TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança como fator de sucesso empresarial

Por:   •  14/8/2018  •  Dissertação  •  7.473 Palavras (30 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 30

Liderança como fator de sucesso empresarial

Aluno: Patrícia Donato da Silva

Professora Orientadora: Lucia Maria Panezi Zimmermann

Resumo

A gestão de talentos tem sido um ponto fundamental para o futuro das organizações que, dessa forma, passaram a valorizar mais o processo de avaliação de desempenho e de desenvolvimento de seus talentos. Sendo assim, o presente trabalho tem como principal objetivo identificar como o processo de gestão de pessoas influencia no desempenho das empresas, considerando o perfil do líder que mais se adéqua às exigências do mercado. Para melhor fundamentar a pesquisa, empregou-se uma análise com base em referências bibliográficas sobre o papel do líder na gestão de talentos. Apresenta a importância da liderança como fator de sucesso.

Palavras-chaves: Liderança; Gestão; Talento.

INTRODUÇÃO

O cenário de Gestão de Pessoas é composto por funcionários/colaboradores (pessoas) e organizações (empresas). Para Cardoso (2006) as pessoas dependem das organizações onde trabalham para atingirem os seus objetivos individuais e pessoais, por outro lado, as organizações também dependem das pessoas para levarem o nome da empresa adiante, venderem e produzirem seus produtos. Ou seja, há uma relação de dependência e reciprocidade.

Costa (2010) ressalta sobre a forma de desempenho. Ele afirma que para que esse processo transcorra adequadamente, cada um dentro da empresa tem um papel a desempenhar. Sendo assim, o papel do líder assume cada vez mais importância para a conquista dos resultados desejados pelas organizações.

Ao líder cabe a responsabilidade de conduzir sua equipe de trabalho mantendo-a motivada, confiante e focada num objetivo comum. Diante de equipes, segundo Mesquita (2017), cada vez mais mistas, é fundamental que o líder perceba os diferentes modos de trabalhar de cada geração e invista na capacitação de jovens motivados e treinados para posteriormente ocuparem possíveis cargos de liderança.

Sendo assim, o objetivo deste estudo é analisar o papel do líder na gestão de talentos dentro de uma organização frente às práticas e políticas de gestão de pessoas adotadas em empresas e propor sugestões de práticas de gestão de talentos que viabilizam o sucesso.

Sabe-se que através de uma política de gestão de talentos bem estruturada torna-se mais fácil gerir pessoas. Funcionários satisfeitos produzem mais e melhor; e à medida que percebem a qualidade dos produtos oferecidos, têm orgulho de seu trabalho.

Visando facultar a compreensão do tema investigado serão destacadas as bases conceituais mais relevantes, conectadas a outras questões igualmente importantes. Os tópicos abordados serão: a gestão de talentos, a atração de talentos, a retenção de talentos, definições e tipos de liderança, perfis e características que todos os líderes devem possuir; comparações entre lideranças do passado com a do futuro e o papel do líder frente à gestão de talentos.

No que decorrer de todo o processo de liderança deve-se abrir uma nova perspectiva nos conceitos mercadológicos. O ato de motivar, agregar e respeitar as práticas legais são atitudes fundamentais para o crescimento de qualquer ramo de negócio. Essa ética mercadológica perpetua um referencial competitivo na manutenção dos talentos organizacionais. Muitas empresas fracassam por falta de uma liderança eficaz e motivadora. Atualmente ainda existe uma confusão de significados entre liderança e chefia. Muitos associam chefiar a liderar.

A fim de encontrar respostas para questionamentos sobre como melhorar, planejar, aplicar, mudar, elaborou-se um estudo por meio de pesquisa bibliográfica e de campo — uma análise de descrição das práticas e estratégias avaliativas visando construir um futuro promissor e um presente sólido na organização.

O presente trabalho estuda a importância do líder e a diferença entre liderança e chefia. Faz um retrospecto do processo da atividade de formação.

Objetivos

Objetivo Geral

Diante da importância de consolidar a sobrevivência e crescimento da organização, definiu-se como objetivo específico: identificar e analisar a importância da liderança e propor a implementação desse sistema/processo.

Esta pesquisa analisará a liderança em diferentes vertentes, a auxiliar as organizações a potencializarem as competências de seus recursos humanos, com a finalidade de suportar o crescimento do negócio e manter-se competitiva frente a concorrência global.

Justificativa

O novo ambiente de informações levou as empresas a fornecerem aos seus colaboradores programas e ferramentas de aprendizado. Essas estruturas se tornaram ferramentas para treiná-los, na tentativa de lidar com as mudanças constantes.  As empresas permaneceram competitivas e a necessidade de elementos de destaque que possibilitem o aprimoramento em frente à concorrência surge com urgência. É ela que move o mercado e aciona as possibilidades mercadológicas e econômicas.

Isso fez com que o mercado buscasse funcionários flexíveis, com a habilidade de se adequar às alterações e incertezas do ambiente de trabalho. O avanço tecnológico é o indicador de maior expressão dentro dessas rupturas e com isso o processo avaliativo se torna precursor do sucesso.

Justifica-se a escolha do presente tema pela relevância do assunto e para o sucesso das empresas. Conscientizando-as de terem objetivos claros e definidos para médio e longo prazo. Os valores e princípios sendo recordados periodicamente; o processo de crescimento e de retorno para a empresa ocorrerá com certeza.

Pesquisa exploratória e descritiva — descrição e exploração das variáveis. As fontes foram primárias e secundárias, livros e artigos, revisão de literatura. O resultado da pesquisa é qualitativo, trazido em forma de conceitos e ideias. No que diz respeito à aplicação o método de pesquisa se deu por meio de livros — pesquisa em bibliotecas e livros pessoais —, artigos e manuscritos pesquisados na internet.

2. REFERENCIAL TEÓRICO:

2.1. Definição de liderança

O conceito de liderança vem passando por transformações ao longo dos anos, diversos autores divergem sobre o tema e como definir da melhor forma esta palavra tão utilizada nos dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.8 Kb)   pdf (345.6 Kb)   docx (37.8 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com