TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução à pergunta para o TG

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluno(s):

Maria Verônica Ferreira de Medeiros                        RA 1660161

POLO

Varginha

2017

TG- TRABALHO EM GRUPO - ESTUDOS DISCIPLINARES VII

CURSO: Administração

PROFESSOR: Flávio Martin

Introdução à pergunta para o TG:

Segundo o texto, as exportações de automóveis do Brasil pra Argentina somaram US$ 1,676 bilhão, enquanto as exportações de automóveis da Argentina para o Brasil foram de US$ 1.604 bilhão no mesmo período. Este resultado, que preocupa a Argentina por desiquilibrar a balança comercial entre os dois países, ocorre por estar vigente o regime chamado de “livre comércio”, pois até então havia regras e limitações acordadas por ambos os países.

Pergunta: o que significa “livre comércio” entre países?

Área de livre comércio, conhecida também como zona de livre comércio é um acordo comercial feito entre países, onde a principal intenção é aumentar as relações comerciais entre eles e diminuir as tarifas na importação e exportação de bens e serviços. É uma das fases intermediárias para formação de um bloco econômico constituído por vários países.

A criação destas áreas livre de comércio se deu logo depois da Segunda Guerra Mundial. A formação dos grandes blocos econômicos também serviu para proporcionar a união de diversos países em instituições geopolíticas e econômicas, compondo assim blocos econômicos regionais diversos, tais como a própria área livre de comércio, entre vários outros tipos.

Vale ressaltar que ela não é uma união aduaneira, pois não ocorre uma politica comercial comum entres os países. A união aduaneira também foi criada, conceituada como abrimento de mercados internos dos países membros ou inda com nações externas.

Estes acordos são regidos pela OMC (Organização Mundial do Comércio) ou por acordos firmados entre os próprios países membros.

Alguns objetivos principais;

- Eliminar a cobrança de taxas, tarifas e impostos nas relações comercias (exportação e importação) entre os países membros. Vantagens que podem ser aplicadas a todos ou alguns produtos e serviços.

- Aumentar o comércio de bens e serviços entre os países participantes da união.

- Possibilitar, futuramente, a formação de um mercado comum, também chamado de bloco econômico.

Os blocos mais conhecidos e que possuem a intenção de eliminar as barreiras alfandegárias são:

- Mercosul (Mercado Comum do Sul);

Membros efetivos: Argentina, Brasil, Paraguai e Venezuela (2012) *.

Membros associados: Bolívia, Chile, Peru, Colômbia, Equador, Guiana e Suriname.

Membros observadores: México e Nova Zelândia.

- Nafta (Tratado Norte- Americano de livre Comércio): são membros o Canadá, México e Estados Unidos da América.

Para entender melhor todo esse processo vamos ver um pouco sobre o órgão que rege esse acordo a OMC, a Globalização e Integração, Blocos Econômicos, Zona de Preferência Tarifária, União Aduaneira, Mercado Comum e União Econômica e Monetária.

Organização mundial do Comércio (OMC)

É um órgão internacional que define as regras para o comércio multilateral e plurilateral entre países.

Em funcionamento desde 1995 substituindo o GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comércio), a OMC é uma instituição com personalidade jurídica que surgiu com o objetivo de proporcionar e regulamentar o livre comércio entre as nações participantes.

 A OMC surgiu com as atribuições de gerenciar os acordos multilaterais e plurilaterais de comércio sobre serviços, bens e direitos de propriedade intelectual comercial, além de servir de fórum para resolução das diferenças comerciais e para negociações sobre novas questões. Ficou estabelecido, também, que a OMC supervisaria as políticas comercias dos países e trabalharia junto ao Banco Mundial e ao FMI (Fundo Monetário Internacional) na adoção de políticas econômicas em nível mundial.

Globalização e Integração

Neste final de século, o capitalismo apresenta uma dinâmica da acumulação fortemente internacionalizada tanto sob a forma de capital produtivo quanto financeiro ou comercial. Nesse sentido, globalização e integração constituem-se em aspectos centrais do funcionamento da economia mundial nos dias de hoje. A globalização, por referir-se, de um modo geral ao aprofundamento do caráter internacional dos processos econômicos; e a integração por remeter a tendência de surgimento de espaços de relações privilegiadas entre países.

Assim, a economia globalizada apresenta-se como um intenso mosaico mundial do qual fazem parte blocos de economias nacionais que ostentam diferentes graus de fluidez interna nos movimentos de bens e pessoas, mercadorias e fatores produtivos. A globalização seria, portanto, um processo de integração mundial que se intensifica nas últimas décadas com base na liberalização econômica, quando os Estados abandonam gradativamente as barreiras tarifárias que quando protegem sua produção da concorrência estrangeira e se abrem ao fluxo internacional de bens, serviços e capitais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (120.7 Kb)   docx (47.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com