TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Assistente Social na Terceira Idade

Por:   •  26/9/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

        A importância do assistente social na terceira idade é importante para garantir que o idoso tenha os seus direitos humanos fundamentais preservados, ainda mais em uma fase que se encontra, muitas vezes, fragilizados pela idade. Sendo que muitos idosos não têm atenção e cuidado plenos garantidos pela sua família, por isso, o assistente social pode ajudar nesses casos.

        Em virtude disso, é previsto em lei que todo idoso que se encontra em uma situação de extrema pobreza tem o direito do Benefício de Prestação Continuada (BPC) a partir dos 65 anos cujo salário mínimo deve ser pago integralmente, assim, viabilizando-se esse idoso carente poder ter uma vida mais digna. Isso é um exemplo de direito do idoso o qual por desconhecimento, algumas vezes, deixa de adquirir o seu direito. Dessa maneira, o assistente social deve explicar para os idosos os seus benefícios e o que precisa ser feito para consegui-los.

        Nesse sentido, o assistente social deve ser habilitado para atuar nesses casos, por meio de estudos, conhecimentos jurídicos, além de possuir a paciência e didática para se relacionar com esses idosos em situações vulneráveis. Esse vínculo é muito importante, haja vista que nos primeiros minutos do encontro o assistente social deve promover uma imagem positiva e amigável a fim de conquistar a confiança da pessoa idosa. É imprescindível para que o trabalho seja efetuado com sucesso, antes de tudo, deve haver confiança e respeito na relação.

        Assim sendo, o idoso ficara à vontade para conversar e contar detalhadamente do que necessita para o assistente social, desse modo, com um diálogo mais assertivo o assistente social poderá ser mais pró-ativo nos cuidados com a pessoa na terceira idade. Portanto, é importante que o assistente social sempre busque cursos para continuar o seu aperfeiçoamento profissional e fique atualizado com novas abordagens para com as pessoas da terceira idade.

        Doravante, alguns cursos são disponibilizados de forma gratuita pelas Universidades Federais que atendem também a comunidade idosa da região, esse contato de idosos com o mundo acadêmico propicia uma troca de informações e valores muito enriquecedora. É uma perspectiva que alia a prática e a teoria, por sua vez, o conteúdo acadêmico que o assistente social adquiriu na universidade deverá ser utilizado para desenvolver as suas atividades e demandas com o idoso de uma forma mais eficaz.

        Além disso, a pirâmide demográfica brasileira está aumentando, ou seja, a população do Brasil está envelhecendo e por causa disso é preciso ter programas governamentais para as pessoas idosas, sobretudo, para os mais pobres. É na fase mais difícil na qual a pessoa necessita de cuidados específicos que é necessário um assistente social com a finalidade de suprir as suas carências.

Haja vista que, o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) é órgão responsável em prover os cuidados para com as pessoas idosas, juntamente com as secretárias de saúde e do serviço social. Portanto, a Seguridade Social precisa continuar com o recolhimento de impostos dos trabalhadores formais, dos contribuintes individuais, do imposto patronal e com a parcela de impostos recolhidos de bens e serviços. Com efeito, de efetivar essa rede de proteção social para os idosos carentes cujas necessidades englobam desde a compra de remédios como a presença de um assistente social.

Além disso, os idosos podem com o auxílio de o assistente social procurar a Defensoria Pública para encontrar os serviços oferecidos para a terceira idade como, a doação de alimentos e remédios e, também, a proteção ao idoso que deve denunciar qualquer agressão física ou psicológica que tenha sofrido. Nessa questão, o assistente social serve como apoio para o idoso que esteja com medo ou até mesmo com problemas em sua capacidade cognitiva que, por consequência, o tornam inimputável para denunciar os assédios que vem sofrendo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com