TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Cross Docking nas Organizações

Por:   •  22/9/2020  •  Monografia  •  1.865 Palavras (8 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 8

Matriz de atividade individual*

Módulo:

Atividade:

Título: Cross Docking nas organizações

Aluno: Rafael Moreira Ruiz

Disciplina: Operações e Logística

Turma:

Introdução 

Essa atividade tem como objetivo apresentar o conceito, benefícios, como e por que utilizar o cross docking em uma organização. Além de apresentar um exemplo de aplicação do método na estratégia em uma empresa.

A utilização do cross docking surgiu por conta do método conhecido por Just in Time, que era utilizado nas fábricas da Toyota na década de 1950. O intuito era otimizar os processos e proporcionar mais qualidade nas mercadorias. O conceito do cross docking é basicamente o mesmo, no qual consiste na velocidade para entregar os produtos e atingir a excelência para satisfazer o cliente.

Mas foi nos anos 80, que a prática ganhou força a partir do momento que a rede de supermercados americana Walmart incorporou a prática em nos seus processos. Isso ocorreu por conta do crescimento e alta competividade gerada pela organização, que atingiu níveis acima da média para a época.

Com o passar dos anos, a adoção desse método passou a ser significativa para que as organizações ganhassem mais competitividade, inteligência de mercado, velocidade e precisão nas entregas, com o objetivo de satisfazer o seu cliente.

Por conta alta exigência dos consumidores e a grande quantidade de empresas disponíveis no mercado que trabalham acima da média, a adoção do cross docking passa a ser medida obrigatória para se manter entre as principais organizações do mercado.

Quer dizer, a não utilização deste método pode trazer sério problemas para a empresa. Por outro lado, o investimento no cross docking é apenas uma das várias estratégias possíveis para que a organização se atualizar de acordo com os seus concorrentes e não ficar para trás.

Cross docking

A tradução literal de cross docking é o cruzamento de docas. Quer dizer, é uma prática na logística que visa o recebimento de mercadorias por meio de docas de entrada e a distribuição via docas de saída, para otimizar o processo com baixa utilização de estoque.

Cross docking é umas das possíveis estratégias que uma organização pode adotar para dar mais velocidade, produtividade e precisão na coordenação das demandas e envio de mercadorias ao seu cliente. Com base nesse contexto, a empresa tem como consequência a redução dos custos de mão de obra e armazenagem.

“O Cross Docking também chamado de distribuição “flow through”, proporciona a administração dos centros de distribuição concentre-se no fluxo de mercadorias e não na armazenagem das mesmas.” (OLIVEIRA; PIZZOLATO, 2002)

Além disso, esse método de trabalho proporciona maior integração entre a organização e os seus parceiros, pois tende a diminuir a burocracia e aumentar o fluxo de informações entre os participantes na operação, para que os procedimentos ocorram da maneira desejada é necessário seguir os seguintes termos: possibilidade de monitoramento da carga via sistema interno e externo, cumprimento dos prazos estipulados ao cliente e entregar a mercadoria sem defeitos.

A agilidade da separação e expedição das mercadorias, além dos erros com menor incidência nos procedimentos são outros dois benefícios do cross docking, que ocorrem por conta da menor quantidade de mercadorias no armazém, que visa facilitar a movimentação dos funcionários e utensílios logísticos, como empilhadeiras e paletes.

A melhor ocupação de espaços e a redução dos funcionários para realizar o trabalho (que consiste no recebimento de insumos dos fornecedores, identificação, separação e expedição), tem como finalidade a economia no processo de gestão do armazém, que impacta positivamente nas despesas da organização.

“Em contraste com armazéns tradicionais, as operações de cross-docking procuram reduzir ao máximo a formação de estoques no terminal. Quando um veículo do primeiro tipo chega ao terminal e não há fila de espera, é direcionado a uma posição na doca de recepção, onde é imediatamente descarregado” (NOVAES, TAKEBAYASHI, BRIESEMEISTER, 2015).

Durante a realização do cross docking, as mercadorias são armazenadas no estoque em até 24 horas. Esse tempo é suficiente para que a organização separe os produtos para posteriormente carregar os veículos com o máximo de entrega, proporcionando maior produtividade na execução da rota.

Apesar de todas essas medidas, para o processo ter efetividade, é necessário que a organização contrate fornecedores confiáveis, que possuam o mesmo padrão de qualidade do contratante. A exigência na escolha dos fornecedores será importante para o andamento da organização, a fim de satisfazer os seus clientes com base nas atribuições dos produtos.

Para a organização implantar o cross docking de maneira profissional é necessário a aquisição de um software de gestão de transportes, conhecido por TMS. Por meio da utilização deste programa é possível automatizar o processo, combinando com os fornecedores os dias e horários de chegada de cada insumo para a preparação do produto.

Outras duas vantagens importantes após a adoção do cross docking é a maior rotatividade das mercadorias, que não ficam paradas no estoque esperando um comprador. Consequentemente, a organização tem um giro de capital com maior frequência, possibilitando mais investimentos no curto e médio prazo.

Além disso, também é preciso que a empresa tenha realizado um planejamento de acordo com a sua capacidade de recebimento e expedição de mercadorias, para contratar o número exato de profissionais com a qualificação adequada para cada atividade.

Para aumentar a possibilidade de alternativas da adoção do método logístico, as organizações têm disponíveis três modalidades de cross docking:

  • Movimentação contínua: é o modelo mais tradicional, que consiste na distribuição dos produtos por parte dos fornecedores, transportadoras ou operadores logísticos;
  • Movimentação consolidada: é a combinação de mercadorias que serão enviadas aos clientes e as outras que ficarão estocadas no armazém;
  • Movimento de distribuição: consiste no envio de mercadorias para um único cliente, visando a máxima lotação do veículo de entrega. Esse tipo de carga é conhecida por FTL (Full Truck Load).

Assim como todo método tem as suas vantagens, o cross docking também possui desvantagens. Os principais malefícios que pode vir a ocorrer são: a falta de planejamento, capital e tempo para se adaptar aos novos procedimentos.

Esses três pontos podem ocasionar em má gestão do armazém, no sentido de treinamento inadequado, demora no tempo de entrega e envio de mercadorias para o cliente errado. Com isso, a organização passa a ter fama de má administradora e os consumidores não comprarão mais produtos.

Exemplo de aplicação da estratégia

Para que o cross docking tenha sucesso em uma organização, é necessário seguir quatro passos: negociação, planejamento e design, investimento e implantação. A fidelidade quanto a execução dessas técnicas é crucial para que o método tenha o efeito esperado, com base na redução de custos, velocidade e precisão na entrega, além da satisfação do cliente.

A primeira fase é baseada na negociação, neste caso é uma análise para identificar os produtos que serão transportados e consultar os fornecedores disponíveis no mercado, com o intuito de verificar se a qualidade do insumo é a mesma utilizada na própria organização.

Nesse contexto, a empresa também deve detectar quais são os pontos fortes e fracos, com base nos processos logísticos que serão utilizados durante a execução do cross docking, como por exemplo, qual tipo de sistema será aplicado, como o seu cliente se comporta, equipamentos adequados e profissionais capacitados.

Posteriormente, a organização deve focar no planejamento do cross docking. É nessa fase que a empresa deve optar dentre diversas possibilidades para definir o formato que o processo será executado, com relação aos funcionários e stakeholders disponíveis.

O terceiro passo é com relação ao investimento e lucro da organização, que deve estar por dentro dos diversos detalhes que a operação proporciona, para não te surpresas negativas. Por meio deste controle também é possível identificar alternativas para obter uma lucratividade mais consistente e a longo prazo.

Desta maneira, a organização terá mais possibilidades de realizar investimentos em prol do seu crescimento, com o objetivo de atender todos os clientes (mesmo aqueles mais distantes), mas com a mesma velocidade e qualidade.

Por fim, a implantação do cross docking deverá passar por diversos testes antes de ser realmente aplicada na prática. Este procedimento deverá ser realizado junto a um monitoramento diário e sistémico, que abrange todos os pormenores do processo, para que nenhum problema passe despercebido.

Segundo o site da empresa Mecalux, que desenvolve projetos logísticos, a Eroski situada em Agurain, na Espanha, adotou o cross docking para auxiliar a expedir produtos alimentícios, que possuem data de validade e precisam ser enviados o quanto antes para não prejudicar o seu cliente (atacado ou varejo).

A organização conseguiu implantar um processo para expedir 80% dos seus pedidos no dia que o cliente faz a solicitação, enquanto os outros 20% são enviados no dia posterior. Dessa maneira, a empresa consegue atender o seu cliente com mais agilidade, precisão e sempre dentro do prazo de validade dos produtos.

Conclusão

Com base na pesquisa realizada, a implantação do cross docking em uma organização tem como principal ideia a redução dos seus custos e otimização dos espaços, sendo crucial para crescer e ter um lucro gradativo.

Por conta da globalização e enorme crescimento dos concorrentes, a implantação do cross docking não é mais um diferencial, ou seja, tornou-se uma obrigação (em alguns casos), para atingir prazos inimagináveis há alguns anos.

Isso ocorre por conta da exigência dos clientes, que esperam receber as suas mercadorias no menor tempo possível e com a qualidade esperada. Visto esse cenário, muitas empresas já saíram na frente e adotaram essa prática para atingir o cliente com o atendimento de excelência.

O e-commerce é uma modalidade de comércio que tem utilizado o cross doking com mais frequência, já que precisa trabalhar apenas com os produtos solicitados pelo cliente. O estoque de mercadorias nesse caso, principalmente, tende a ocupar um espaço desnecessário, que em alguns casos poderia vir a perder dinheiro.

Além disso, a diminuição dos funcionários auxilia a organização na parte burocrática, já que terá menos demanda na área de Recursos Humanos (contratação e treinamento). Assim é possível concentrar os treinamentos em um número reduzido de funcionários, proporcionando maior produtividade e ensino de qualidade.

Referências bibliográficas

7 etapas para usar Cross Docking na logística do seu e-commerce. Endeavor. 9 de jun. de 2015, Disponível em: https://endeavor.org.br/operacoes/cross-docking/. Acesso no dia 14/05/2020.

A operação de cross-docking. Ilos. 2 de set. de 2001. Disponível em: https://www.ilos.com.br/web/a-operacao-de-cross-docking/. Acesso no dia 14/05/2020.

Cross docking na prática: 3 exemplos de sucesso. Mecalux. 11 de fev. de 2020. Disponível em: https://www.mecalux.com.br/blog/cross-docking-exemplos. Acesso no dia 14/05/2020.

Cross docking: o que é e como aplicar na sua empresa. Mandaê. 12 de jan. de 2018. Disponível em: https://www.mandae.com.br/blog/cross-docking-o-que-e-e-como-aplicar-na-sua-empresa/. Acesso no dia 14/05/2020.

Cross docking: por que ele pode ser uma boa saída para sua empresa? Truckpad. Disponível em: https://www.truckpad.com.br/blog/cross-docking/. Acesso no dia 14/05/2020.

Descubra o que é cross docking e quais suas principais vantagens. Cargo X. 14 de mai. De 2018. Disponível em: https://cargox.com.br/blog/descubra-o-que-e-cross-docking-e-quais-suas-principais-vantagens. Acesso no dia 14/05/2020.

NOVAES, A. G. N; TAKEBAYASHI, F.; BRIESEMEISTER, R. Cross-Docking em centros logísticos de distribuição urbana: considerações sobre operação e modelagem. 2015.

OLIVEIRA, P. F.; PIZZOLATO, N. D. A eficiência da distribuição através da prática do crossdocking. ENEGEP-Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2002.

O que é Cross Docking? Entenda como funciona e como implementar na sua empresa. Datamex. Disponível em: https://www.datamex.com.br/blog/o-que-e-cross-docking-entenda-como-funciona-e-como-implementar-na-sua-empresa/. Acesso no dia 14/05/2020.

O que é cross docking e quando essa técnica deve ser usada? FM2S. 3 de dez. de 2017. Disponível em: https://www.fm2s.com.br/o-que-e-cross-docking/. Acesso no dia 14/05/2020.

O que é o Cross Dock? - Logística Lean. Lean Institute brasil. Disponível em: https://www.lean.org.br/conceitos/24/o-que-e-o-cross-dock---logistica-lean.aspx. Acesso no dia 14/05/2020.

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (138.2 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com