TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança Democrática

Por:   •  18/6/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.618 Palavras (11 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 11

ESCOLA TÉCNICA MUNICIPAL DE SETE LAGOAS

GABRIELA CRISTINE BEBIANO DO SANTOS

MARIA RITA DA SILVA DINIZ

RAPHAEL ABREU TEODORO

VICTORIA HELENA AZEVEDO DE ASSIS

WERONICA DOS SANTOS FRAGA

LIDERANÇA DEMOCRÁTICA

SETE LAGOAS

2021

GABRIELA CRISTINE BEBIANO DO SANTOS

MARIA RITA DA SILVA DINIZ

RAPHAEL ABREU TEODORO

VICTORIA HELENA AZEVEDO DE ASSIS

WERONICA DOS SANTOS FRAGA

LIDERANÇA DEMOCRÁTICA

Trabalho de Hardware apresentado à Escola Técnica de Sete Lagoas, como requisito parcial à obtenção de créditos na disciplina de Psicologia Aplicada.

Orientadora: Profa. Giovanna Lanza

SETE LAGOAS

2021


O que é e como funciona a liderança democrática?

          A liderança democrática é aquela em que o gestor envolve os colaboradores em quase todos os planos, discussões e procedimentos da empresa ou setor. Nela, as responsabilidades são distribuídas por todos os membros da equipe, que participam da tomada de decisões junto com o líder, facilitando as discussões e a produtividade.

          Esse perfil de liderança tem maior eficácia e traz bons resultados em situações como:

  • Na rotina de cada dia de trabalho;
  • Quando houver maior necessidade de comprometimento por parte das pessoas;
  • Desenvolvimento dos subordinados em termos de comportamento e no estabelecimento de um relacionamento baseado em confiança.

          Para tanto, o gestor precisa saber compartilhar as tarefas com os colaboradores, bem como ouvi-los. Por outro lado, os membros da equipe também devem ser capacitados e treinados de modo que possam contribuir de maneira adequada para o bom andamento do trabalho. Adotar o estilo de liderança democrática demanda tempo e dedicação. Isso porque é preciso envolver, discutir e acompanhar as equipes. Em uma liderança democrática, tanto o trabalho quanto as tomadas de decisão são feitas em conjunto com os subordinados, sempre ouvindo, orientando e impulsionando os mesmos.

Quais são as diferenças da liderança democrática para a autocrática?

          Na liderança autocrática, o centro é o líder, ou seja, é ele quem recebe os louros ou as agruras do resultado apresentado. Já na liderança democrática, este líder dá a oportunidade à equipe de se manifestar e construir junto os resultados da empresa.

Na liderança autocrática as regras são bem determinadas, sem espaço para que os colaboradores se manifestem ou interfiram nos direcionamentos.

          O líder autocrático deseja reduzir ao máximo a margem de erro e com isso aumentar a produtividade, incluindo até ouvir a sua equipe, mas tomando a decisão sozinho. Quando comparado ao líder democrático, é possível identificar que aqueles que encaram a autocracia como linha de gestão podem ter mais agilidade e controle nos processos — por depender do parecer de uma única pessoa. Ainda, podem gerar produtividade, oriunda da pressão estabelecida pelas orientações do gestor.

Em contrapartida, a liderança autocrática pode sobrecarregar o líder, provocar ambientes tensos e conflitos entre os membros da equipe. Ainda, por não contribuírem, é comum que os colaboradores apresentem desmotivação e baixo engajamento.

Já na liderança democrática o líder delega observando as características dos seus liderados. Faz uma gestão mais aberta e promove o envolvimento da equipe.

Neste tipo de liderança a equipe se sente mais confortável e confiante na participação dos processos na empresa. Isso gera o comprometimento com os resultados.

Quais seus principais benefícios para um negócio?

          Quando se fala em liderança democrática, pode se perceber que com ela a rotina de uma empresa/negócio possui muito mais pontos positivos do que negativos e nesse tópico em questão será apresentado exatamente isso, “Quais são seus principais benefícios para um negócio?”.

        Os principais benefícios para um negócio podem ser percebidos de diversas formas de acordo com cada empresa/negócio, porém, existem alguns ao qual podem ser citados de modo geral, podendo ser, primeiro: “Contribuir para a integração entre os colaboradores”, isso significa que na liderança democrática as pessoas trabalham em equipe, cada tarefa é realizada em conjunto, nunca de maneira isolada, dessa forma um contribui com o outro para melhores experiências e também como forma de ajuda.

Segundo: “Aumenta a produtividade da equipe”, quando um grupo de pessoas trabalha em equipe, a produtividade tende a aumentar e isso é muito importante em qualquer área do ramo de negócios, pois a produtividade é sempre bem-vinda nesse meio, e com esse trabalho em equipe o rendimento do negócio aumenta, mesmo com a mesma quantidade de trabalhadores e também deixa de ser uma rotina cansativa e estressante.

Terceiro: “Ajuda a motivar as pessoas”, com esse tipo de liderança os investidores/empregados se sentem mais motivados pois, com ela eles, os investidores, se sentem mais parte da equipe e também começam a fazer parte de um projeto maior e mais significativo.

E por fim, quarta: “Melhora o clima organizacional”, isso significa que o ambiente de trabalho se torna um local mais agradável para se estar, a convivência é diferente e lembra um ambiente familiar, e isso traz sem dúvidas benefícios para o negócio, como pessoas mais dedicadas, menos estressadas, se sentem mais confortáveis e também mais colaboradoras. E de maneira mais abrangente esses são os principais benefícios que uma liderança democrática pode trazer para o negócio, porém, vale lembrar que os benefícios não são apenas esses, cada negócio proporciona mais benefícios diferentes para a equipe.

Perfil do líder democrático

           As organizações vêm sofrendo constante mudanças significativas ao passar dos anos, e com consequência disso também o mercado vem exigindo ainda mais dos profissionais que atua como líder em diversas organizações de diferentes segmentos, sendo assim exige mudanças como sua postura e na forma de conduzir os processos internos e externos que é de suma importância para que assim seja possível se adequar aos novos tempos e obter resultados expressivos neste novo cenário e obter sucesso em sua carreira e a empresa. O gestor que pratica a liderança democrática jamais se comporta com uma postura de superioridade e arrogância. Ao contrário, ele se mostra acessível para os membros da equipe e participa ativamente do membro corporativo, ele não preocupa somente com os índices de produtividade, mas também com os aspectos que motivam o envolvimento dos liderados. O líder democrático avalia os impactos das atividades em conjunto com a equipe, delega funções sempre considerando os colaboradores e suas habilidades, e os objetivos, divide tarefa de liderança com os demais colaboradores da organização, incentivando a participação de seus liderados em todos os projetos da equipe através do envolvimento de todos, procura dividir bem suas responsabilidades com a equipe, e buscar um alto nível de rendimento e produtividade de seus subordinados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (658.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com