TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LOGÍSTICA REVERSA DOS CORREIOS E TELÉGRAFOS NA BAHIA

Por:   •  6/12/2020  •  Resenha  •  1.321 Palavras (6 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 6

SILVANA DA CONCEIÇÃO TORRES SILVA

LOGÍSTICA REVERSA DOS CORREIOS E TELÉGRAFOS NA BAHIA: Um estudo de caso no Centro de Distribuição da Pituba em Salvador-BA.

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Logística Empresarial da Universidade Estácio de Sá como requisito parcial à aprovação na Disciplina Metodologia da Pesquisa.

Salvador                                

2015

1) TÍTULO

LOGÍSTICA REVERSA DOS CORREIOS E TELÉGRAFOS DA BAHIA: Estudo de Caso no Centro de Distribuição da Pituba em Salvador-BA.

2) TEMA

Logística Reversa dos Correios.

3) DELIMITAÇÃO DO TEMA

Estudo de Caso no Centro de Distribuição da Pituba em Salvador-BA.

4) PROBLEMA

Os Correios tem exclusividade na exploração comercial dos serviços postais no Brasil, uma parte significativa da receita operacional é originada das operações protegidas pelo monopólio postal, a outra fatia é proveniente de operações de serviços concorrenciais, como os serviços logísticos, entre eles, o de Logística Reversa. Nesse cenário competitivo: Como funciona a logística reversa dos Correios e quais os desafios e oportunidades desse serviço?

5) HIPÓTESE

Com o objetivo de estabelecer uma maior participação no mercado brasileiro de encomendas, com a finalidade de agregar valor ao serviço e conquistar a confiança do cliente, os Correios identificou como vantagem competitiva, o serviço de logística reversa através do e-commerce e de demandas de clientes corporativos que mantém contratos com os Correios. O serviço surgiu com base na preocupação com o fluxo reverso dos produtos para o e-commerce e para os clientes de contrato fazer sua logística com seus fornecedores e parceiros comerciais. Teve seu início em 2005, com a marca de melhor solução de mercado para retorno de encomendas.

À primeira vista, a percepção que se tem é que a capacidade de oferta de serviços pelos Correios e sua aceitação no mercado vai muito além de sua confortável posição de mantenedor exclusivo dos serviços postais. Aspectos como qualidade, confiabilidade da marca e tangibilidade dos seus ativos são critérios reconhecidamente valorizados pelos clientes e, os quais, muito se deve a competitividade dos Correios no mercado, especialmente no serviço de logística reversa.

6) OBJETIVOS

6.1 GERAL

Analisar o funcionamento da logística reversa no Centro de Distribuição dos Correios da Pituba, Salvador-BA.

6.2 ESPECÍFICOS

Explorar na literatura os principais conceitos sobre serviços de logística reversa;

Identificar os fatores chaves de sucesso do serviço de logística reversa dos Correios;

Apresentar o pacote de serviços oferecidos pelos Correios em sua solução de logística reversa;

Identificar as vantagens e desvantagens da logística reversa.

7) JUSTIFICATIVA

        O presente trabalho vem contribuir para despertar o interesse pelo tema, Logística Reversa, seu crescimento e importância dentro da cadeia logística, bem como sua relevância para o setor de serviços logístico como todo, à medida que dinamiza as operações de troca, devoluções dos produtos ou os dois simultaneamente.

A abordagem à logística reversa proposta, embora explorando somente a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, justifica-se pelo fato de ser uma empresa líder de mercado de grande volume de distribuição de encomendas.

A apreciação mais aprofundada desse tema possibilitará entender em que circunstância e sobre quais pilares se dá a competitividade dos Correios no serviço de logística reversa, e especificamente no Centro de Distribuição de Encomendas da Pituba em Salvador-BA.

8) REVISÃO DA LITERATURA

        Com base na literatura sobre o tema proposto, nesse tópico apresento o conceito de logística empresarial e logística reversa.

De acordo com Ballou (2001), pode-se conceituar logística como um processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente, o fluxo de materiais, desde o seu ponto de origem até o seu ponto de consumo visando atender às necessidades dos clientes.

Miguez (2010), faz comparação entre a logística direta com a logística reversa. Segundo o autor, a logística direta é um processo divergente, onde a mercadoria sai do produtor para diversos clientes, já a logística inversa segue um processo convergente a qual os produtos saem de vários clientes para um ou poucas empresas receptoras.

Ballou (2001) afirma que:

“A logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável”. (BALLOU 2001, pg.24).

Segundo Leite (2003), o objetivo da Logística Reversa é permitir a reintegração de um produto obsoleto, danificado ou sem funcionamento bem como seu fluxo de informação, ao ciclo de negócios. Seja agregando diversos valores, ou para realizar um descarte adequado.

Leite (2003) alega que a logística reversa de pós-venda é uma importante ferramenta com relação a aumento de competitividade no mercado e diferenciação no nível de serviço ao cliente.

 “Seu objetivo estratégico é agregar valor a um produto logístico devolvido por razões comerciais, erros no processamento dos pedidos, garantia dada pelo fabricante, defeitos ou falhas de funcionamento do produto, avarias no transporte, entre outros. Esse fluxo de retorno se estabelecerá entre os diversos elos da cadeia de distribuição direta, dependendo do objetivo estratégico ou do motivo de retorno”. (LEITE, 2003, pg. 206).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com