TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MISSÃO, VISÃO E VALORES PARA O SUCESSO EMPRESARIAL

Por:   •  1/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

MISSÃO, VISÃO E VALORES PARA O SUCESSO EMPRESARIAL

O novo marketing estabelece que empresas precisam transmitir claramente seus objetivos sociais ao mercado.

Numa sociedade em que grandes e intensas transformações sociais e culturais passaram a ser a regra, boa parte delas impulsionadas pelas novas tecnologias de informação, construir uma organização baseada em conceitos sólidos tornou-se um grande diferencial de mercado. Por isso se tornou tão fundamental aos empresários definir, de forma clara, para o mercado, qual é a sua missão, qual a sua visão de futuro, e quais são os valores com que está comprometido.

A missão da empresa; sua visão de futuro; e seus valores; precisam estar enraizados no DNA da organização para que suas ações possam refletir de forma permanente esse conceito. Esta é à base do marketing 3.0, em que o compromisso da empresa com os valores e expectativas dos clientes expressa a forma de agir da empresa no mercado.

É comum observarmos nessas definições a troca dos conceitos, em que se descreve missão como sendo visão, ou valores, e vice-versa. É de se concluir que, para muitas empresas, as definições são apenas uma forma simpática de tentar mostrar ao mercado algum compromisso da organização, sem que essa seja uma prática comum.

A TRANSIÇÃO DO MARKETING TRADICIONAL PARA O MARKETING 3.0

O primeiro passo de uma organização é identificar e interpretar as ansiedades e desejos de seu público alvo, da forma mais profunda possível. Como destaca Philip Kotler em seu livro Marketing 3.0, uma considerável parcela da nova geração de pessoas tem o sonho de mudar o mundo, e pretende ser parte ativa nessa transformação.

Nesse sentido, as organizações que pretendem tornar-se referência para esse público alvo, precisam compartilhar dos mesmos sonhos de seus clientes.

Assim, a comunicação deve necessariamente expressar os anseios e expectativas das tribos que as empresas pretendem alcançar.

COMO DEFINIR MISSÃO, VISÃO E VALORES

Com o objetivo de orientar as empresas no processo de elaborar seu planejamento estratégico, traçando metas e objetivos de curto, médio e longo prazo; o melhor é incorporar estes objetivos e a essência do próprio planejamento estratégico no DNA corporativo, através de sua missão, visão e valores. Esses conceitos servirão de guia para sócios e colaboradores, e mostrarão ao restante do mercado a personalidade daquela organização.

MISSÃO

A missão de uma empresa é à base de seu sucesso, essa deve ser o centro das atenções da organização.

O ideal é que a missão seja definida em termos mais permanentes. Ela deve ser a própria razão de ser da empresa; deve refletir o propósito básico da existência da organização, pensando-se principalmente na sustentabilidade do negócio em longo prazo.

A missão deve ser baseada na origem da empresa, ao contrário da visão, que está relacionada aos seus objetivos futuros.

VISÃO

A visão deve refletir as expectativas dos sócios da banca em relação ao negócio, e o que eles pretendem realizar no futuro. Nesse sentido torna-se necessário fazer um planejamento estratégico, criando uma previsão possível do futuro da empresa, baseada na missão que ela desempenhará, deve espelhar o que a organização se propõe a ser no mercado, o que ela almeja alcançar. Claro que esses objetivos devem estar sintonizados com os de seus clientes alvo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (103.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com