TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LOGÍSTICA REVERSA

Por:   •  26/8/2019  •  Resenha  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA[1]

Jaqueline Ribeiro da Hora Matos[2]

Os artigos propostos abordam sobre as vantagens do sistema da gestão logística conhecido como Just-in-time (JIT) em relação aos sistemas tradicionais de produção, com foco específico na qualidade e redução de custos propostos pela aplicação do sistema, o que resulta uma maior competitividade no mercado. Fazendo para tanto, uma comparação entre a principal diferença de um sistema para outro, e sua aplicação em um estudo de caso em uma indústria de autopeças.

É destacado sobre a disseminação da logística e da globalização. Para que uma empresa supere os desafios propostos pela globalização e sobreviva ou ganhe liderança de mercado, é necessário ter uma logística que ofereça competitividade. A estratégia logística proposta é conhecida como sistema Just-in-Time, o mesmo foi desenvolvido pela empresa Toyota para facilitar a manufatura operando e controlando os processos de produção com um sistema simples de informação.

O princípio básico da filosofia JIT é atender de forma rápida e flexível à variada demanda do mercado, produzindo em lotes de pequena dimensão. O planejamento e programação da produção procura adequar a demanda esperada às possibilidades do sistema produtivo. Esse objetivo pode ser alcançado utilizando racionalmente os tempos, recursos de matéria-prima e tecnologia. Também conhecido como o “sistema Toyota de produção”. O sistema visa administrar a manufatura de forma simples e eficiente, potencializando o uso dos recursos de capital, equipamento e mão de obra.

Deve-se ressaltar que no sistema tradicional, a gestão da produção consiste em várias programações. Uma programação para cada um dos processos de fabricação das peças, que são produzidas conforme a programação. Esse método torna difícil se adaptar de forma rápida caso haja mudanças, e que sejam causadas por algum problema em um dos processos ou por flutuação na demanda. Isso não ocorre no sistema a JIT, que se caracteriza por uma gestão de produção flexível, onde não é necessário fazer programações ao longo do mês para todos os processos, apenas a linha de montagem final pode ser informada sobre uma alteração em sua programação.

Uma das políticas do JIT é a busca pela excelência da qualidade de sua produção. Pois, a excelência em qualidade é a nova arma contra a concorrência. Com um mercado altamente competitivo, cuidar da qualidade deixou de ser fator diferenciador e passou a ser um requisito indispensável.

Além da busca por qualidade, Outro fator do JIT é a redução de custos. Em grande parte, essa redução dos custos é atingida ao se eliminar desperdícios, que são alistados em sete categorias: superprodução, espera, transporte, processamento, inventários, movimento e produção de produtos defeituosos. O sistema JIT auxilia a empresa a obter vantagem em custo, por meio da melhoria de todos os processos envolvidos. O sistema ataca o desperdício em todas as funções da manufatura e não somente na produção.

Contudo, a implementação do sistema JIT em uma empresa requer mudanças em vários campos, como exemplo: o comprometimento da alta administração, medidas de avaliação de desempenho, estrutura organizacional, organização do trabalho e conhecimentos dos processos. Quando se tem preocupação em seguir métodos desse sistema, o resultado pode ser favorável, proporcionando inúmeros benefícios, e um diferencial competitivo. É um processo continuo e permanece na busca de melhorias.  

 Trabalho apresentado à Universidade do Estado da Bahia – UNEB – como crédito da disciplina Administração da produção, ministrada pelo professor Flávio Américo Fernandes de Oliveira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (95.1 Kb)   docx (50.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com