TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do RH

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.887 Palavras (8 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 8

1.1. INTRODUÇÃO:

A importância do RH nos bombeiros voluntários de Marau – RS, apresenta-se no recrutamento de novos funcionário, participa na conquista de benefícios aos colaboradores da empresa e na realização de treinamentos para os integrantes da equipe de socorristas e motoristas para se atualizar nas normas e regras de primeiros socorros e na qualificação de conhecimentos para realização de seu trabalho durante a pratica além de oferecer apoio psicológico para que os mesmos possam expressar seus sentimentos e tenham liberdade e segurança de pedir melhorias em seu local de trabalho e não esquecer a essência do trabalho em equipe..

1.2. Qual a importância do RH nos Bombeiros?

O RH atua em entrevistas para admissão de funcionários, treinamentos dos mesmos e atendimentos psicológicos

1.3. Objetivo:

A Sociedade Civil Corpo de Bombeiros Voluntários de marau – RS através dos voluntários da sociedade que é montado a equipe que trabalha dia a dia dos marauense. Fazendo as inspeções, planos de prevenção contra incêndio e atendimentos pré-hospitalares (APH), e combate a incêndios.

1.3.1. Objetivo Geral:

Refere-se a criação, identificação , integração, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa voltada para criação e organização de fluxos de informação dentro e entre os vários níveis organizacionais, para gerar, incrementar, desenvolver e partilhar o conhecimento, sob tudo para incentivar trocas espontâneas de conhecimento entre as pessoas.

O segredo não mais está em deter o conhecimento nas mãos de poucos mas divulgá-lo em toda a organização em distribuir e disseminar e não retê-lo ou escondê-lo.

1.3.2. Objetivos específicos:

O que vamos abordar refere-se:

• Benefícios aos serviços;

• Treinamentos;

• Recrutamentos;

• Benefícios sociais;

• Apoio psicológico;

2.0. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo Idalberto Chiavenato (pág. 340) “benefícios são certas regalias e vantagens concedidas pelas organizações, a título de pagamento adicional dos salários à totalidade ou a parte de seus funcionários “.

2.1. Benefícios aos serviços dos bombeiros:

O corpo de Bombeiros voluntários de Marau beneficia seus colaboradores com os seguintes benefícios:

• Vale Transporte: Oferecido aos funcionários com a condução de estarem fardados.

• Refeições: As refeições são oferecidas no mesmo local de trabalho ou seja no quartel.

• Seguro de vida: No caso de acidente de trabalho é disponibilizado indenização por membro amputado, invalidez parcial ou total e morte.

• Uniforme: Cada membro dos bombeiros é beneficiado com uniformes e calçados de segurança.

• Curso de aperfeiçoamento e atualização: para manter os membros da corporação sempre atualizados com as devidas mudanças de atendimento a população marauense e das proximidades.

2.2. Treinamentos:

Conforme Aline Brandão (2006 – Treino versus Educação continuada) “Treinamento refere-se a aquisição de conhecimento, habilidades e competências como resultado de formação profissional ou do ensino de habilidades práticas relacionadas a competências úteis e especificas.”

A corporação passa por treinamentos periódicos de:

• Atendimento pré-hospitalar;

• Salvamento em altura;

• Busca e salvamento;

• Combate a incêndios;

2.3 Recrutamento:

Recrutamento é a divulgação da vaga e a triagem de possíveis candidatos com base nos pré-requisitos do cargo (experiência profissional, escolaridade e outros). Pode acontecer em duas formas: o recrutamento interno e recrutamento externo.

O teste de aptidão física (TAF) é o instrumento utilizado tanto na seleção de candidatos a bombeiros como no decorrer das carreiras.

O desempenho dos mesmos num teste especifico de bombeiro, conhecido popularmente como prova do bombeiro durão, o qual reproduz ações típicas de um bombeiro num atendimento em uma ocorrência.

Conforme Lessa (2006) “A preparação e a condição física do Bombeiro estão diretamente relacionadas com o bom desempenho de suas atividades, pois se trata de uma profissão com alto grau de exigência física e altamente dinâmica devido as adversidades impostas sem seu cotidiano.” Os testes físicos e motores são necessários para podermos mensurar o nível de aptidão física do bombeiro.

2.3 Benefícios Sociais:

É o conjunto de ações de interesse da comunidade, social e comunitário em que toda a atividade desempenhada reverte a favor do serviço e do trabalho. É feito sem remuneração ou lucro. É uma profissão valiosa e respeitada pela sociedade, de prestígio, visto que o voluntário ajuda as pessoas que precisam, contribuindo para uma sociedade mais justa e mais solidária. Esse tem se tornado um importante auxilio para os moradores das cidades em que falta ajuda governamental em setores como corpo de bombeiros. É com esse tipo de trabalho que muitas ações da sociedade organizada têm suprido o pequeno investimento ou a falta de investimento nesses setores importantes e fundamentais para a segurança da população.

O trabalho voluntário, é exercido de forma séria e ao contrário do que pode parecer necessita de especialização e profissionalismo.

2.4. Apoio psicológico:

O acompanhamento psicológico desses profissionais se faz suma importância para o equilíbrio emocional e ter controle sobre suas ações, mantendo assim a capacidade do uso da razão. Os socorristas ao entrarem na corporação tem um estado vulnerável com relação ao estado emocional de qualquer vitima ou sinistro. Recebem treinamento para lhe dar com situações de pressão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com