TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Liderança Motivacional

Por:   •  17/11/2020  •  Artigo  •  5.641 Palavras (23 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 23

A importância da liderança motivacional na melhoria da performance organizacional

Mary Ellen Pinto dos Reis

Kelly Cristina Vieira

RESUMO

No ambiente organizacional, cada vez mais dinâmico e competitivo, a visão das organizações está voltada para o mercado e para a necessidade de estabelecer diferenciais estratégicos diante da concorrência. Nesta atual conjuntura, contar com equipes eficazes representa uma verdadeira vantagem competitiva. Logo, o fator motivacional aplicado pela liderança aparece como elemento chave para alavancar o desempenho das equipes, e consequentemente, os resultados das organizações. O presente artigo constitui-se de uma revisão bibliográfica que visa esclarecer sobre a importância da motivação na transformação de equipes de trabalho dentro das organizações. Com isso, espera-se demonstrar como uma liderança eficiente, dotada de ferramentas motivacionais bem aplicadas, pode alavancar o desempenho das equipes de trabalho. Os resultados sugerem que equipes engajadas e motivadas pelos seus líderes são capazes de grandes realizações, podendo melhorar substancialmente os resultados organizacionais.

Palavras-chave: Liderança. Motivação. Equipes Eficazes. Resultados.

1 INTRODUÇÃO

As constantes mudanças do mercado econômico global exigem das empresas modernidade, eficiência, agressividade e inovação tecnológica, o que por sua vez só é possível se a organização for detentora de uma equipe de profissionais eficiente. Por meio das habilidades, experiências, conhecimentos e competências das pessoas, as organizações podem elevar suas forças e manter-se sustentável diante da concorrência. No entanto, a forma como os recursos humanos serão conduzidos é que irá torná-los um diferencial competitivo ou uma fraqueza interna.

Em decorrência disso, as empresas têm percebido a Gestão de Pessoas como um recurso estratégico, e tem investido no fortalecimento das atividades que a área desempenha com intuito de manter um quadro de colaboradores de alta performance. Assim, a ligação entre o talento, os desafios e estratégias de negócios de uma organização, está na execução eficaz da estratégia, que requer líderes eficazes capazes de construir equipes efetivas, engajadas e motivadas.

A realização do presente trabalho justifica-se pela abordagem de um assunto importante para as organizações contemporâneas que se deparam com os contínuos desafios de competitividade. Entendendo o potencial do capital humano como uma força competitiva nas organizações, o estudo dos fatores que influenciam o seu comportamento nas empresas é de fundamental importância. Logo, a pesquisa pretende ser útil para líderes que desejam melhorar suas habilidades de liderança e motivação para contar com colaboradores mais satisfeitos. Já para as empresas permite compreender melhor a relação de uma liderança eficaz e os resultados gerais da companhia, resultados esses que contribuem para a melhoria da economia do país por meio da geração de emprego e renda. No contexto acadêmico, o estudo é relevante para o campo da gestão estratégica de pessoas, permitindo aos acadêmicos ampliar os conhecimentos acerca desta área essencial para a condução do sucesso de qualquer tipo ou porte de organização.

Melhorar o desempenho dos funcionários tem ganhado a atenção das empresas, que precisam contar equipes eficientes para que os objetivos organizacionais sejam alcançados. Nesta conjuntura, o presente estudo visa esclarecer o seguinte problema de pesquisa: Como o fator motivacional pode auxiliar na construção de equipes eficazes e na melhoria dos resultados organizacionais?

Para responder à problemática em questão, este artigo se constitui de uma pesquisa qualitativa com meios bibliográficos no que tange ao levantamento dos dados. Assim, o estudo se utilizará de uma ampla gama de livros e artigos científicos que fornecerão o embasamento sobre o assunto, auxiliando nas práticas desenvolvidas durante a pesquisa.

O objetivo principal deste estudo consiste em investigar a importância da liderança motivadora na transformação de equipes de trabalho dentro das organizações e na melhoria dos resultados organizacionais. Logo, os objetivos específicos visam apresentar os conceitos que envolvem a liderança e a motivação nas organizações; verificar as principais técnicas motivacionais a serem utilizadas pelas lideranças; e identificar os reflexos do fator motivacional sobre o comportamento dos colaboradores e resultados organizacionais.

Dessa forma, o artigo se dividirá em três seções para melhor versar sobre o tema escolhido, sendo elas: 1) Introdução, onde se faz uma breve explanação sobre o tema, além de serem apresentados os objetivos do estudo, a pergunta de pesquisa e a justificativa de escolha do tema; 2) Desenvolvimento do artigo, onde são abordadas as teorias que embasam o presente trabalho de pesquisa; 3) Considerações finais; e ao final do trabalho apresentam-se as referências bibliográficas.

2 LIDERANÇA

Para Venturi e Lenzi (2003) o exercício da liderança está relacionado diretamente com o fato de fazer as pessoas cumprirem seus papéis como membros de uma equipe. Contudo, apenas o verdadeiro líder tem capacidade para manter suas equipes motivadas e engajadas mesmo diante das dificuldades e desafios.

Lacombe e Heilborn (2006) destacam ainda que o líder organizacional deve ser capaz de, comandar, motivar, persuadir, capacitar, compartilhar dificuldades e ações, delegar e cobrar resultados, buscando assim alcançar os objetivos estratégicos da organização. Fonseca et al (2015) acrescentam que esta capacidade se dá através de um conjunto de comportamentos e técnicas as quais se utilizam para influenciar efetivamente os membros de uma equipe.

Em todas as definições de liderança sempre será encontrada uma relação de influência. Para Fonseca et al (2015) a influência do líder é medida pelos resultados que seus seguidores obtêm.  Entretanto, de acordo com Maximiano (2011) numa definição mais complexa, considera-se pelo menos três componentes: as motivações dos liderados, a tarefa ou missão envolvida, e a figura do líder.

  1. As motivações dos liderados: Por quais razões as pessoas permitem que o líder as influencie? É comum a existência da reciprocidade entre o líder e os liderados, aonde a influência de um sobre o outro acontece devido a compatibilidade de pensamentos e expectativas. Tanto o líder quanto os liderados são peças fundamentais dentro de um processo construtivo, logo, um não existe sem o outro.

Maximiano (2011) caracteriza os liderados em dois tipos: àqueles que se identificam e são fiéis ao líder em virtude do seu caráter como colaboradores, e àqueles que agem por interesses próprios, classificados pelo autor como os mercenários. Os liderados sempre exigirão do líder algum tipo de vantagem; no caso dos mercenários, buscam recompensas materiais; e no caso dos fiéis, exigem que o líder sirva a causa e aja conforme os ideais do grupo. Em troca, o líder tem a colaboração do grupo para realizar os objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)   pdf (233.6 Kb)   docx (61.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com