TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Economia de Empresas

Por:   •  21/11/2016  •  Resenha  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 5

A Importância da Economia de Empresas

O estudo da economia contribui para a sobrevivência empresarial. Isso porque a Economia é a ciência de tomada de decisões na presença de recursos escassos. A economia de empresas é uma ferramenta útil para analisar situações de negócios,tanto para empresas com fins lucrativos e sem fins lucrativos, pois fornece importantes idéias para todos os segmentos, inclusive nas decisões domésticas.  Os princípios econômicos da gestão eficaz são : Identificar objetivos e obstáculos, reconhecer a natureza e a importância dos lucros, compreender os incentivos, compreender os mercados, reconhecer o valor do dinheiro no tempo, usar a analise marginal.

O primeiro passo para uma boa tomada de decisões é ter objetivos bem definidos e o objetivo geral da maioria das organizações é maximizar os lucros, nesse sentido temos dois conceitos de lucros: Lucros econômicos que é a diferença entre a receita total e o custo de oportunidade total versus lucros contábeis que é a diferença entre a receita total e custos explícitos. O objetivo de maximizar lucros acaba suprindo as necessidades da sociedade. Os Lucros dos negócios sinalizam onde os recursos escassos são mais bem alocados e em uma empresa, os incentivos afetam a maneira como os recursos são utilizados e com que intensidade os trabalhadores executam suas tarefas e também há uma necessidade de se compreender o mercado e para isso é necessário analisar o poder, ou a capacidade de barganhar, dos consumidores e produtores no mercado, que são delimitados por três fontes de rivalidade existentes nas transações econômicas: rivalidade consumidor-produtor;  rivalidade consumidor-consumidor; rivalidade produtor- consumidor.

A oferta e a demanda, são forças direcionadoras das economias de mercado, o estudo dessas duas forças é importante, pois sua analise é uma ferramenta de projeção qualitativa que você pode utilizar para predizer tendências  em mercados competitivos, incluindo mudanças de preços dos produtos de sua empresa, nos produtos relacionados e no preço dos insumos. Entende-se por demanda as várias quantidades de um determinado bem ou serviço que os consumidores podem e querem adquirir, são muitas variáveis que podem deslocá-la como: renda do consumidor, preço de bens relacionados, propaganda e gostos dos consumidores, população e expectativas dos consumidores.Ja a  lei da  Oferta é a quantidade de um produto ou serviço disponível para compra e as variáveis que podem deslocá-la  são: preço dos insumos, o nível de tecnologia, o numero de empresas no mercado, impostos e expectativas dos produtores.

Além da analise qualitativa da oferta e da demanda, existe a analise quantitativa dessas duas forças. A ferramenta básica para determinar a magnitude dessa mudança é a analise da elasticidade. Elasticidade é uma medida do tamanho da resposta dos compradores  e vendedores às mudanças das condições do mercado. A elasticidade-preço da demanda de qualquer bem mede o quanto os consumidores estão dispostos a deixar de adquirir do bem à medida que seu preço aumenta. A demanda por um bem é chamada elástica se a quantidade demandada responde substancialmente a mudanças no preço e inelástica quando a quantidade demandada responde pouco a mudanças no preço. A elasticidade-preço oferta mede o quanto a quantidade ofertada responde a mudanças no preço . A oferta é elástica quando responde substancialmente a mudanças no preço e inelástica quando responde pouco a mudanças no preço.

O consumidor tem suas escolhas  e a maioria deles gostaria de aumentar a quantidade ou a qualidade dos bens que consome, mas consomem menos que desejam porque suas despesas estão restringidas.A linha que mostra as combinações de consumo de que dispõe, é chamada de restrição orçamentária  e sua inclinação mede a taxa que o consumidor pode trocar um bem pelo outro. Se existem duas combinações o consumidor escolherá  a combinação que melhor atenda  a sua preferência , mas se ambas atenderem igualmente a suas preferências, dizemos que o consumidor é indiferente entre duas combinações. A curva de indiferença ela vai mostrar as combinações de consumo que fazem o consumidor igualmente feliz  e a inclinação em qualquer ponto dessa curva , é igual à taxa marginal de substituição.

As curvas de indiferença representam as preferências do consumidor e possuem quatro propriedades que descrevem a maioria: a primeira propriedade diz que as curvas de indiferença mais elevadas são preferíveis às mais baixas, a segunda diz que as curvas de indiferença se inclinam para baixo, a terceira diz que  as curvas de indiferenças não se cruzam e a ultima diz que as curvas de indiferenças são convexas em relação à origem.O formato da curva de indiferença nos diz sobre a disposição de um consumidor em trocar um bem pelo outro.Quando os bens são facilmente substituíveis um pelo outro, são chamados de substitutos perfeitos e quando não são, são chamados de complementos  perfeitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com