar mais alto de motivação de pessoal.

1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

A devida pesquisa foi realizada para se buscar a origem, as características e aplicabilidade dos Recursos Humanos na empresa citada pelo grupo, buscando desta forma responderem várias questões que diz respeito à aplicabilidade dos recursos humanos na Empresa de Cosméticos de capital aberto Avon que foi criada para realização do trabalho.

Desta forma buscamos saber qual melhor método de pesquisa para sabermos o que os funcionários precisam para poderem render mais no trabalho devido. O aumento da qualidade de vida e consequentemente, com os funcionários motivados será realizado o melhor gerenciamento dos recursos econômicos, técnicos e humanos, sem o bom gerenciamento destes recursos nenhuma empresa consegue se manter no mercado tão competitivo como do comércio de produtos de beleza e cosméticos.

O método de pesquisa utilizado pelo grupo foi coleta de dados e entrevistas, pretendemos atingir todos os ambientes da empresa e principalmente focar nos funcionários, pois, em nossa concepção o que movimenta a empresa e o que pode coloca – lá em destaque ou não são os funcionários, com suas atitudes, por mais simples que elas sejam visando o melhoramento dos processos, diminuindo custos e otimizando lucros, alcançando a excelência.

Usamos fontes Primárias em uma amostragem não probabilística não intencional obtendo assim de uma forma geral e sentindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com