TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Intervenção Estatal no Domínio Publico

Por:   •  13/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 3

Intervenção Estatal no Domínio Publico

Hoje no modelo neoliberal a administração econômica atua em prol da própria sobrevivência do mercado através de mecanismos de controle mais ágeis e especializados.

Temos uma redução das desigualdades sociais através da análise das intervenções de fomenta, como subsídios e benefícios tributários por exemplo. Assim o que buscamos é a compreensão entre relações econômicas entre particulares e administração pública.

A CF de 88, no art.170, defende a ordem econômica fundada na valorização do trabalho humano e da livre iniciativa com o fim de assegurar a todos uma existência digna conforme os ditames da justiça social. Assegura ainda no art. 173, para a iniciativa privada a preferência para exploração da atividade econômica estabelecendo a atuação do Estado apenas em caráter excepcional, para atender a imperativos de segurança nacional ou a relevante interesse coletivo.

No artigo 174 da CF, temos as funções de fiscalização, incentivo e planejamento do estado, sendo obrigatório para o setor público e facultativo para o setor privado, o que significa que o estado poderá atuar ora como agente normativo, ora como agente regulador.

No art. 173, § 4º da CF, deverá reprimir o abuso do poder econômico que vise a dominação de mercados, eliminando a concorrência e buscando aumento arbitrário de lucro. O ente estadual competente para essa atuação (reprimir o abuso econômico) é a União Federal, mas os demais entes em conformidade com os arts. 23 VI e VIII e 24 V e IV, da CF, podem excepcionalmente adotar medidas para controlar as relações econômicas dentro de suas esferas de atuação.

São as seguintes as principais formas de atuação do estado no domínio econômico:

  1. Monopólio- É o regime que dá o direito ou a faculdade a uma pessoa de estabelecer, produzir e/ou vender com exclusividade certos produtos. Será de direito quando tiver uma autorização legal para isso. Normalmente o monopólio é formado por organizações que se instalam para produzir e vender com exclusividade e são combatidas pelo Estado. O monopólio privado não é tão comum, traz a ideia de lucros vantajosos. Quando é exercido pelo estado visa ao direito público administrativo (exploração de certos serviços). Fiscal (fixam-se certas mercadorias de maior venda. Ex: sal, fósforo, bebida, álcool), Estatal (com desempenho de certa atividade exclusiva do poder econômico).
  2. Repressão ao Abuso Do Poder Econômico- art.173 § 4ºCF c/c 54 CF. CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), em que as condutas que evidenciam abuso do poder econômico estão elencadas na Lei 12529/11. As principais formas de dominação e mercado são os trustes (imposição de grandes empresas ou corporações sobre as menores para elimina-las do mercado ou obriga-las a seguir a política de preço do maior vendedor), cartéis (composição voluntaria de rivais sobre aspectos do negócio comum. Normalmente para determinar o preço do produto, há um acerto de preço entre os rivais) e Dumping (prática abusiva, normalmente de ordem internacional, que através de subsídios oferecidos pelo pais de origem, faz com que a empresa barateie em excesso ao custo da produção, tornando p produto com preço muito inferior do que os das outras empresas que arcam com seus próprios custos).
  3. Controle de Abastecimento- Visa a manutenção de produtos e serviços suficientes para atender a demanda da coletividade. O controle do Estado é para evitar a sonegação de mercadorias primarias ou essenciais por especuladores. Por exemplo, com a atuação do CONABE (Conselho Nacional de Abastecimento) que compra produtos para estocá-los e lançá-los no mercado na falta de oferta do produto. Ex: algodão, soja, milho, etc.
  4. Tabelamento de Preços- É a garantia do preço justo, principalmente pela fragilidade do consumidor que desconhece os mecanismo de segurança, qualidade e eficácia (principalmente o farmacêutico).
  5. Criação de Empresas Estatais- Através de lei autorizada conforme art. 37XIX da CF c/c 173 da CF. Ver também art. 174 e 177 da CF (monopólio da União, petróleo e gás natural, minérios e materiais nucleares) incisos I a IV, são o monopólio facultativo da União, isto é, podem ser contatados como empresas estatais ou privadas, inciso V monopólio obrigatório da União (minérios e materiais nucleares e derivados) Atenção: Art. 21 XXIII alíneas b e c da CF, radioisótopos para pesquisa, uso médico, agrícola ou industrial com meia vida igual ou menor do que duas horas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com