TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Tomada de Decisão no Processo Administrativo

Por:   •  22/10/2016  •  Artigo  •  4.302 Palavras (18 Páginas)  •  844 Visualizações

Página 1 de 18

A IMPORTANCIA DA TOMADA DE DECISÃO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO

Álan Gonçalves de Souza

João Manuel de Sousa Junior
Leonardo Lourenço Mazoti¹



Orientador(a):
Profª Ms. Silvia Alonso y Alonso Bittar Cunha 

Resumo: o objetivo deste artigo é apresentar a importância da tomada de decisão no processo administrativo. Dirige inteiramente a como, no processo administrativo a tomada de decisão influencia no resultado final que uma empresa alcança (transformando os seus recursos em resultado). O processo administrativo é composto por quatro etapa: Planejamento, Organização, Liderança e Controle , e está inserido no ambiente externo. O estudo apresenta questões relevantes sobre o processo e a tomada de decisão, a partir de uma revisão bibliográfica. Foi feito o estudo de algumas variáveis que interferem nas tomadas de decisões, como os tipos de problema e níveis de decisão a fim de auxiliar o profissional, de acordo com as suas condições, a optar pela melhor decisão para a organização com os elementos do processo administrativo.

Palavras-chave: Processo administrativo. Tomada de decisão.

1 INTRODUÇÃO

Administração é o processo de tomar decisões sobre os objetivos e utilização de recursos. O processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões, também chamadas processos ou funções: planejamento, organização, liderança ,execução e controle.

O atual cenário econômico, somado a concorrência cada vez mais acirrada entre as empresas que buscam obter melhores resultados, desencadeia a necessidade de instrumentos que auxiliem nas tomadas de decisões. Neste cenário ocorre o processo administrativo com a função de planejar, organizar, liderar, executar e controlar.



______________________
 Alunos regularmente matriculados no 6º semestre do Curso de Administração – noturno – do Uni-Facef Centro Universitário de Franca.

Planejamento, é a determinação antecipada dos objetivos. Organização, envolve a designação de tarefas, e o agrupamento de tarefas entre os departamentos, é utilizada para atribuição e determinação das tarefas. Liderança, é quem conduz os funcionários a executar suas funções e o controle , é o papel do administrador de sempre estar atento para onde a empresa esta caminhando.

O processo administrativo, assim como a organização (empresa), esta inserido num ambiente constituído por : tecnologia, economia (macro), sociocultural , concorrentes, clientes e  fornecedores.

Nos dias de hoje, tomar decisão se tornou uma competência central no ambiente  da gestão. Decisões são necessárias quando uma oportunidade ou problema existe.

O processo da tomada de decisão é complexo, pois envolve diversos fatores como :  característica do decisor (seus precedentes), tipo de problema, nível de decisão .

1 O PROCESSO ADMINISTRATIVO

De acordo com Newman e Warren (1980), a administração é tão complexa que nossa mente não pode considerar todas as suas facetas ao mesmo tempo. Precisamos dividir a atividade global em partes para conseguir entender o completo significado de cada uma delas, da mesma forma que conseguimos melhor visão de uma empresa quando olhamos separadamente sua área financeira, seu pessoal, sua reputação, suas vantagens, suas políticas e organização, suas tradições e sua estrutura social. Aí, então, podemos ajustar os diferentes aspectos dentro do sistema total.

Encarar a administração como um processo é colocar nossas ideias a esse respeito em termos operacionais, isto é, em relação direta com as ações e decisões do executivo. Também a divisão em subprocessos – organização, planejamento, controle e implementação - proporciona uma estrutura analítica comprovadamente útil em todos os tipos de empresa, comerciais e não lucrativas.

Segundo Daft (1999), a administração é realização dos objetivos organizacionais de uma forma eficaz e eficiente, através do planejamento, organização, liderança e controle dos recursos organizacionais. Os administradores usam inúmeras técnicas para desempenhar estas funções.

A Figura 1 ilustra o processo pelo qual os administradores usam os recursos para alcançar metas organizacionais.

Figura 1 - O Processo de Administração

[pic 1]

Fonte: DAFT, 1999, p.5

Para Robbins (1978), a partir de uma perspectiva diferente, podemos definir administração como um processo de funções: trata-se de planejamento, organização, liderança e avaliação de outros para obtenção de fins específicos. Nossos objetivos são determinados na função de planejamento. Alocação de recursos escassos é o fator principal no planejamento e na organização. A liderança consiste na obtenção dos objetivos através de pessoas. Finalmente, a função de avaliação examina desempenho em confronto com os objetivos estabelecidos e, quando necessário, inicia ação corretiva.

3  AMBIENTE EXTERNO

Segundo Daft (1999), o ambiente organizacional externo inclui todos os elementos existentes fora das fronteiras da organização que têm potencial para afetar a organização. O ambiente inclui concorrentes, recursos, fornecedores, tecnologias e condições econômicas que influenciam a organização. Não inclui os eventos tão afastados da organização que o impacto deles não é perceptível.

O ambiente externo da organização pode ser melhor conceituado como tendo duas camadas: o geral e o ambiente tarefa, como ilustrado na Figura 2.

Figura 2 – Localização dos ambientes Geral, Tarefa e Interno na Organização.

[pic 2]

Fonte: DAFT, 1999, p.45

O ambiente geral, para Daft (1999), são as camadas externas dispersas que afetam a organização indiretamente. Inclui fatores sociais, demográficos e econômicos que influenciam, igualmente, todas as organizações em torno. O crescimento na taxa de inflação ou a porcentagem dos casais na força de trabalho são parte do ambiente geral da organização. Estes eventos não afetam diretamente as operações do dia-a-dia, mas acabam por afetar toda a organização. As dimensões do ambiente geral incluem a internacional, a tecnológica, a sociocultural, a econômica e a político-legal como pode ser observado no Quadro 1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)   pdf (434 Kb)   docx (490 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com