TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da área de Gestão de Materiais para as empresas de manufatura

Por:   •  2/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Qual a importância da área de Gestão de Materiais para as empresas de manufatura?

A integração entre clientes e fornecedores pode proporcionar maior competitividade da logística de cada empresa face ao mundo globalizado, com redução de estoques, compras mais vantajosas, a racionalização de transportes e principalmente eliminação de desperdícios. A manufatura tem se tornado cada vez mais complicada e mais recursos são necessários para que uma empresa se torne competitiva. Um desses recursos devido à complexidade e ao nível de desempenho requerido é o dos estoques. A parceria entre cliente e fornecedor contribui fortemente para o incremento de produtividade, contribui para a redução de custos e gastos desnecessários, quando mantém os estoques com a quantidade mínima necessária para manter o nível de atividade da produção atual e atender a demanda.

  1. Qual o papel do comprador no atendimento dos clientes (internos e externos)?

É necessário que as pessoas que trabalham nesta área estarem muito bem informadas e atualizadas, além de terem habilidades como poder de negociação, facilidade de trabalhar em equipe, boa comunicação, capacidade de gestão de conflitos.

3. Qual a tendência da área de materiais num mundo cada vez mais globalizado?

A inovação vem sendo amplamente reconhecida como um dos principais fatores que impactam positivamente a competitividade e o desenvolvimento econômico da indústria de um país. Para alcançar um nível aceitável de inovação é preciso que as empresas invistam cada vez mais em P&D (Planejamento & Desenvolvimento) e em outras atividades não relacionadas com P&D, que envolvem a aquisição de bens, serviços e conhecimentos externos.

Outra grande aposta para o futuro é o investimento massivo em TI na logística. No Brasil, o custo logístico corresponde em média a 11% da receita das indústrias de bens de consumo. Segundo uma pesquisa da Fundação Dom Cabral, nos Estados Unidos, esse percentual é de 7,5%. Se o Brasil fosse tão eficiente quanto os EUA, economizaria U$ 83 bilhões por ano, de acordo com o Boston Logistics Group.

4.A logística é importante para a área de Materiais de uma empresa? Justifique.

Com certeza, pois determina como uma determinada mercadoria será armazenada para manter suas características originais, de modo a evitar perdas e gerar novos custos; controla o estoque, a entrada e saída de um centro de distribuição; determina o meio em que a mercadoria será transportada, como carro, caminhão ou avião, a melhor rota a ser utilizada, considerando tempo e custo; cálculo do frete e determinar como o produto será embalado.

5. Pesquise sobre a “Curva S”. O que significa essa curva? O que ela representa? Qual a sua importância?

A curva em S, ou curva S, como também é conhecida, é uma maneira muito eficiente de apresentar informações gerenciais para o acompanhamento de projetos. A sua representação gráfica permite o claro contraste entre os desvios daquilo que foi planejado em comparação com o realizado, de forma simultânea. A importância de uma curva S em gerenciamento de projetos tem como foco principal melhorar o gerenciamento e o controle de um projeto específico ou de toda uma carteira de projetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (112.5 Kb)   docx (297.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com