TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da análise e descrição do cargo

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.032 Palavras (9 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO


Introdução......................................................................................................3

A importância da análise e descrição do cargo.............................................4

Requisitos Físicos para contratação de um Gerente Comercial....................5

O processo de Recrutamento........................................................................6

Plano de cargos e salários.............................................................................7

Treinamento ..................................................................................................8

Responsabilidade Social e ambiental e Avaliação de Desempenho..............9

Considerações Finais....................................................................................10

Referências Bibliográficas..............................................................................11













INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata-se de um estudo detalhado da estrutura da empresa “Brasil Confecções”, com o intuito de aprimorar meus conhecimentos com uma atividade prática relacionada ás disciplinas abordadas no decorrer 6º semestre.

Descrição do negócio

Tipo de empresa: Confecção de roupas masculina e feminina
Porte: Pequeno porte
Principal atividade: Comércio Varejista

Ficha Técnica
Razão social: Brasil Confecções
CNPJ: 10.467.221/0001-28
Endereço: Av. Santa Catarina, nº450 centro- São Carlos-SC CEP:89885-000 Brasil.
Telefones: (49) 3325-5533 e (49) 3325-3432
Site: www.brasilconfecções.com.br
e-mail: brasilconfeccoes@hotmail.comA empresa, teve início em fevereiro de 1999, com pessoas da família trabalhando. Aos poucos foi crescendo e precisando se adaptar à modernidade para permanecer com a confecção e vendas.


A empresa conta com 450 funcionários, gerente geral, supervisores, administradores e contador.

A missão da empresa é garantir um excelente produto maximizando os clientes.









DESENVOLVIMENTO

O planejamento estratégico na empresa BRASIL CONFECÇÕES é altamente eficiente, aproveitou satisfatoriamente de todas oportunidades levando á empresa a um crescimento organizado.

A área de recursos humanos atua em parceria com a liderança da companhia, definindo a estratégia que apoiará o crescimento do negócio. Para inserir a estratégia de crescimento da companhia em suas atividades, o RH envolve todos os níveis da organização no desenho de plano de ações que contemple a participação de todos os Colaboradores. Essas ações são essenciais pois contribuem tanto para o crescimento organizacional quanto para o crescimento individual de cada colaborador independente do seu nível hierárquico

A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE E A DESCRIÇÃO DO CARGO
A Análise e Descrição de cargos é um documento de fundamental importância para uma organização, pois possibilita conhecer efetivamente os cargos, bem como padroniza a realização das atividades. Esse tipo de serviço oferece benefícios tanto para o empregador quanto para o empregado, uma vez que regula o exercício da função desse último, que não assume excessivas responsabilidades ou responsabilidades que lhe exijam competências que não apresenta, o que favorece seu desempenho geral. Ademais, tendo em vista as atribuições de cada cargo, podem ser providenciados treinamentos específicos, além de permitir criar diretrizes que otimizam um processo de Recrutamento e Seleção.
DESCRIÇÃO DO CARGO
Visão da empresa: Estar no hall das principais empresas de confecções da área na região.
Função escolhida para o processo seletivo: Gerente Comercial
Título do cargo: Gerente Comercial
Descrição Sumária: Destinado ao Departamento Comercial e operacional com finalidade de liderar equipe e manter o trabalho harmônico e rentável.
Gerenciar as atividades de confecções, de forma a garantir a satisfação do cliente , manter a equipe comprometida com a missão da empresa, tratar dos conflitos destes encarregados.


ANALISE DO CARGO
Requisitos mentais
Instrução essencial necessária: Formação em Administração
Experiência anterior necessária: Um ano no ramo
Iniciativa necessária: Ser proativo
Aptidões necessárias: Ter domínio de entradas e saídas de movimentação financeira, saber relacionar-se, planejar, reter e organizar equipe, bem como departamento.
Requisitos físicos
Esforço físico necessário: não se aplica
Concentração visual: ser um bom observador, estar sempre atento.
Destreza ou habilidade: Organização administrativa do Depto.
Compleição física necessária: não se aplica.
Atribuições do Cargo
- Avaliar e planejar estratégias de vendas e atuação;
- Dividir com os demais setores envolvidos as estratégias elaboradas para o desenvolvimento dos negócios da empresa, olhando esta com um todo e não apenas um setor;
- Analisar, os processos e estratégias existentes com intuito de aprimorá-los ou ajustá-los a realidade do mercado e da empresa visando determinar assim um padrão de atuação;
- Estruturar, organizar e distribuir as equipes;
- Assegurar o comprimento dos objetivos e metas estabelecidas;
- Avaliar as melhores práticas do mercado e implantá-las;
- Avaliar o mix de produtos, níveis de estoque e de produtos;
- Avaliar e gerenciar as despesas do departamento visando cumprir orçamento determinado evitando desperdícios e gastos desnecessários;
- Contatos Internos e externos: Bom relacionamento com o Grupo, entre departamentos e com fornecedores.
- Informações Confidenciais: Ser discreto e manter sigilo profissional
Cabe ao gerente avaliar e definir qual o melhor formato para a força de vendas cumprirem os objetivos determinados. Reavaliar estas estruturas ao longo do tempo. Motivar a equipe para enfrentar a dura competição pelos seus clientes. Criar métodos de avaliação com indicadores de desempenho claros e objetivos.
RECRUTAMENTO INTERNO E EXTERNO
O recrutamento interno e externo contempla muitas etapas:
Recrutamento Interno
Recrutamento interno é um processo de aproveitamento do capital humano interno e serve também como fonte de retenção e motivação dos profissionais dentro da empresa.
O processo de recrutamento interno geralmente contempla as seguintes etapas:
Divulgação da vaga por meio de murais, intranet e/ou outros meios utilizados pela empresa,inscrição dos candidatos interessados e entrega de formulários de preenchimento,prova técnica e/ou estudo de casos,dinâmica de grupo (se houver muitos participantes),entrevista com RH e, por final, com gestor da área requisitante,feedback do processo para os candidatos.
Recrutamento Externo
Esse tipo de recrutamento só é feito quando se esgotam os recursos humanos internos da Empresa. É o preenchimento de uma vaga através da contratação de uma pessoa de fora da empresa.
Com a intenção de agilizar o processo, foi realizado uma seleção dos melhores candidatos a vaga que tivesse no Banco de dados
interno, em seguida a empresa buscou candidatos em um Banco de Dados que geralmente toda cidade possui (Sesc por exemplo)
ETAPAS E TÉCNICAS DE SELEÇÃO
Triagem Preliminar de Currículos: Para ver se o candidato em questão pode ser aproveitado. Verificando sua formação e experiência e as comparando com os requisitos da vaga.
Entrevista na Unidade de Seleção: esta é realizada com o objetivo de observar o candidato e checar as informações do currículo. No currículo, analisa-se basicamente se as informações são verdadeiras; as qualificações do candidato, seus conhecimentos, a formação profissional, as razões das saídas dos últimos empregos, as realizações do candidato, as posições ocupadas, as principais atribuições que teve, sua experiência profissional, seus objetivos e planos para o futuro, suas aptidões e vulnerabilidade.
PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS DA EMPRESA
A determinação dos salários individuais será feita conforme as seguintes normas e procedimentos.
1. Salário de Admissão
O funcionário será admitido preferencialmente com salário no início da faixa salarial estabelecida para o seu cargo.
2. Alterações Salariais
O Sistema de Administração de Cargos e Salários prevê as seguintes situações que poderão gerar alterações salariais:
Fim do período de experiência,promoção Vertical (promoção para um cargo maior),promoção Horizontal (aumento de salário por merecimento, no mesmo cargo), transferência para outro cargo, reclassificação do cargo.
2.1. Salário Após o Período de Experiência
Em casos específicos, em que o funcionário tenha sido contratado com a condição de ter um reajuste após o período de experiência, o salário do funcionário será reajustado para o nível previamente acertado na contratação.
2.2. Promoção
Vertical
Os aumentos por promoção vertical são concedidos aos funcionários que passam a ocupar cargos incluídos numa Classe superior à Classe atual do cargo, dentro da estrutura de cargos e salários.
A promoção vertical está vinculada à existência de vaga no quadro de funcionários (caso de Auxiliares, Assistentes, Analistas, por exemplo), ou poderá ocorrer em função da necessidade de preenchimento de uma vaga em aberto (caso de Encarregados, Supervisores, Gerentes, por exemplo).
FORMAS DE CONTRATO DE TRABALHO
O contrato individual de trabalho é exatamente um acordo que você celebra com o empregador. Segundo a nossa CLT, isto é, Consolidação das Leis do Trabalho, as possíveis regras dos contratos de trabalho são as seguintes:
Contrato de Experiência
É o contrato firmado com o funcionário desta empresa como gerente comercial. Este é um tipo de contrato em um período em que empregador e empregado estão a caminho de mútuo conhecimento. Durante esse período, o empregador observará todo o desempenho do empregado em relação as suas atribuições no ambiente de trabalho tais como a pontualidade, o respeito, integração na equipe, conduta moral, social etc.
TREINAMENTO

Antes de investir em qualquer programa de treinamento a empresa realiza o levantamento das necessidades que significa investigar quem precisa de treinamento e o que deve ser ofertado para os funcionários.

O tipo de treinamento são as aulas expositivas. Que são usadas no processo de transmissão de informações. A comunicação é unilateral, podendo permitir formulação de perguntas por parte dos treinados. Com esta técnica podemos apresentar a empresa, sua história, seu produto. Também é aplicado textos reflexivos e dinâmica de grupo.

AVALIAÇÃO

A avaliação é o principal instrumento para determinar o real desempenho do treinamento. Para saber se houve aprendizagem utilizamos as varáveis:
- Quais foram as relações imediatas após o treinamento?
- Este treinamento gerou aprendizagem?
- Este treinamento gerou mudança no comportamento?
- Os resultados foram atingidos a nível organizacional?
Sendo estes aspectos positivos, com certeza houve aprendizado durante o treinamento.


RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

A Responsabilidade Social e Ambiental hoje nas empresas, têm sido vista como um componente primordial para a gestão empresarial. Ser competitivo requer diferencial, e as organizações que não visam apenas o lucro de seus acionistas, mas buscam a valorização do seu ambiente interno e externo estão ganhando prestígio de seu público.

A empresa desenvolve ações de responsabilidade socioambiental por intermédio do programa de Responsabilidade Socioambiental, o qual amplia a participação política, social e ambiental dos funcionários por meio da ação de práticas ambientais e sociais como:

- Coleta seletiva do lixo.
- Consumo consciente de energia, água e materiais de expediente (papel, copos descartáveis etc);
- Campanhas do agasalho, brinquedos e alimentos.
- Doação de resíduos recicláveis(papel, copos descartáveis e garrafinha de água mineral), aumentando o ciclo de vida desses produtos.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Atualmente percebemos a importância que a avaliação de desempenho tem para os funcionários e o quanto também ela é valiosa para as empresas. Nas duas situações esse recurso possui vital significância, pois para o funcionário traz a oportunidade de receber o feedback sobre seu desempenho, possibilitando a melhoria deste, e para as empresas cria a possibilidade de desenvolver o potencial de cada funcionário, e com isso, gerando melhores resultados organizacionais.

Comunicação: capacidade de dialogar e transmitir informações, ideias ou ordens verbais a entidades externas, superiores e subordinados.
Estabilidade emocional: capacidade de reagir com controle nas diversas situações de trabalho, que envolvam imprevistos, pressão e conflito.
Tomada de decisão: capacidade de encontrar a melhor solução para os problemas ligados à sua área de atividade.
Planejamento e Organização: capacidade de elaborar programas de trabalho, utilizando procedimentos e recursos disponíveis à consecução dos objetivos propostos.
Liderança: forma como observa e orienta seus subordinados.
Sigilo: atitude apresentada frente a assuntos confidenciais.
Coordenação: maneira pela qual distribui as tarefas de seus subordinados e habilidade em obter uma ação integrada pela consecução dos objetivos do grupo.
Controle: condição de acompanhar o andamento dos trabalhos efetuados por seu grupo, com conhecimento e domínio de todos os fatores envolvidos na sua realização.
Capacidade de Análise e Síntese: condição que apresenta para avaliar os elementos mais importantes de uma situação sem perder o sentido da totalidade.
















...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com