TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da gestão ambiental nas organizações

Por:   •  14/5/2018  •  Artigo  •  3.491 Palavras (14 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 14

A importância da gestão ambiental nas organizações.

The importance of environmental management in organizations

José Henrique de Oliveira Soares, Paula Simone de Souza Moraes Rosa de Queiroz Brito, Tamiris Sales da Silva Polubotco, Thamires Mota Mendes Leão

Gestão Ambiental, Gestão empresarial, Fatec Tatuí, SP, Brasil

Resumo: Este artigo tem como temática os impactos ambientais ocasionados pela intervenção humana, onde que empresas de diversos portes não se responsabiliza pelos seus danos ao meio ambiente conforme as leis. Abordamos impactos ambientais negativos ocasionados por empresas privadas e governamentais onde  pela forma de gestão de seus residuos falharem ocasionaram alguns impactos ambientais, denegrindo solos, fluetes, bacias e a biodiversidade do nosso ecossistema .Nesse artigo pretendemos mostrar que a falta de uma gestão ambiental junto com um planejamento realizado de forma incorreta, acarretará danos que ao decorrer dos anos poderão ser irreversiveís e poderá se tornar um impacto ambiental permanente, com base a metodologias de gestão mostraremos formas de gerenciamentos de residuos, que com a implantação seguindo as etapas que o processo se dispõem conseguirá ter um controle das suas vulnerabilidades dentro do processo de produção e controles preventivos de seus resíduos.

Palavras-chave: Impacto ambiental, gestão ambiental, controle de resíduos.

Abstract: This article has as its theme the environmental impacts caused by human intervention, where companies of various sizes are not responsible for their damages to the environment according to the laws. We address negative environmental impacts caused by private and governmental companies where, due to the way their waste management has failed, they have caused some environmental impacts, denigrating soils, fluids, basins and the biodiversity of our ecosystem. In this article we intend to show that the lack of environmental management together with a planning carried out incorrectly, will cause damages that over the years may be irreversible and may become a permanent environmental impact, based on management methodologies will show ways of waste management, which with the implementation following the steps that the process is will have a control of their vulnerabilities within the production process and preventive controls of their residues.

Keywords: Environmental impact, environmental management, waste control.

  1. INTRODUÇÃO

        

        Meio ambiente é o espaço em que ocorrem as interações dos seres vivos entre si e com o meio em que vivem. Há pouco tempo, tendia-se considerar o ambiente apenas como a vizinhança, os arredores. No entanto, os profundos desequilíbrios e a crescente degradação ambiental provocados pela intervenção humana nas últimas décadas levaram o homem a compreender que o mundo é um só e que o desequilíbrio e a devastação ocorridos em determinados pontos do planeta podem comprometer o ambiente como um todo. Sabe-se também que os problemas globais, como as mudanças climáticas e a destruição da camada de ozônio, acabam por atingir direta ou indiretamente vários pontos da Terra. Por isso, as questões ecológicas passaram a fazer parte de todos os projeto e programas de desenvolvimento global, nacional, regional ou local (OLIVEIRA, 2003).

As alterações do equilíbrio ecológico e o impacto da atividade humana sobre o meio ambiente e a terra onde vivemos, começaram a se transformar em assunto de preocupação de alguns cientistas e pesquisadores durante a década de 60, ganharam dimensão política a partir da década de 70, e são hoje um dos assuntos mais polêmicos do mundo. Não é mais possível implantar qualquer projeto ou discutir qualquer planejamento sem considerar o impacto sobre o meio ambiente (ARAÚJO, 2004, p. 427). As atividades humanas para aumentar a economia e urbanizar essa grande massa de seres humanos que crescem a cada dia, alteram o meio ambiente. A mineração e a agricultura as duas atividades econômicas básicas da economia mundial são as principais impactantes no meio ambiente. Através destas, o homem extrai recursos naturais que alimentam toda a economia em seletas formas. Sem elas, nenhuma das atividades subsequentes pode existir, a mineração e a agricultura, junto com a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, as construções civis como urbanização, estradas, e outros diversos meios degradantes junto com as indústrias básicas sendo elas as químicas e metalúrgicas são os causadores de quase todo o impacto ambiental existente na terra (CANOTILHO, 1998, p.35). O impacto das demais atividades econômicas torna-se pouco significativo quando comparado às citadas anteriormente. A mineração, evidentemente, causa um impacto ambiental considerável. Ela altera intensamente a área minerada e as áreas vizinhas, onde são feitos os depósitos de estéril e de rejeito.

 Além do mais, quando temos a presença de substâncias químicas nocivas na fase de beneficiamento do minério, isto pode significar um problema sério do ponto de vista ambiental, os recursos naturais sendo utilizados de formas irresponsável pelo homem geram impactos de difícil recuperação que nos proporciona em alguns pais e nas futuras gerações a escassez dos recursos naturais.

  1. DEFINIÇÕES E IMPACTOS OCORRIDOS NO BRASIL.

 

A definição de Impacto Ambiental está associada à alteração ou efeito ambiental considerado significativo por meio da avaliação do projeto de um determinado empreendimento, podendo ser negativo ou positivo (BITAR & ORTEGA, 1998).

A preocupação ambiental surgiu nas últimas décadas do século XX, essa preocupação surge com uma crise de civilização, questionando a racionalidade e as tecnologias dominantes da época; esse movimento ganha um impulso maior com a Conferência Rio 92, onde pregava a diversidade e a igualdade nas relações da sociedade e o combate à poluição, apoiando a preservação de recursos naturais (Dieffy, 1985). Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

Esses impactos citados nas maiorias das vezes estão relacionados a grandes empresas sendo elas privadas ou governamentais, que por intuito de fins lucrativos, implementam uma gestão ambiental peculiar onde atende a legislação momentaneamente, esquecendo de suas responsabilidades futuras, mitigando ações preventivas e corretivas com seus resíduos e rejeitos, gerando em um futuro próximo impactos ambientais permanente, denegrindo a biodiversidade do nosso ecossistema (CORTEZ e ORTIGOZA, 2007, p. 13).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (250.9 Kb)   docx (98.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com