TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROVA II - Biogeoquímica -

Por:   •  30/5/2016  •  Exam  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

PROVA II - Biogeoquímica -

1- O Ciclo biogeoquímico do carbono (C) é um sistema complexo. Especificamente na litosfera, o carbono ocorre sob as seguintes formas: (a) Inorgânico Dissolvido (DIC); (b) Orgânico Dissolvido (DOC); (c) Orgânico Particulado (POC)  e da própria Biota Marinha. Responda: Qual dessas formas de Carbono são transferidas para Litosfera e Biosfera? Porque?

Hidrosfera x Biosfera:

DOC - os seres ingerem água, que podem conter aminoácidos e carboidratos e matéria orgânica dissolvida.

        POC - é ingerido por animais aquáticos, onde a única diferença entre POC e DOC é  o tamanho das partículas.

Biosfera x Hidrosfera:

Biota Marinha é a principal fonte de carbono dos oceano em forma de carbonato , com parcelas tanto de carbono orgânico dissolvido quanto particulado.

Hidrosfera x Litosfera

Biota marinha: grandes depósitos formadores de calcario, através dos carbonatos e restos de animais marinhos.

POC: sedimenta e forma minerais

DIC: a hidratação do CO2 dissolvido na água, formando H2CO3

2- Um dos processos mais complexos da homeostase consiste nas transformações biológicas dos componentes nitrogenados. Dentre estas, a fixação do nitrogênio (N) e a desnitrificação representam o fluxo direto entre os sistemas Biosfera/Atmosfera. Como ocorrem esses processos?

                Fixação: cianobactérias são responsáveis  por 78% da fixação de nitrogênio, produzindo a  amônia (NH3) e bactérias que, na ausência de O2, utilizam o nitrogênio na amonificação.

                Desnitrificação: é a principal fonte de nitrogênio para os seres vivos, um processo geralmente associado a comunidades de algas, plantas e bactérias.  É a transformação do NO2 e NO3 em N2 ou N2O, ou seja, tira o nitrogênio do seu ciclo biológico.

3- O Ciclo do enxofre (S) possui uma particularidade em relação ao seu comportamento no Sistema Atmosférico. Existem  inputs diferentes de enxofre (S) na atmosfera continental e oceânica. Porque este fenômeno ocorre?

                Os organismos que lançam o enxofre na atmosfera  oceânica não são os  mesmo da atmosfera continental. Nos continentes  há a ocorrência de chuvas ácidas decorrentes da presença de enxofre na atmosfera. Na atmosfera continental há a presença de gases biogênicos proveniente de emissões antrópicas por industrialização e combustão de combustíveis fosseis. Na atmosfera oceânica, as emissões de gases biogênicos são naturais, emitidos pela biota marinha ou vulcanismos, já emissões antrópicas são pouco influentes.

4- O Fósforo é um elemento fundamental para a evolução do sistema hidrosfera, especialmente a marinha. Neste ambiente, o fósforo ocorre nas formas dissolvidas ou particuladas. Porque nas regiões mais rasas dos oceanos (zona fótica) praticamente não se detecta o fósforo dissolvido? Porque sua concentração aumenta exponencialmente até 1000m de profundidade?

                Na zona fótica, tendo a luz como uma catalisadora de fósforo,  existe a presença de fósforo orgânico que é consumido pela biota local, devido a  grande quantidade de  organismos de que utilizam o fósforo como fonte de alimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com