TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Orçamento De RH Para Os Processos De Treinamento E Desenvolvimento De Pessoas

Por:   •  27/7/2023  •  Monografia  •  4.913 Palavras (20 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

A importância do orçamento de RH para os processos de treinamento e desenvolvimento de pessoas

Marcos dos Santos Borba [1]

Maira Vasconcelos Nogueira [2]

RESUMO

Compreende-se que as organizações são constituídas por pessoas, e os resultados que as empresas apresentam são decorrentes do desempenho das pessoas em seus postos de trabalho. Neste contexto, as organizações precisam treinar e desenvolver os seus talentos de forma efetiva, para que estes sejam capazes de melhorar o desempenho organizacional. O objetivo principal deste estudo é identificar a importância dos investimentos em programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas para as organizações. Os objetivos específicos, por sua vez, visam apresentar os conceitos que envolvem a gestão de pessoas para entender a sua importância dentro das organizações; conceituar o processo de treinamento e desenvolvimento de pessoas (T&D); e destacar a importância do investimento em T&D mediante a explicitação dos benefícios do processo. Logo, buscou-se, por meio de uma pesquisa bibliográfica, contemplar informações de obras literárias de diferentes autores, que juntas, contribuem para o esclarecimento e melhor entendimento do assunto abordado. Os resultados permitem concluir que os programas contribuem de maneira efetiva para o aumento das performances dos indivíduos, o que por sua vez gera maior retorno e garante a sustentabilidade das organizações. Neste contexto, é altamente importante que as empresas compreendam os benefícios do processo de treinar e desenvolver de modo que disponibilizem orçamento para investimento contínuo neste processo, encontrando nele, a possibilidade de melhorar os seus resultados e sua posição perante os concorrentes.

Palavras-chave: Gestão de pessoas; treinamento e desenvolvimento; orçamento de RH.

1 INTRODUÇÃO

A gestão de pessoas tem se mostrado fundamental para o sucesso empresarial, já que os colaboradores possuem potencial para se tornarem um diferencial estratégico para as empresas. Isso se deve aos recursos valiosos que agregam às organizações, como conhecimento, experiência, criatividade e motivação. Como resultado, na década de 2020, muitas empresas já perceberam a importância dos indivíduos e reconhecem seu impacto nos resultados organizacionais, o que tem levado à crescente valorização da área de gestão de pessoas como uma ferramenta para atrair e reter profissionais altamente qualificados.

As equipes são compostas por pessoas com características, comportamentos e habilidades distintas, mas que precisam ser constantemente direcionadas e incentivadas a desenvolver seu potencial máximo, a fim de contribuir mais e melhor para o sucesso organizacional. Portanto, é fundamental que as empresas encontrem meios para treinar e desenvolver os membros de suas equipes.

Sabe-se que as transformações nas relações de trabalho têm tornado a área de gestão de pessoas cada vez mais relevante e estratégica para as organizações. Nesta conjuntura, o presente trabalho visa responder ao seguinte problema de pesquisa: Qual a relevância estratégica do orçamento de RH para os processos de treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações contemporâneas?

O objetivo principal deste estudo consiste em identificar a importância dos investimentos em programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas para as organizações. Logo, os objetivos específicos visam apresentar os conceitos que envolvem a gestão de pessoas para compreender a sua importância dentro das organizações; conceituar o processo de treinamento e desenvolvimento de pessoas (T&D); e destacar a importância do investimento em T&D mediante a explicitação dos benefícios do processo.

A realização do presente estudo se justificou pela abordagem de um assunto importante para as empresas da contemporaneidade, sobretudo diante da crescente valorização das pessoas como principal recurso das organizações. Assim, a pesquisa visa contribuir para um melhor entendimento da importância dos programas de T&D no processo de desenvolvimento organizacional, sobretudo considerando as empresas que buscam por vantagem competitiva no cenário empresarial altamente dinâmico. Neste contexto, a explicitação dos benefícios dos programas de treinamento e desenvolvimento serve como referência para empresários e empreendedores que buscam melhorar os resultados organizacionais por meio da valorização e investimento no desenvolvimento das pessoas e equipes.

Este artigo se constituiu de uma pesquisa qualitativa com meios bibliográficos no que tange ao levantamento dos dados. Assim, o estudo se utilizou de uma ampla gama de livros e artigos científicos que forneceram o embasamento sobre o assunto, auxiliando nas práticas desenvolvidas durante a pesquisa.

O trabalho está estruturado em cinco capítulos. O primeiro deles, apresenta a introdução acerca do tema; o segundo, apresenta o desenvolvimento do referencial teórico; o terceiro capítulo destaca as considerações finais, sendo que as referências bibliográficas utilizadas no desenvolvimento do artigo são listadas no quarto e último capítulo do trabalho.

2 GESTÃO DE PESSOAS

A gestão de pessoas envolve a interdependência entre indivíduos e organizações. Enquanto as pessoas precisam das empresas para alcançar suas conquistas, as empresas precisam das pessoas para produzir e atingir seus objetivos estratégicos. Como resultado dessa relação, a gestão de pessoas no século XXI não se trata apenas de impor regras e métodos para que as coisas funcionem, mas sim de contribuir para o sucesso dos negócios e da busca conjunta por resultados entre empresa e colaboradores (MARRAS, 2016).

Nesta condição, Walumbwa et al. (2010), dizem que as organizações dependem das pessoas para criar mudanças e direcionar seus caminhos, pois, os colaboradores podem moldar cenários, promover marcas e produtos, além de estabelecer relações positivas com clientes e stakeholders. Contudo, a realização desses objetivos depende de como a organização trata seus funcionários. Por essa razão, a gestão de pessoas é cada vez mais vista como uma questão estratégica.

Para Santos, Nascimento e Oliveira (2018), quando pensada no contexto estratégico, a gestão de pessoas passa a considerar toda e qualquer ação que deva ser feita para possibilitar que uma empresa alcance os seus objetivos por intermédio das pessoas. Tendo como finalidade, integrar os procedimentos, as políticas e os objetivos da administração de recursos humanos ao planejamento estratégico da organização como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)   pdf (143.9 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com