TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Endomarketing

Por:   •  16/11/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 2

IMPORTÂNCIA DO ENDOMARKETING

Sendo o trabalho uma atividade necessária para os cidadãos incluídos dentro de uma sociedade como uma forma de garantirem seu sustento, é inegável que em média passamos mais tempo dentro do ambiente de trabalho do que realizando outras atividades de lazer ou afins. Portanto, é necessário que as empresas entendam a importância de um ambiente bem estruturado e confortável para que seus colaboradores compreendam seu papel dentro da organização e contribuíam com os objetivos da empresa.

Uma organização é constituída por pessoa, o sucesso de uma empresa depende exclusivamente do trabalho em conjunto de qualidade de seus colaboradores, que por sua vez são seus principais clientes. Com isso, as empresas estão cada vez mais se interessante e implementando ações passa que possam se comunicar assertivamente com seu público interno.

O uso do endomarketing trás diversos benefícios, ele está diretamente ligado ao aumento da produtividade e a satisfação e motivação tanto pessoal quanto profissional dos colaboradores, isso ocorre, pois, funcionários que bem treinados, recebem uma comunicação transparente por parte da empresa e suas sugestões são bem interpretadas e levadas a frente, se sentem parte primordial da empresa e entendem que estão contribuindo para um bem maior, em outras palavras, vestem a camisa da empresa.

Segundo Matos (2006), a comunicação interna é indispensável tanto para uma empresa que deseja obter sucesso quanto para o desenvolvimento assertivo de um colaborador como ser humano dentro de uma organização.

Além disso, o endomarketing tem uma posição importante quanto a competitividade, pois a aplicação bem-sucedida do marketing interno resulta em uma equipe preparada para instabilidades no mercado e dispostas na criação de estratégias para concorrentes. As empresas devem treinar seus clientes internos para que possam dar o melhor de si e estar sempre preparados para apresentar a empresa a clientes externos.

Albrecht (1994), afirma que a importância do endomarketing está ligada a culturas de gerenciamento de serviços, segundo o autor o funcionário é o primeiro cliente da empresa. Portanto, se o cliente interno não comprar seus produtos, consequentemente o cliente externo também não comprará.

Contudo, podemos compreender que o endomarketing contribui na comunicação e o relacionamento interno, resultando na melhoria da produtividade, qualidade, redução de custos e racionalização dos sistemas integrantes da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (31.4 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com