TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança não é uma ciência exata

Por:   •  18/6/2015  •  Monografia  •  10.443 Palavras (42 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 42

ABSTRACT

This work aims to evaluate the servant leadership as a possible management trend in today's organizations. Therefore, your specific goals are to trace the history of leadership and its change of focus on tasks to focus on people, highlighting the different approaches of this, understanding the motivation as a starting point for good performance in organizational management, differentiating power of authority, important for the understanding of the topic; describe the model of servant leadership and its introduction in the corporate world, from the work of James Hunter, the Servant, 2004, with the vision of other renowned authors, and finally analyze the servant leadership as a differential current management. The methodology used was the literature, because the work was based on research and analysis of various authors, with the result showing servant leadership as management trend in today's organizations.

Keywords: Servant Leadership, management, trend, power.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO .....................................................................................................   8                                                                                                 

1.2. PROBLEMATIZAÇÃO .......................................................................................   9                                                                                      

1.2. OBJETIVO GERAL  ..........................................................................................   9  

1.2.1. Objetivos Específicos .....................................................................................   9

1.3. JUSTIFICATIVA ................................................................................................. 10

2. LIDERANÇA EM EVOLUÇÃO ............................................................................  12

2.1. ESTILOS DE LIDERANÇA ...............................................................................  16

3. MOTIVAÇÃO X DESEMPENHO X SATISFAÇÃO .............................................. 19

4. FOCO NAS TAREFAS PARA FOCO NAS PESSOAS ........................................ 21

5. A ESSÊNCIA DE LIDERAR ................................................................................. 24

6. PODER E AUTORIDADE ..................................................................................... 27

7. LIDERANÇA SERVIDORA .................................................................................. 33

7.1. CARACTERÍSTICAS DO LÍDER SERVIDOR ................................................... 35

7.1.2. Liderar com amor ........................................................................................... 37

8. METODOLOGIA DA PESQUISA ......................................................................... 43

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................. 44

10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................. 46


1. INTRODUÇÃO


A história da liderança organizacional sempre despertou minha curiosidade, o modo como os subordinados eram tratados anteriormente e a diferença de como são tratados hoje me surpreende.  Anos atrás, as empresas olhavam para suas equipes e viam apenas mais um instrumento de trabalho, como máquinas que não precisavam de motivação para produzir. Com o passar do tempo, as empresas foram percebendo que mudando uma luz aqui, reconhecendo um funcionário ali, ou seja, avaliando os aspectos físicos e emocionais do subordinado, consequentemente produziam mais.

A liderança se transformou ao longo do tempo e houve uma diversificação muito grande de estilos. A liderança não é uma ciência exata. Seus estudos começaram em uma linha de raciocínio enfocada no líder, onde no primeiro momento considera a presença dos traços de personalidade para diferenciá-lo dos demais. Já em um segundo momento essa idéia é contestada, informando que o líder possui estilos de comportamento. Chegando ao momento em que a situação ditava o modo de liderar, com a liderança situacional.

Com o advento da tecnologia e, consequentemente, competitividade entre as empresas, verificou-se a necessidade de mudança na gestão de pessoas dentro das organizações, pois os colaboradores passaram a ser o maior ativo das empresas, por seu capital intelectual.

Nesse sentido surge no contexto organizacional a liderança servidora, a qual vem ganhando a atenção do mundo corporativo como diferencial de gestão. Caracteriza o líder como potencializador de talentos através do servir ao colaborador, deixando-o livre para desenvolver suas habilidades em prol da organização em que está inserido.

Dessa maneira, a presente pesquisa procura avaliar a liderança servidora como possível tendência de gestão nas organizações atuais.


1.1. PROBLEMATIZAÇÃO

As organizações em geral, especialmente nas últimas décadas, estão cada vez mais buscando profissionais preparados e com características, habilidades e competências consideradas por elas essenciais. Devido à grande velocidade em que as mudanças vêm ocorrendo e à evolução da concorrência, é importante que haja uma reestruturação nas organizações para que estas consigam se manter competitivas dentro do mercado.  A questão da liderança, já há tempos, é um assunto que vem tendo um destaque e uma análise especial e, nesse sentido, muitos autores têm buscado fazer estudos aprofundados com o objetivo de se chegar a um consenso. Com isso, é necessário que os líderes estejam preparados para acompanhar essas mudanças e que sejam capazes de conduzir seus liderados para o alcance dos objetivos das organizações. Nesse ambiente a Liderança Servidora vem destacando-se no ambiente organizacional e despertando cada vez mais o interesse das empresas, pois seu foco é atender às necessidades dos colaboradores e seus princípios norteiam não somente a vida profissional, mas também a vida pessoal do líder, tornando-o um exemplo a seguir. Diante desse cenário este trabalho apresenta a seguinte pergunta de pesquisa: A liderança servidora pode tornar-se tendência de gestão para as organizações atuais?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (68.9 Kb)   pdf (332.6 Kb)   docx (46.2 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com