TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Leitura

Por:   •  7/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO

Campus São Raimundo das Mangabeiras

Especialização em Informática na Educação - Ead

Software Educacional e Objetos de Aprendizagem

Tarcísio Souza de Sá[1]

São João dos Patos – MA

Fevereiro de 2020

O USO DOS SOFTWARES COMO PRÁTICA DE ENSINO PARA O PROFESSOR EM SALA DE AULA.

Com o desenvolvimento em massa dos meios de produção e de serviços, veio a modificação de vários segmentos da sociedade. Mudanças essas que vieram repercutir até na educação. Tais mudanças marcaram a passagem para uma sociedade que valoriza o conhecimento e requer um novo pensar educacional, principalmente em relação aos processos de aprendizagem.

Atrelado a essas mudanças que a sociedade vivencia, uma delas está na sala de aula na inclusão da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem das crianças.  Segundo Valente (1999), a utilização do computador na educação foi usada para armazenar e transmitir conhecimentos em uma determinada sequência de alunos.  Hoje, porém essa realidade é diferente, pois a utilização do computador no processo de ensino e aprendizagem foi bem mais além, servindo para enriquecer e diversificar os ambientes de aprendizagem e auxiliar na construção do seu próprio conhecimento.

Com a utilização do computador, o professor pode decidir a aplicação de softwares educacionais segundo seus objetivos pedagógicos que deseja alcançar. Como afirma Cox (2003), atribui ao computador uma potencialidade de uma verdadeira revolução na construção do saber. Uma dessas razões é dos diferentes tipos de abordagens que podem ser realizados através do computador, devido aos seus inúmeros softwares que podem auxiliar no processo de ensino.

Quando o professor consegue estabelecer uma relação entre suas práticas pedagógicas e o uso dos softwares educacionais, ele possibilita a utilização do computador como uma ferramenta a mais que possa contribuir na aprendizagem dos alunos, na superação de seus limites.

Segundo Tajra (2004), o computador funciona como um grande aglutinador das várias tecnologias existentes e que proporciona a interatividade com o meio, permitindo uma maior integração com os diversos recursos tecnológicos, criando um ambiente visual e sonoro mais atrativo, possibilitando maiores habilidades aos alunos.

O uso dos softwares educacionais aliados ao conteúdo didático na sala de aula, ajuda a despertar um maior interesse dos alunos pelas aulas, pois cria um ambiente estimulante e desafiador, despertando a motivação e transformando a aula monótona em uma aula mais interativa.

Segundo Valente (1993), existem diferentes possibilidades de usar a tecnologia na educação, atrelado ao computador e os softwares educativos que são: o paradigma instrucionista, no qual informa os métodos tradicionais de instrução e o paradigma construcionista, enriquecendo os ambientes de aprendizagens, permitindo a interação do aluno com os objetos e ambiente, tendo a chance de construir o seu conhecimento.

A escolha do tipo de tecnologias no que tange os softwares educativos é fundamental para o trabalho que o educador irá desenvolver na sala de aula com os alunos, evidenciando assim a importância que deve ser dada à escola dos programas que serão selecionados para serem utilizados com intuito educacional. Segundo Tajra (2001, p.74), “A utilização de um software está diretamente relacionada à capacidade de percepção do professor em relacionar a tecnologia à sua proposta educacional”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com