TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança RH

Por:   •  5/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 4

01 - Conceitue e Caracterize Pesquisa Salarial;

É uma forma de a organização realizar uma pesquisa frente aos concorrentes comparando sua realidade salarial com o mercado. É preciso pesquisar e conhecer quais as práticas do mercado, dos parceiros, dos concorrentes e assim por diante. É uma atividade de investigação no mercado de trabalho, que muitas empresas praticam para levantar dados sobre cargos, salários, benefícios e assim por diante.

02 - A partir da leitura da aula, quais observações são necessárias em relação à Pesquisa Salarial? Pode se dizer que Pesquisa Salarial É modismo ou Necessidade?

Na seleção das empresas é preciso considerar alguns fatores que influenciam diretamente no resultado da pesquisa: localização geográfica, ramo de atividade, estrutura organizacional, política salarial, entre outros. Estes pontos são importantes, pois farão com que a pesquisa seja mais direcionada e os resultados tabulados poderão espelhar a prática salarial de mercado das empresas, principalmente, com porte equivalente à empresa patrocinadora ou de profissionais equivalentes em seu quadro. A pesquisa salarial é necessidade, pois para se manter no mercado competitivo é necessário que a empresa possua estrutura que traga talentos ou os mantenham na organização. Com os resultados em mãos, os gestores irão desenvolver mecanismos que auxiliem no processo de administrar a remuneração dos colaboradores, sendo que as pesquisas de salários são os instrumentos básicos para gerar informações confiáveis, auxiliando as organizações neste difícil processo.

03 - Comente pelo menos 02 métodos para pesquisar salários e fale da eficiência desse método.

 Questionários: Aqui são elaboradas perguntas que visam nortear as empresas referentes à remuneração que o mercado esta pagando aos colaboradores, elencando cargos, as atividades e requisitos do cargo, benefícios, remuneração, etc.

 Reuniões com especialistas em salários: Com os resultados das pesquisas, os especialistas debatem qual ação a empresa ira tomar para manter um equilíbrio em seu quadro de colaboradores.

04 – A pesquisa salarial é uma ação exclusiva de empresas que possui grande número de cargos? Essa ação de pesquisa pode ser utilizada por organizações de pequeno porte? Microempresas? Justifique

Ela não é exclusiva a empresas de grande porte, pelo contrário as de pequeno porte também devem estar atentas ao mercado se não quiser perder seus talentos. Porem ao comparar, deve ser feita em portes semelhantes, e segmentos semelhantes, não adianta uma empresa pequena querer realizar o comparativo de salários com empresas de grande porte ou de serviços diferentes de sua atuação e também não deve ser utilizada pesquisa por uma região distante da que esta inserida a empresa, pois é um comparativo divergente, não existe a possibilidade de êxito.

ATIVIDADE AULA 06

01 - Conceitue e Caracterize Liderança;

Ser líder é ser influenciador, exemplo aos demais, conquistar o grupo de liderados de forma com que os resultados sejam alcançados em sintonia, harmonia. Ser líder é ser: humano, entender que esta lidando com pessoas diferentes que pensa diferente, e extrair o melhor de cada um, pois existe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com