TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da descrição e análise dos cargos

Por:   •  23/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.676 Palavras (15 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 15

DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS

ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO

 

SALVADOR

2016

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        Metodologia        4

3.        Descrição e análise de cargos (O quê):        4

4.        A importância da descrição e análise dos cargos (Porque):        5

5.        Levantamento de dados        8

6.        Resultado das pesquisas        12

Referências:        14

ANEXO I        15


  1. INTRODUÇÃO

No atual contexto econômico do Ensino Superior Privado no Brasil, torna-se cada vez mais importante para as Instituições de Ensino Superior (IES), fazer o planejamento de estratégias de recrutamento de novos alunos, com a finalidade de preservar a manutenção e a qualidade no mercado de trabalho.

No que diz respeito às estratégias relacionadas às políticas de recrutamento de novos alunos, o investimento por parte da IES para a obtenção de alunos qualificados é de suma importância, uma vez que o seu foco é a disseminação do conhecimento, através do ensino, da pesquisa e da extensão. Para tanto, contam principalmente com sua área de seleção que deveria, a princípio, utilizar em seus métodos os aspectos abordados pela área de Recursos Humanos para o acolhimento de novos alunos nas instituições.

Estes métodos de RH, que por sua vez, necessitam de qualificação e valorização, poderia contribuir para uma seleção de alunos com um maior grau de comprometimento e dedicação, alcançando qualidade e excelência dos alunos selecionados e, consequentemente, excelência da própria instituição de ensino.

A Descrição e a Análise de Cargos fazem parte das políticas de Recursos Humanos e servem de base para as demais políticas, a exemplo da Avaliação de Desempenho, pois, de acordo com Chiavenato (2008), um dos objetivos da descrição e análise de cargos é o estímulo à motivação do pessoal, facilitando a avaliação do desempenho e do mérito funcional.

A análise e descrição de cargos é uma ferramenta gerencial muito eficiente para a uma organização (em nosso caso na IES), principalmente pela grande quantidade de informações que gera e que servem de subsídios para diversos processos de gestão de pessoas.

Como qualquer outra ferramenta de gestão, faz parte da arquitetura da organização e quanto maior a flexibilidade da mesma, mais os cargos serão mutáveis e mais fortes será a presença das equipes multidisciplinares.

Segundo CHIAVENATO (3ª Edição) A análise de um cargo e sua descrição são formas de ajudar na contratação de empregados dentro do perfil desejado, atendendo às necessidades das atividades que o empregador deseja.

        Diante do exposto nos propomos a descrever e analisar nesse trabalho acadêmico, o cargo de “Estudante Universitário” no intuito de traçar seu perfil, suas características, tarefas e atribuições necessárias do ponto de vista profissional para que o processo de ensino ocorra de forma satisfatória contribuindo, conforme comentado anteriormente, para o desenvolvimento da IES e do próprio estudante.

  1. Metodologia

        O presente trabalho se caracteriza como um estudo realizado, através de uma pesquisa descritiva, qualitativa, de caráter avaliativo, por meio de aplicação de dois instrumentos de coleta (questionário e observação), constituídos por questões abertas e fechadas, com foco na identificação das competências necessárias aos indivíduos ocupantes dos cargos de Estudantes Universitários. Foi utilizado também pesquisa com base em autores conhecidos.

        Para a consecução dos objetivos propostos para este trabalho, foram seguidas diversas etapas conforme representadas no fluxo abaixo.

[pic 1]

Fig.1 etapas do trabalho

  1. Descrição e análise de cargos (O quê):

        Devido à divisão do trabalho e à consequente especialização funcional, as necessidades básicas de recursos humanos para a organização – seja em quantidade, seja em qualidade – são estabelecidas através de um esquema de descrições e especificações de cargos (CHIAVENATO, 2010).

        As necessidades de recursos humanos das organizações são definidas a partir do desenvolvimento aprimorado da análise de cargos. Daí deriva a descrição e a especificação de cargos, que fornecem o alicerce para sua avaliação, da qual resulta a fixação dos salários e apolítica salarial da empresa (GIL, 2001).        

        Para Carvalho e Nascimento (2007), saber as funções que uma pessoa executa, em uma organização, é importante para se conhecer o cargo, pois ele define o que ela faz e o lugar que ocupa na empresa.

        Para se conhecer o conteúdo de um cargo, torna-se necessário descrevê-lo. A descrição de cargos é o detalhamento das atribuições ou tarefas do cargo (o que faz o ocupante), a periodicidade da execução (quando faz), os métodos empregados para a execução dessas atribuições ou tarefas (como faz) os objetivos do cargo (por que faz). É basicamente, um levantamento escrito dos principais aspectos significativos do cargo e dos deveres e responsabilidades envolvidas (CHIAVENATO, 2008).

        Para isso utiliza-se um documento formal, geralmente um formulário ou relatório com o detalhamento do que um cargo exige em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa ser desempenhada determinada função. A descrição e análise de cargos tende a aperfeiçoar o desenvolvimento de outras atividades, tais como: recrutamento, seleção, treinamentos, planejamento de cargos e salários, avaliação de desempenho e segurança no trabalho.

  1. A importância da descrição e análise dos cargos (Porque):

As necessidades de recursos humanos das organizações são definidas a partir da análise de cargos. Daí resulta a descrição e a especificação de cargos, que fornecem a base para realização de sua avaliação. Somente a partir do momento em que as pessoas passam a desempenhar papéis específicos é que as organizações começam a funcionar. As descrições de cargos relacionam as tarefas, deveres e responsabilidades do cargo (GIL, 2001).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (484.9 Kb)   docx (151.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com