TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A JUSTIÇA COMO IGUALDADE, ORDEM E LIBERDADE

Por:   •  23/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 2

Filosofia jurídica

A JUSTIÇA COMO IGUALDADE, ORDEM E LIBERDADE

Introdução

A Filosofia do Direito, também chamada de Filosofia Jurídica, é o ramo do direito que tem como responsável por investigar a base das normas jurídicas por meio da epistemologia, uma vez que nenhum ramo da ciência é capaz de viver sem a filosofia pelo fato de ser extraída dela as linhas de pensamento responsáveis pelo saber cientifico. Por esse motivo, sua luz está na busca do conhecimento cientifico fazendo o uso da razão como ferramenta de reflexão de suas ideias visando assim chegar ao direito em si. De acordo com Maria Elena Diniz:

O conhecimento científico não é um saber que se receba pronto e acabado; é, isto sim, um saber obtido e elaborado deliberadamente, com consequecia dos fins a qe se propõe e dos meios para efetivá-lo, visando sua justificação como saber verdadeiro o certo

Dessa forma, a Filosofia Jurídica busca definir o que é o direito, e por esse motivo utiliza-se de várias teorias para fundamentar uma determinada visão e opinião do que seria o direito.

Desenvolvimento

Justiça como igualdade- a justiça pode ser dividida em dois sentidos, como universal e particular. Para Aristóteles, só é possível existir justiça sem a existência de más leis, dessa forma as mesmas precisam ser fundamentadas de acordo com princípios éticos. A perspectiva utilizada por ele tem como base o ponto de vista particular, deixando claro que é necessário dispor aos outros o que deseja para si, dessa forma afirmando a ideia de igualdade presente em sua teoria. Aristóteles divide a justiça particular em três tipos, são elas:

Justiça distributiva- esse desdobramento diz respeito a distribuição de bens e direitos de forma justa e apresenta uma proporção matemática geométrica pra exercício de sua função. Por isso é feita a utilização do mérito para que essa distribuição seja feita de acordo com o empenho de cada um em relação a determinada situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com