TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Gestão da Produção

Por:   •  13/1/2020  •  Artigo  •  4.168 Palavras (17 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 17
  1. DIAGNÓSTICO NA ÁREA DE PRODUÇÃO[a] 
  2. Sistema de Gerenciamento e Processo  

Raimundo Jerónimo dos santos Carvalho [1] 

Tamiris Vilas Boas de Azevedo [2]

Resumo

As empresas inseridas em um ambiente de mudanças sociais e políticas, incluindo a era da sustentabilidade e tecnologia, carecem constantemente revisarem e melhorarem seus processos internos objetivando a competitividade e lucratividade sem perderem a qualidade na prestação dos serviços. A empresa objeto deste artigo exerce atividade de mineração com atuação na prospecção e extração de ouro na cidade de Jacobina-Bahia. O presente trabalho tem como tema: “Diagnóstico na área de produção: sistema de gerenciamento e processo”. Para responder ao tema do artigo foram definidos um (01) objetivo geral e três objetivos específicos. Objetivo geral: realizar diagnóstico do Sistema de Gerenciamento de Processo. Objetivos específicos: 1) identificar a existência dos pilares que suportam a produção e logística adotadas pela JMC; 2). Propor soluções às falhas e/ou lacunas encontradas; 3) elevar o controle dos custos e dos resultados da produção.  A metodologia adotada foi leitura de livros, pesquisa de campo, coleta de dados e entrevista. Ao analisar as respostas dos auditados foi possível perceber a existência de falhas do processo no sistema de gerenciamento, permitindo assim a elaboração de sugestão para melhor execução dos serviços. Ao final do trabalho foi possível verificar a necessidade de a empresa desenvolver seus processos com eficiência objetivando a qualidade desejada, bem como atender aos requisitos de qualidade dos stakeholders internos e externos, para tanto os processos necessitam ser executados com alto desempenho, visando diminuir a variabilidade. O Sistema de Gerenciamento de Processos está apoiado nos conceitos de Gerenciamento da Qualidade Total e no uso de ferramentas e metodologias da qualidade.

Palavras-chave: Mudanças. Soluções. Ferramentas e Metodologias. Avaliação. Padronização.

DIAGNOSIS IN THE PRODUCTION AREA

System Management and. Process

Abstract

Enterprises in an environment of social and political change, including the age of sustainability and technology, constantly need to review and improve their internal processes for competitiveness and profitability without losing quality in service delivery. The company object of this article is a mining company engaged in gold prospecting and extraction in the city of Jacobina-Bahia. The present work has as theme: "Diagnosis in the production area: management system and process". To answer the theme of the article were defined one (01) general objective and three specific objectives. General Objective: Perform diagnosis of the Process Management System. Specific objectives: 1) To identify the existence of the pillars that support the production and logistics adopted by JMC; 2). Propose solutions to the flaws and / or gaps found; 3) raise control of production costs and results. The methodology adopted was book reading, field research, data collection and interview. By analyzing the respondents' answers, it was possible to notice the existence of process failures in the management system, thus allowing the elaboration of suggestions for better execution of services. At the end of the work, it was possible to verify the need for the company to develop its processes efficiently aiming at the desired quality, as well as meeting the quality requirements of the internal and external stakeholders, so the processes need to be executed with high performance, aiming to reduce the variability. . The Process Management System is based on the concepts of Total Quality Management and the use of quality tools and methodologies.

Keywords: Changes. Solutions Tools and Methodologies. Evaluation. Standardization.

1 INTRODUÇÃO

            A[b] estabilidade na produção em termos de qualidade é determinante para confiabilidade no processo. A empresa precisa desenvolver seus processos com eficiência para que seja gerada a qualidade desejada.

            Para atender aos requisitos de qualidade dos stakeholders internos e externos, os processos necessitam ser executados com alto desempenho, visando diminuir a variabilidade. Para tanto, as ferramentas e metodologias da qualidade são um conjunto de técnicas para a análise do sistema produtivo e avaliação de seu desempenho, que suportam as resoluções de problemas

            O sistema de gerenciamento de processos e[c] suportado pelos conceitos de gerenciamento da qualidade total e pelo uso de ferramentas e metodologias da qualidade. E a motivação do SGP, desenvolver nos envolvidos no processo, o pensamento sistêmico e[d] estimular o uso de metodologias já difundidas e/ou desenvolvidas pelos próprios colaboradores, para resolução de problemas e para melhoria continua do processo.

           O escopo do trabalho consiste na avaliação dos 07 (sete) pilares previstos no Manual do Sistema de Gestão de Processo:[e]

            A metodologia utilizada foram pesquisas bibliográficas (leitura de livros específicos, artigos, jornais, revistas e internet), pesquisa de campo e entrevista estruturada. O processo em cada área da planta foi amostral, com base em evidências. Faz parte do processo de diagnóstico, o alinhamento das equipes auditado após a visita às áreas e verificação das evidências fornecidas. Algumas perguntas têm como critério de validação a verificação de itens em campo, através de observação e/ou entrevistas.

2 DIAGNÓSTICO NA ÁREA DE PRODUÇÃO  

O diagnóstico na área de produção que é objetivo deste trabalho se traduz em analise que buscou-se mostrar a importância da gestão como uma ferramenta capaz de identificar as oportunidades e fraquezas[f] apresentadas pela área de beneficiamento, reconhecer os processos que foram realizados adequadamente e dentro do que foi definido valorizar as inovações propostas e implantadas pelos responsáveis. Com essa avaliação, é possível elaborar planos de ação para corrigir os defeitos e melhorar as ideias propostas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (228.6 Kb)   docx (62.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com