TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LIDERANÇA COMO ALTERNATIVA PARA O SUCESSO NO MUNDO DAS ORGANIZAÇÕES.

Por:   •  3/4/2019  •  Artigo  •  7.685 Palavras (31 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 31

A LIDERANÇA COMO ALTERNATIVA PARA O SUCESSO NO MUNDO DAS ORGANIZAÇÕES.

____________________________________

Marco André Serighelli[1]

Resumo

A liderança no processo organizacional de uma empresa torna-se uma ferramenta indispensável para obtenção do sucesso. Essa dispensa diplomacias e títulos, pois se encontra em diversas fases da vida, sem restrições a idades, conseguindo atingir o coração da organização. Dentro do perfil instigador da liderança, encontra-se o lado humano o qual é concebido como diferencial no envolvimento para o trabalho. Nesse sentido ela está preparada para lidar com as diversidades e com diferentes perfis comportamentais de seus colaboradores em sua equipe, lidar com personalidades diferentes.

O sentido real da liderança está em desenvolver habilidades de influenciar pessoas para trabalharem motivadas visando sempre atingir os objetivos e o bem comum. No desenvolvimento dessas habilidades o entendimento do poder e da autoridade realiza um papel fundamental para efetividade da liderança.

Hoje em dia muitas pessoas ainda confundem chefe e líder, pois a função do chefe é mecânica, fazer o grupo funcionar  para que seu objetivos sejam atingidos, enquanto o líder possui a habilidade de exercer influencia e ser influenciado pelo grupo.         

Palavras-chaves: Liderança, Organizações e Habilidade.

1 Introdução    

Neste artigo pretende-se fazer uma descrição do processo, e da real situação em que se encontram os líderes, através da visão de dois dos principais célebres autores em termos de liderança; James Hunter e Peter Drucker. A sociedade atual encontra-se numa dura realidade, onde a ausência de pessoas com esses perfis está dificultando a infiltração da ética e da moral no mundo do mercado e das organizações.

É fácil falar de Martín Luther King, Madre Tereza, Gandhi, Jesus Cristo ou até mesmo de Frei Caneca, pessoas que sacrificaram suas vidas lutando por uma causa maior, a liberdade e igualdade para um povo. A verdadeira dificuldade é incorporar o espírito dessas figuras no mundo do mercado, o qual visa à liderança heróica dentro de suas organizações. Mas, esse heroísmo, encontrará espaço dentro do mundo das negociações e organizações atuais ?

Em contrapartida, procura-se também no decorrer desse capítulo, destacar nota sobre os autores citados, juntamente com a evolução da liderança e os deliberados estilos de líderes. Sabe-se que a liderança passa por alguns problemas, em que sua ética e a incorporação da vontade fazem com que a mesma acabe superando essa dificuldade. Por fim, é de suma importância destacar o que realmente é ser um líder, o que faz com que a pessoa torne-se ou descubra dentro de si o ser líder.

1.1 Nota de alguns Autores

        Drucker e Hunter podem ser considerados os grandes filósofos e mestres quando o assunto é liderança, buscam traçar perfis do verdadeiro  sentido da liderança, o ser líder está não condição de ordenar, impor regras e normas para seus subordinados, mas gerenciar e satisfazer primeiro as necessidades legítimas de seus liderados. Dessa forma, percebe-se a necessidade de destacar uma pequena nota sobre esses autores.

        Peter Ferdinand Drucker, nasceu eu 19 de novembro de 1909, em Viena, na Áustria. Era filósofo e administrador norte-americano, sendo considerado o responsável pelo Marketing Moderno. Ele é o pai da administração moderna e o mais renomado dos pensadores da administração. Presidente honorário da Drucker Foundation e professor de ciências sociais da Claremont Graduate University, Califórnia – EUA, escreveu muitos artigos e mais de trinta livros. O pensador tem produzido, ao longo de sua carreira, uma mistura única de rigor intelectual, popularização, praticidade e profundo conhecimento das tendências cruciais. Entre seus livros mais recentes figuram Desafios Gerenciais para o Século XXI, Administração em Tempos de Grandes Mudanças e Sociedade Pós-Capitalista, todos publicados pela editora Pioneira, atualmente Thomson. Peter Drucker faleceu em 11 de novembro de 2005 em Claremont, Califórnia – EUA.

        James C. Hunter é autor do best-seller O Monge e o Executivo, considerado um dos fenômenos da literatura de negócios dos últimos anos. Com mais de 420 mil exemplares comercializados no Brasil, é o livro mais vendido no país atualmente e foi traduzido em dez idiomas. Hunter é consultor chefe da J.D. Associados, empresa de consultoria de relações de trabalho e treinamento, em Michigan nos EUA, onde mora com sua esposa e a filha. Com mais de vinte anos de experiência na área, é bastante solicitado como instrutor e palestrante, principalmente nas áreas de liderança funcional e organização de grupos comunitários. Outra obra fantástica de Hunter é Como se tornar um Líder Servidor, os princípios de liderança de o Monge e o Executivo.

2 Liderança

        

        A Liderança normalmente emerge do grupo por sua força interior, independentemente de títulos ou de rótulos sem imposição ou sem ser, necessariamente, imposta por delegação de terceiros. A liderança encontra-se nas mais diversas etapas da vida e sem restrições a idades, conseguindo atingir o coração de sua equipe (organização). A liderança, mesmo que seja nata, necessita de uma estimulação para poder brotar.

        No momento em que existem duas ou mais pessoas reunidas com um propósito, há uma oportunidade de exercer liderança. No instante em que se exerce influência sobre outras pessoas é quando se está exercendo a verdadeira liderança. Nesse sentido já dizia Hunter (2004, p. 25 ), “ Liderança: é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”. Dando seqüência mais tarde, Hunter altera sua definição por sofrer influência da evolução de seu conhecimento e de sua experiência. Liderança passa a ser “ a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter ” ( HUNTER, 2006, p. 18).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.7 Kb)   pdf (261.6 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com