TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influencia dos jingles

Por:   •  19/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 5

Referencial Teórico

O presente trabalho acadêmico estuda a influencia dos jingles no processo de decisão de compra do consumidor  jovem. Deste modo este estudo se aprofundará em dois temas principais: comportamento do consumidor e decisão de compra ambos sob a influência do jingle no aspecto psicológico e social do consumidor.

 

  1. Comportamentos do consumidor

Assimilar o comportamento do consumidor e conhecer os clientes são funções trabalhosas, sendo que os discursos deles nem sempre condizem com suas ações KOTLER (2000).  Kotler e Keller (2006) afirmam que tal comportamento é influenciado por vários fatores, são eles culturais, sociais, pessoais e psicológicos, sendo que os culturais têm uma influência profundamente maior que os demais.

[pic 1]Segue a baixo um quadro demonstrativo do modelo de comportamento do consumidor.

  1. Fatores culturais

Para Kotler (1998) a cultura é o aspecto determinante do comportamento de uma pessoa. Karsaklian (2000) afirma que nossos hábitos alimentares, nosso vestuário, nossas crenças e musicas, são reflexos de nossa cultura. A cultura pode ser definida com um conjunto de comportamento formado por normas que relam valores pessoais, esses valores são passados de geração para geração, evoluindo  e podendo interferir no comportamento de compra KARSAKLIAN (2000).

Kotler (1998) afirma que a cultura pode ser dividida em pequenos grupos em que seus membros possuem uma identidade específica, são as chamadas subculturas onde se englobam nacionalidades, regiões, religiões e raças.

  1. Fatores Sociais

A seguir alguns grupos sociais de referência que influenciam no comportamento de compra, como, família, papéis e posições sociais (KOTLER e KELLER, 2006). O consumidor muitas vezes efetua uma compra para transmitir certo status aos demais, estes status são a forma de como os indivíduos são representados diante de outros na sociedade KOTLER e KELLER (2006). Segundo Churchill e Peter (2000, p.160) “os grupos de referência são aqueles grupos de pessoas que influenciam os pensamentos, os sentimentos e os comportamentos do consumidor”.

  1. Fatores Pessoais

Para Kotler (1998) esses fatores representam a característica de cada pessoa particularmente, apresenta ainda cinco elementos que constituem esse fator, são:

Idade e estagio do ciclo de vida: diz Kotler (1998, p.168) “que as necessidades e os desejos das pessoas modificam-se ao longo de suas vidas”.

Ocupação: Kotler (1998) acredita que o trabalho dos consumidores influencia seus padrões de consumo.

Condições Econômicas: Para Kotler (1998) são elementos que determinam na condição econômica e afetam diretamente na escolha do produto.

Estilo de Vida: Um padrão de vida expresso em atividades, interesses e opiniões KOTLER (1998).

Personalidade: Richers (1984, p.49) fala que “a personalidade de um indivíduo é composta de uma multiplicidade de componentes que incluem valores, atitudes, crenças, motivos, intenções, preferências, opiniões, interesses, preconceitos e normas culturais”.

  1. Fatores Psicológicos

A influência que o consumidor tem no meio onde vive, junto com o estimulo que provoca o marketing, leva a decisão de compra. Esse comportamento leva em conta quatro fatores psicológicos motivação, crenças e atitudes, percepção e aprendizagem. Abaixo modelo do comportamento do consumidor.

[pic 2]

Fonte: Kotler e Keller, 2006

        

[pic 3]

  1.  Decisão de Compra

Para inicio deste assunto segue a figura demonstrativa dos cinco estágios do processo de decisão de compra.

Como visto anteriormente reconhecer o problema é o primeiro passo, sendo a fase onde o consumidor identifica a necessidade que é provocada por estímulos internos e externos, isso incita a vontade de comprar (KOTLER e KELLER, 2006). O segundo passo chamado por busca de informações Kotler e Keller (2006) explicam que após o consumidor encontrar a necessidade, ele busca conhecer o produto ou serviço que deseja.

A avaliação de alternativas pode ser definida pelo seguinte pensamento de Kotler e Keller, 2006, p.191.                 

 

“Primeiro ele [o consumidor], está tentando satisfazer uma necessidade. Segundo, está buscando certos benefícios no produto. Terceiro, o consumidor vê cada produto como um conjunto de atributos com diferentes capacidades de entregar os benefícios para satisfazer aquela necessidade. Os atributos que interessam aos compradores variam de acordo com o produto.”

O passo quatro é chamado decisão de compra propriamente dita, que é quando o consumidor cria preferência sobre certa marca ao longo da avaliação e define sua compra sobre a marca preferida (KOTLER; KELLER, 2006). “Em alguns casos, os consumidores podem decidir não fazer uma avaliação formal de cada marca. Em outros, alguns fatores de interferência podem afetar a decisão final” (KOTLER; KELLER, 2006, p. 194).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (131.5 Kb)   docx (93.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com