TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LOGÍSTICA REVERSA

Por:   •  27/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

LOGÍSTICA REVERSA

Para a logística, a embalagem é item de fundamental importância, vista sob a ótica sistêmica, possui relacionamento em todas as áreas, compreende o conjunto de todas as operações, materiais e equipamentos utilizados para acondicionar, proteger, conservar, transportar e armazenar produtos ao longo das diversas Cadeias de Suprimentos. É essencial para atingir os objetivos logísticos de disponibilizar as mercadorias no tempo certo, nas condições adequadas, com ética, informação, respeito ao meio ambiente e atendendo aos direitos do consumidor com menor custo possível.

Para Ballou (2001), o serviço ao cliente possui elementos definidos em três momentos em relação à transação: na pré-transação, na transação e na pós-transação. Os elementos que ocorrem na pré-transação são os responsáveis pela criação de um ambiente favorável à realização da transação. Os elementos na transação ocorrem durante a realização da venda e estão relacionados diretamente à entrega dos produtos aos clientes: por exemplo, gestão dos níveis de estoques, seleção de modais de transporte e definição dos procedimentos para o processamento de pedidos. Tais elementos resultam na determinação do tempo de ciclo do pedido ou tempo de entrega, da disponibilidade de produtos e da capacidade de preenchimento do pedido e de cumprimento de suas especificações. Já os elementos na pós-transação se referem ao acompanhamento do produto após a transferência ao cliente, ou seja, ao fornecimento de suporte durante o ciclo de vida do produto (Ballou, 2001).

Sabemos que o Marketing é responsável por estreitar o caminho entre o cliente e a empresa, e para isso ele utiliza de diversas ferramentas. Podemos dizer que a logística tem um papel fundamental nesse estreitamento de relações visto que pode influenciar nas decisões de consumo por diversos meios: Canais de Distribuição, Embalagem, Logística Reversa(Responsabilidade Social). Com as mudanças de clima e ações para proteção do meio ambiente, começa a ser uma responsabilidade de todos cuidar da destinação correta de todas as formas de resíduos, a logística reversa pode ajudar a imagem da empresa quando falamos destas atribuições.

Quando trabalhamos ligando as áreas, podemos obter sucesso na gestão da empresa. A Logística em conjunto com marketing e um bom gerenciamento estratégico, pode levar sim ao resultado desejado. Podemos dizer que tudo funciona como as engrenagens de um motor, um depende do outro, e quando todos fazer o seu trabalho bem-feito, temos uma ótima imagem do produto entregue. Quando temos rótulos indicativos nas embalagens, regras para transporte, logística reversa com destinação correta e eficiente dos produtos, podemos dizer que a empresa está trabalhando com altos padrões de qualidade e poderá obter o sucesso.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Gabriel Longo, Definição e Funções da Embalagem http://logadosetec.blogspot.com.br/2011/05/definicao-e-funcoes-da-embalagem.html

Francisco Márcio, A importância das Embalagens na Logística http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-importancia-das-embalagens-na-logistica/56556/

Rafael Rodrigues, Nível de serviço logístico http://pt.slideshare.net/rafaeltatuzim/nvel-de-servio-logstico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com