TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Rh Estratégico Para As Organizações

Por:   •  15/3/2017  •  Dissertação  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

A Importância Do Rh Estratégico Para As Organizações

O papel da área de Recursos Humanos nas empresas vai muito além que somente entrevistar, selecionar, contratar e demitir colaboradores, o RH engloba todas as práticas e políticas relacionadas à administração de comportamentos dentro da empresa, como o nome já diz, o Rh considera as pessoas como recursos, elaborando estratégias e investimentos para desenvolver as capacidades de cada um.

Para Chiavenato (2000) “Recursos Humanos são as pessoas que ingressam, permanecem e participam da organização, qualquer que seja o seu nível hierárquico ou sua tarefa. Os recursos humanos estão distribuídos no nível institucional da organização (direção), no nível intermediário (gerência e assessoria) e no nível operacional (técnicos, funcionários e operários, além dos supervisores de primeira linha). Constituem o único recurso vivo e dinâmico da organização. Além disso, constituem um tipo de recurso dotado de uma vocação dirigida para o crescimento e desenvolvimento”

O tema Recursos Humanos (RH) vem se destacando atualmente nas organizações, e com certeza é um dos setores que merece destaque dentro da mesma, a algum tempo atrás o RH era conhecido apenas como departamento pessoal, tinha a função principalmente de admitir e demitir funcionários e fazer a folha de pagamento, nesse sentido, a função do RH era mais voltada às questões legais do setor, não considerando o “aspecto humano”, hoje o setor vem sofrendo grandes transformações, pois as organizações começaram a perceber que é preciso mudar o foco.

Ao longo dos anos, o setor de RH vem passando por mudanças significativas. a área de recursos humanos, anteriormente denominada departamento pessoal e hoje chamada de RH estratégico, os colaboradores eram tratados apenas como máquinas, e hoje com a criação do RH estratégico, seus sentimentos e suas capacidades são valorizados, tornando-os mais motivados trazendo resultados positivos para a organização, hoje o RH é um dos setores que merece atenção dentro das empresas, pois suas práticas não estão ligadas somente aos funcionários, mas também ao crescimento da empresa, e por isso o chamamos de RH estratégico.

 As organizações passam por constantes mudanças e os colaboradores precisam sentir-se parte dessa mudança, por isso a importância do papel estratégico dos profissionais de RH, a área de Recursos Humanos necessita estar em sintonia com a estratégia da empresa e não somente ao atingimento das metas e resultados, atualmente as empresas exigem que o profissional de recursos humanos saiba projetar tendências, desenhar cenários e buscar sempre por soluções inovadoras.

O profissional de recursos humanos da atualidade assume o papel de agente de mudanças, e é necessário que esteja focado em resultados e seja dotado de uma visão estratégica voltada à inovação.

Concluímos então que as práticas do RH sofreram grandes mudanças ao longo dos anos, especialmente porque nessa nova visão os profissionais desse setor têm maior acesso a toda organização, facilitando seu trabalho, desenvolvendo seus talentos e suas competências com maior facilidade.

Fontes:

http://www.jrmcoaching.com.br/blog/qual-a-importancia-dos-recursos-humanos-nas-empresas/

Data do Acesso: 06.03.17

http://www.contabilidadedf.com.br/qual-a-importancia-do-setor-de-rh-dentro-de-uma-empresa/

Data do Acesso: 06.03.17

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (127.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com